A grande importância de se alimentar a cada 3 horas

O hábito alimentar de muitas pessoas ao longo da vida, nem sempre é saudável, muitas seguem uma rotina de alimentação ligada no piloto automático, ou seja, sem saber o que esta comendo ou a qualidade do alimento que está ingerindo. Não precisamos ser nutricionistas para conhecer um pouco de cada alimento e o que contem em sua estrutura, para isso servem os rótulos, nos informando as substancias que foram usadas na produção desses alimentos e saber suas características nutritivas.

O maior problema que as pessoas encontram em seguir uma dieta é justamente não ter tempo ou disposição para preparar as refeições do dia.

A falta de informação e o desinteresse das pessoas com relação à alimentação adequada é tão grande, que não é por acaso que no Brasil mais de 60% das pessoas sofrem de sobrepeso ou obesidade, a população segue uma vida de sedentarismo e alimentação totalmente desregrada. Se analisarmos cada pessoa individualmente vamos perceber que muitas delas comem errado devido à maneira ao qual se alimentava na infância, sabe-se que a criança segue o reflexo dos pais ou da pessoa ao qual tem como líder, por isso acho um crime quando a uma mãe que coloca refrigerante na mamadeira da criança, mal ela sabe que está prejudicando muito a saúde do seu filho.

Temos tantos alimentos ruins e de baixa qualidade nutritiva no mercado que é difícil fazer compras saudáveis em um mercado convencional, precisamos avaliar sempre todos os rótulos dos alimentos, como: quantidade de gordura saturada, gordura trans, inclusão de açúcar refinado, utilização de farinhas, se contem lactose ou glúten, entre diversos outros fatores, por isso insisto sempre, que todos deveriam ter uma orientação nutricional, para conseguirmos reverter o quadro dessa epidemia mundial que é a obesidade.

Estudos mostram que no Brasil pouco mais de 5% da população faz uma atividade física orientada, ou seja, somando esses números com a péssima qualidade nos alimentos hoje em dia, não poderia ser diferente esse aumento de peso na população. Por que é tão prejudicial ter uns “quilinhos” a mais? Por que isso geral uma série de problemas de saúde, como pressão alta, colesterol elevado, risco de problemas cardiovasculares, diabetes, etc.

Existem alguns erros mais comuns das pessoas na hora da alimentação, um deles é comer apenas duas vezes ao dia. Muitas pessoas não se alimentam ao acordar, começam o dia ingerindo café preto com açúcar, fazendo a primeira refeição completa apenas no almoço, isso gera uma diminuição no ritmo do metabolismo. O corpo identifica que não tem nutrientes adequados para produção de energia, criando um mecanismo de diminuição dos gastos energéticos diários, além de não ter alguns nutrientes pelo desequilíbrio, o corpo começa a fazer proteólise, ou seja, tira energia na degradação da massa muscular, sendo esta, tão importante para ajudar acelerar o metabolismo. Além da pessoa se alimentar apenas no almoço ela fica a tarde toda sem comer e apenas espera o momento da janta, onde chega com muita fome, pois não comeu o necessário ao longo do dia e seu corpo pede todos nutrientes ao qual ele não obteve ao passar do tempo, então começamos a comer muito, dando uma quantidade extra de alimentos para o corpo, gerando um aumento no tecido adiposo (aumento da gordura corporal).

Suplementos para completar alimentação

O que podemos fazer para melhorar isso? Começar a comer a cada 3 horas, deixando assim seu corpo sempre nutrido, lógico que precisamos ter um cálculo para saber o que ingerir nesses horários, mas sabendo equilibrar cada refeição, dando o aporte necessário de carboidratos, proteínas e gorduras, teremos uma resposta tão positiva que logo conseguiremos baixar o percentual de gordura ou até mesmo aumentar a massa muscular. O maior problema que as pessoas encontram em seguir uma dieta é justamente não ter tempo ou disposição para preparar as refeições do dia, por isso temos algumas facilidades para nos ajudar a manter esse equilibro, como a utilização de alguns suplementos específicos para usar como lanche, ou até mesmo existem empresas que já preparam os alimentos prontos, basta esquentar.

Então é isso, precisamos aprender a ler os rótulos dos alimentos e saber a importância de fazer no mínimo 6 refeições diárias, para isso sempre é interessante procurar um profissional competente para ajustar os detalhes e ensinar a melhor maneira de alimentar-se corretamente.

Abraço a todos!

Éverton Bottega
Treinador Físico e Nutricionista Esportivo
http://www.evertonbottega.com.br/

Éverton Bottega

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*