Conheça 7 alimentos ricos em proteínas

As proteínas são macromoléculas compostas por aminoácidos, alguns deles são produzidos pelo nosso organismo e outros não, devendo ser ingeridos na alimentação, esses são chamados de aminoácidos essenciais. Nesse post vamos mostrar 7 alimentos ricos em proteínas essenciais para a manutenção da saúde corporal.

As proteínas desempenham muitos papéis importantes no nosso corpo, muitos estudos mostram uma melhora no desempenho atlético. Os aminoácidos são usados na construção de tecido muscular e também na reparação das fibras danificadas.

Atualmente as proteínas são utilizadas também em forma de suplementos, esses possuem uma concentração maior e facilitam muito o consumo no dia-a-dia. Uma pessoa que treina diariamente, em qualquer modalidade esportiva, necessita de uma dieta rica em proteínas para conseguir recompor mais rápido as fibras musculares rompidas durante os treinos.

Qual o suplemento proteico mais consumido atualmente?

Hoje, o Whey Protein (proteína do soro do leite) é o líder de vendas entre esse tipo de suplemento. Mas existem outros como a Albumina (proteína da clara do ovo), Proteína da Ervilha, Proteína do Arroz, Proteína da Soja e Proteína da Carne.

Mas então, quais os alimentos que mais tem proteínas? Abaixo nós vamos listar 7 alimentos que você deve considerar introduzir na sua dieta.

  1. Carne de Frango

  2. Carne de Gado

  3. Queijo

  4. Salmão Grelhado

  5. Pescada

  6. Ovo

  7. Leite

Porque só listamos proteínas de origem animal?

Justamente pois essa é uma lista com alimentos proteicos que geram aminoácidos essenciais. As proteínas de origem vegetal possuem uma quantidade bem menor de aminoácidos essenciais (que não são produzidos pelo organismo). Porém elas são uma ótima opção para as pessoas que optam por ser vegetarianas.

Já os alimentos de origem vegetal, com exceção da soja, não possuem todos os aminoácidos essenciais. No entanto, existem algumas combinações alimentares que complementam os aminoácidos entre si, formando proteínas de alto valor biológico, como é o caso do arroz com feijão (cereal e leguminosa). – Telma Ranali – Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo e Especialista em Nutrição Clínica, Nutrição Funcional e Administração Hospitalar.

Sempre orientamos, o ideal é você consultar um nutricionista para saber exatamente as suas necessidades e poder ter uma dieta muito mais saudável e de acordo com os seus objetivos.

Abraços e bons treinos!

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