Conheça os diversos benefícios do Óleo de Coco

O óleo de coco é uma substância que pode fornecer inúmeros benefícios ao organismo, quando consumido de maneira correta.

O QUE É ÓLEO DE COCO?

O Coco (C. nucifera) pertence à família Arecaceae (Palmae) e à subfamília Cocoideae. O óleo é normalmente extraído a frio, a fim de preservar seus nutrientes.

Com a descoberta dos malefícios da gordura trans, a indústria alimentícia vem buscando alternativas para o preparo de alimentos. Uma das alternativas tem sido o uso de óleos tropicais, como o óleo de coco. Você vai conhecer alguns dos benefícios no decorrer deste post. Entretanto, é preciso ter cautela, afinal o óleo de coco é uma gordura e como qualquer outra, quando consumida em excesso, pode engordar ou causar malefícios.

TIPOS DE ÓLEO DE COCO

O óleo de coco pode ser obtido a partir da prensagem da polpa do coco madura e ser dividido basicamente em dois tipos: puro (a partir do coco fresco), que ainda pode ser subdividido em virgem, extra-virgem ou orgânico, e refinado (a partir do coco seco). Conheça:

ÓLEO DE COCO PURO:

Mesmo sendo utilizado o processo de secagem rápida para que o óleo seja extraído, este óleo vem da polpa do coco fresco. Possui três subdivisões:

  • Virgem – Obtido através do mesocarpo do coco (parte marrom fibrosa, entre o endocarpo e o exocarpo do coco). Pode apresentar coloração amarelada. Utilizado principalmente na produção industrial de biscoitos, massas, pães, bolos e até para bases de xampus, condicionadores e saponáceos.
  • Extra virgem – Obtido através da parte branca carnosa do interior do coco. Tem coloração translúcida. Utilizado principalmente no cozimento de alimentos, para substituir o óleo de cozinha tradicional, melhorar a qualidade de vida e para fins de estética. É prensado a frio para garantir sua qualidade nutricional.
  • Orgânico – Em casos em que o coco foi cultivado sem o uso de pesticidas. Caso precise de óleo de coco orgânico e não encontre, a melhor opção é o extra virgem, visto que a casca protege o interior do coco contra os pesticidas.Beneficios-oleo-de-coco

 

ÓLEO DE COCO REFINADO:

Quando as nomenclaturas puro, natural, virgem ou extra-virgem não estiverem no rótulo do produto, então ele é refinado. Isso quer dizer que foi obtido a partir da polpa deixada para secar em condições ambientes, e devido a contaminação foi preciso passar por processo de refinação, alvejamento e desodorização.

Nesse processo, o óleo perde algumas de suas propriedades benéficas a saúde (além do sabor e odor). É bom para cozimentos a alta temperaturas, frituras e refogados.

Oleo-de-coco-sem-sabor-refinado

BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE COCO

Os benefícios do óleo de coco são inúmeros, mas lembre-se que é importante seguir uma dieta e praticar atividades físicas regulares. Seguem alguns deles:

  • Melhora a imunidade: O óleo de coco contém ácido graxos que correspondem ao ácido láurico. Ao ser digerido no estômago, é formado um monoglicerídeo chamado monolaurina. Ambos podem acabar com bactérias, vírus e fungos.
  • Substitui o tradicional óleo de cozinha: O óleo de coco é o óleo mais indicado para cozinhar, pois é um triglicerídeo de cadeia meia e consegue atingir altas temperaturas sem oxidar e sem alterar suas propriedades nutricionais. Em contato com o calor, ele não vira gordura trans, diferentemente dos óleos vegetais como o óleo de soja, milho, canola.
  • Hidrata pele e cabelos: O óleo de coco traz excelentes resultados para os cabelos e a pele, não só pelo uso oral, mas também no uso tópico. É uma ótima opção para evitar o ressecamento da pele e ainda a deixa mais macia. Nos cabelos, age como condicionador natural e hidrata os fios, deixando-os mais bonitos.
  • Combina com diversos alimentos: Por ter um sabor neutro, o óleo de coco pode ser acrescentado na preparação de diversos tipos de alimentos. Uma excelente opção é usá-lo para temperar saladas e verduras ou refogar os legumes, arroz e proteínas por exemplo. O importante é usar a criatividade, já que é um óleo resistente ao calor e, por isso nos possibilita várias formas de uso.
  • Melhora os níveis de colesterol: As gorduras presentes no óleo são boas e auxiliam no aumento do bom colesterol (HDL), além de reduzir o mal colesterol (LDL). Claro que a alimentação precisa ser balanceada para que os resultados sejam, positivos.
  • Emagrecimento: Se você está fazendo uma dieta com baixo carboidrato e utilizando o óleo de coco para se manter energizado na ausência das calorias de açúcares e amidos, é bem possível que o seu corpo perca excesso de peso. Mas isso é devido a saciedade que ele oferece, e não por auxiliar diretamente no emagrecimento, ainda não há evidências científicas sobre isso.

“O óleo de coco é composto por diferentes ácidos graxos que possuem propriedades distintas em relação a saúde e o desempenho físico. Dentre as propriedades comprovadas cientificamente em HUMANOS estão benefícios ao sistema imunológico, fornecimento de energia para exercícios e o aumento da saciedade.” – Diane Benini

Confira mais informações no texto da Nutritionista especialista em Nutrição Esportiva e Treinamento Físico Diane Benini >> O óleo de coco pode trazer benefícios para a saúde, mas emagrecer…

ONDE COMPRAR

Você pode adquirir óleo de coco na loja Biopoint, onde é possível comprar com facilidade. Seu pedido é despachado em apenas 24 horas úteis após a confirmação do pagamento. Receba os produtos em sua casa, com toda praticidade e comodidade.

Conheça aqui >> https://www.biopoint.com.br/qualicoco

Além dos óleos de coco virgem, extra-virgem e refinado, a Qualicôco (marca gaúcha desde 1992) ainda fabrica manteiga de coco, chips de coco e cacau em pó. Não deixe de experimentar e viver uma vida mais saudável.

Qualicoco-Biopoint

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os estudos sobre os benefícios do óleo de coco em relação a perda de peso são controversos. Já ouvimos que auxiliam no emagrecimento, assim como apenas diminui o apetite. A verdade é que, quando consumido de forma adequada, pode fornecer diversos benefícios, como controle de colesterol, melhora da imunidade e deixa cabelos e pele mais bonitas, por exemplo.

O valor nutricional das gorduras presentes é ótimo e podemos utilizar ao nosso favor. O que não se pode fazer é apostar no óleo como a única forma de auxílio a saúde. É preciso cuidar da alimentação com acompanhamento de um nutricionista, assim como praticar atividades físicas e descansar. Os resultados vêm quando trabalhamos o corpo como um todo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*