7 erros mais comuns no treino – Frango com Batata Doce

Olá pessoal, hoje vamos apresentar um artigo bem interessante dos nossos amigos do Blog Frango com Batata Doce. Boa leitura!

Ninguém poder “dar a cara a tapa” na musculação sem ter alguns conhecimentos básicos, certo?

Pensando nisso e com o que observamos na academia, os comentários da galera e tudo mais, pensamos em algumas dicas para tentar ajuda-los a não cometer alguns erros básicos que todo mundo em algum momento já cometeu, e que podem atrapalhar muito a alcançar os resultados esperados. Vamos lá?

#1 | Não ter ordem de treino

Muitos iniciantes nos treinamentos acabam copiando o treino “básico” que foram passados aos seus amigos, com a esperança de alcançar os mesmos resultados do que eles. Mas não se engane, cada biotipo e cada pessoa reagem de formas diferentes a cada treino, por isso é importante contar com a ajuda de um profissional para montar seu treino, pois ele vai saber montar uma periodização adequada com os dias e a ordem adequados para você!

#2 | Trocar de programa o tempo todo

Pular de programa com frequência nem sempre é uma boa ideia, é importante manter uma sequência de treinos – exercícios, pausas e repetição – para que seu corpo absorva o máximo desse período, é o que chamamos de periodização.

Trocar de programa de treino pode ser um grande aliado para evitar o tédio ou sair da rotina, mas com isso você acaba pulando uma etapa importante no treino passado pelo seu professor.

Procure encontrar um programa equilibrado e cumpra-o por 2, 3 meses, siga o princípio de sobrecarga nos músculos para avaliar, caso veja necessidade, faça pequenas alterações, mas sem alterar a rotina. Não existem treinos milagrosos, apenas o tempo vai permitir saber os ganhos que aquele treino trouxe. Se você muda o tempo todo, nunca vai aprender o que realmente deu certo ou não para você.

#3 | Treinar apenas o que você vê

Acontece muito e também relatam muitos, de homens que só treinam os membros superiores e mulheres que só treinam os inferior, e isso não pode acontecer!

Além da simetria, pois fica muito estranho alguém com o corpo enorme e as pernas fininhas e vice-versa, treinar todos os músculos do corpo é importante para melhorar seus resultados como um todo, por exemplo: treinar os membros superiores ajuda a melhorar a execução dos exercícios de membros inferiores, como um stiff ou levantamento terra – inclusive já falamos sobre treino de força para mulheresaqui no blog. Ou a importância de treinar o core para sustentar a postura no dia a dia e nos próprios treinos.

#4 | Ter falsas expectativas

Sendo direto, sem trabalho árduo, você não chegará a grandes resultados. Já recebi perguntas de pessoas perguntando sobre como chegamos nesse resultado, quais suplementos fazem isso e tudo mais, e isso não existe! Para se ter o resultado desejado, além de muito empenho, dedicação e disciplina nos treinos, é importante ter tudo isso também na alimentação e suplementação, sem uma dieta adequada, você não chegará no resultado daquele seu amigo que você admira – a não ser que ele tenha uma genética muito invejável.

E também não pense que em 2 meses estará como aquele seu amigo que treina há dois anos, afinal, ele está há 2 anos se dedicando por aqueles resultados.

#5 | Não aquecer

Quando digo aquecer, não falo apenas sobre o aumento da temperatura corporal, mas também sobre um aquecimento do grupamento que irá treinar. No primeiro exercício de determinado grupamento, devemos realizar o movimento antes de começar de fato a série, com uma carga de 50% da que você normalmente faz. Assim além desses benefícios já citados, há o efeito psicológico e uma liberação do líquido sinovial, que tem a função de lubrificar articulações, podendo evitar lesões. Agora, se na sua série há primeiro um exercício de braço e depois um de perna, aqueça os membros superiores e repita o processo para membros inferiores, depois siga com sua série normalmente. Para aquecer, além de seguir esta recomendação, nós fazemos também exercícios de core e liberação miofascial.

#6 | Fazer cardio antes de treinar pesado

Quando digo fazer cardio, não me refiro aqueles 10 minutinhos de aquecimento na esteira que muitos fazem, isso é ok, o que prejudica é ficar 30, 60 minutos antes do treino de musculação, com isso você acaba fadigando seus músculos e ficando cansado, sem conseguir executar o exercício completo de forma eficaz com carga total, por isso fazemos cardio depois do treino de musculação.

#7 | Não ter consciência corporal

É muito importante conhecer seu corpo e principalmente saber seus limites.

Assim como há pessoas que acabam utilizando muito mais peso do que realmente aguentam e por isso acabam realizando os movimentos e o exercícios errado, há aqueles que acabam pegando muito menos do que são capazes, dessa forma não há desgaste suficiente sobre o músculo.

Uma dica que me ajuda, é “estudar o movimento” antes de começar: faço o exercício com pouco peso – ou nenhum – na primeira tentativa para conhecer o movimento, ver como deve ser realizado e treinar a respiração. E faço isso quantos dias for necessário, sempre pedindo para um profissional avaliar a execução, até “aprender” e me sentir seguro e preparado para pegar pesado de vez.

Bom, é isso, espero ajudar, e qualquer dúvida ou sugestão só falar nos comentários!

Fonte: 7 erros mais comuns no treino – Frango com Batata Doce