Dicas de um treinador para você mudar hábitos, emagrecer e viver melhor!

A crença de que a vida é curta e temos que aproveitar ao máximo, não traz resultados positivos pois o sedentarismo e a ingestão errônea de alimentos que causam mal à saúde afetam a grande maioria da população.

Estima-se que, em 2030, cerca de 86% das pessoas poderão sofrer com o excesso de peso. Um erro grave é aceitar que o fluxo natural da vida é crescer até atingir o ápice físico em torno dos 20 anos e envelhecer na sequência.

Normalmente, a partir dos 25 anos ganhamos a média de 80 gramas de gordura por ano e perdemos 200 gramas de músculo. Isso já é propício para que a obesidade cresça e comecem a aparecer todos os efeitos deletérios da mesma.

Junto disso o estresse acaba atingindo de várias maneiras negativas. E, a grande maioria das pessoas recorre a medicamentos para tratar sintomas do estresse decorrente do estilo de vida ao invés de reorganizar sua vida com interação de exercícios, alimentação e tratamento médico preventivo.

A má qualidade de vida pode ativar seus genes correspondentes a doenças, mas você pode se defender mudando isso com hábitos saudáveis.

PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA NÃO É PERDER TEMPO

Hoje em dia o tempo se tornou escasso e reclamações desse tipo impedem que as pessoas pratiquem exercícios físicos por acreditarem que não podem perder tempo com isso.

Na sabedoria convencional, quando falamos em praticar exercícios, as atividades mais indicadas por alguns profissionais são a caminhada, a natação, a corrida e a pedalada, consideradas como aeróbicas, que aumentam o uso de oxigênio para a produção de energia.

Normalmente a recomendação para o emagrecimento são exercícios por mais de meia hora, pois só depois de 20 minutos o corpo passaria a usar a gordura como principal combustível.

Mas, isso já está mais que contestado. Se você busca usar a gordura como predominância durante o exercício, realmente é necessário um esforço prolongado. Mas, quando o treino é intenso e por tempo curto, a gordura será utilizada depois do exercício, melhorando o metabolismo e favorecendo processos hormonais.

Emagrecer-obesidade

Para ajudar você a sair do quadro negativo do sedentarismo e do sobrepeso, seguem algumas estratégias fundamentais para melhorar sua qualidade de vida:

  • Evite alimentos processados como açúcares, cereais e gorduras quimicamente alteradas, pois são estranhos ao nosso organismo favorecendo quadros patológicos.
  • Dê preferência a alimentos naturais e saciantes, como proteínas, gorduras boas e fibras, que foram o combustível para o ser humano há dois milhões de anos.
  • Faça sessões breves e intensas de treinamento de força (musculação), trabalhando todo o corpo visando desenvolvimento muscular e retardando o envelhecimento.
  • Use de treinamento aeróbio de curto tempo e de forma intervalada, pois favorece a produção hormonal e gera gasto energético em repouso.
  • Evite estímulo digital excessivo no período antes de dormir; sincronize-se em seu ritmo circadiano natural e durma a média de 7 a 8 horas por noite.
  • Equilibre o estresse da vida moderna com um pouco de diversão, restabeleça suas energias para o cotidiano.
  • Dedique-se a atividades criativas e estimulantes que alimentam sua saúde mental e o seu bem-estar geral.
  • Trace metas alcançáveis tanto físicas, pessoais e profissionais, evitando frustrações futuras.
  • Os exercícios são fundamentais para sua mudança de vida, mas não imagine que quanto mais é melhor e, sim, procure fazer adequações do horário do treino, tempo e quando o corpo sinalizar fadiga procure descansar e se preparar para treinar outro dia.

A mudança depende de você. Lembre-se que uma hora dedicada ao exercício representa 4% do seu dia.

———————————————————————————————————-

Por Anderson Sauin  Personal Trainer – Consultor Atlhetica Nutrition

Facebook – sauincoach

Instagram – @sauincoach

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*