Celulite X Mulheres – o grande combate!

A tal da celulite!

Costumo dizer muito no consultório, não adianta tratamento estético se você não “fabricar” boa pele, bom cabelo, boa unha.

A celulite é uma desordem de causas múltiplas, mas normalmente é devido ou piorada pela a grande ingestão calórica, consumo excessivo de açúcares e carboidratos simples (farinhas, massas, glúten), falta de fibras, vitaminas, minerais e água, além do uso de álcool e do sedentarismo, sendo alguns dos fatores desencadeantes.

No entanto, usa-se recursos eletroterápicos, cosméticos e manuais para o tratamento. Mas, cuidar da alimentação é essencial para melhora do quadro, bem como para que o tratamento estético seja eficaz.

A alimentação que ajuda a melhorar a celulite deve sempre priorizar a hidratação frequente e contínua, a ingestão adequada de calorias e a manutenção do peso ideal. Deve-se evitar os doces e as farinhas brancas, que estimulam o acúmulo de gordura e liberação de substâncias inflamatórias, piorando ainda mais o quadro. Redução do sódio dos alimentos industrializados e sal de cozinha. Enlatados, glutamato monossódico, embutidos, agrotóxicos, corantes, adoçantes artificiais e conservantes, devem ficar de fora.

A dieta anti-inflamatória é a mais indicada – rica em frutas, verduras, alimentos integrais e carboidratos de baixo índice glicêmico como frutas, pães de fibras, queijos, iogurtes sem açúcar, leguminosas e oleaginosas. Aimentos fontes de ômega 3, são indicados e podem estar associados a outras gorduras, como a do azeite de oliva, do coco, do abacate e das castanhas.

As substâncias antioxidantes presentes em alimentos como tomate, laranja, brócolis, soja, aveia, uva roxa, amêndoas, frutas vermelhas e roxas e no chá verde são exemplos. Não deixando sempre de variar, já que vitamina C, silício e boro são fundamentais para a produção de colágeno.

Melhorar a saúde do intestino, incluindo os alimentos prébióticos e também keffir ou leite fermentado, iogurtes naturais sem aditivos, chicória, farinha da banana verde, batata yacon, aveia, bagaço da laranja.

Alguns suplementos são também fundamentais para quem busca melhorar o aspecto da pele e prevenção da celulite. Mas isso é individual e deve ser analisado e prescrito por nutricionista ou médico.

Além da alimentação e suplementação, a atividade física bem orientada por um profissional é fundamental para auxiliar na melhora do quadro, uma vez que estimula a liberação de antioxidantes produzidos pelo próprio organismo, ao mesmo tempo que fortalece a musculatura da região e textura da pele, melhorando ainda mais seu aspecto.

Talita Trindade Guimarães
CRN2 14061D
Nutricionista Clínica – Esportiva e Estética
Formação na Universidade Federal de Minas Gerais
Pós-graduanda em Nutrição Esportiva e Estética pelo Centro Educacional São Camilo

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