Farol para Bike – Entenda sua importância

Pedalar é um dos esportes que mais vêm crescendo, pelo menos é essa a visão que temos na Serra Gaúcha. Sair por aí, praticar um esporte ao ar livre é prazeroso, reduz o stress e promove diversos benefícios ao organismo.

Nossa loja Matriz fica em Garibaldi/RS, e cada vez mais a busca por bicicletas e acessórios para pedalar aumenta. Nossa região é agradável para a prática desse esporte pelas suas belas paisagens e desafios proporcionados. Você deve conhecer, ou já ter visto alguma foto do Vale dos Vinhedos, não é? Esse é um dos destinos mais apreciados pelos ciclistas daqui.

Como a maioria das pessoas opta por pedalar à noite, pelo fato de a temperatura ser mais agradável e também pela disponibilidade de tempo, é importante ter alguns acessórios para identificação. É perigoso sair sem nenhuma roupa e/ou acessório refletivo, a lanterna e o farol. São peças fundamentais para manter a segurança durante o pedal.

A maioria das roupas confeccionadas para ciclismo já vem com alguma região de destaque para refletir. A Curtlo coloca a própria marca em destaque. As lanternas traseiras identificam o ciclista e facilitam a sua visibilidade por motoristas, pedestres e até de outros ciclistas que estão passando por um mesmo local.

Os faróis têm duas funções importantes: identificar e iluminar. Conforme a potência de cada farol, sua utilidade muda. Se você optar por um farol mais simples, provavelmente não vai iluminar muito, mas vai te destacar.  Ao adquirir um farol mais potente, a visibilidade noturna melhora. Ambas são utilizadas para prevenção de acidentes.

Sem a iluminação adequada, o ciclista pode não ver pedras, buracos, pessoas que possam cruzar em sua frente, animais… É um risco grande que pode causar danos sérios.

Tanto os faróis, quanto as lanternas podem ser ligadas com pilhas ou bateria recarregável. Isso vai depender do modelo que você está olhando. Farol-HLEL135-CatEye

Veja os modelos disponíveis na Biopoint:

FAROL HL EL135: O farol de bicicleta dianteiro HL EL135 da Cateye possui 3 Leds e lentes de aumento com tecnologia Opticube e autonomia de até 320 horas em modo flash e 80 horas em modo contínuo. Possui bracelete flexível para fixar no guidão. Acompanha pilhas AA. É um dos faróis de maior potência que temos a disposição hoje. Confira abaixo um relato sobre ele.

SINALIZADOR PARA BIKE KBT6025-T: O Sinalizador Kombat KBT-6025T é recarregável, basta usar o cabo USB que o acompanha. Sua cinta permite encaixe vertical ou horizontal. Mais praticidade para dias corridos. Seu LED é vermelho e tem 6 funções de uso. Modo de luz constante alto 100% (1h45min), médio 50% (3 horas) ou baixo (25%). Modo flash com pisca lento baixo (5h30min), pisca lento alto (3 horas) ou pisca rápido médio (4 horas). Para facilitar, contém indicador de bateria fraca e leva em torno de 2 horas para recarregar.

SINALIZADOR VISTA LIGHT TL 5.0: A lanterna para bicicleta Vista Light Tl 5.0 da Nite Rider acompanha a braçadeira de fixação e é resistente a água. São 5 LEDs ultra brilhantes com 4 funções: frash/luz, flash, aleatório e rolagem. Possui um grau de visibilidade de 180° e a pilha dura até 100 horas de uso contínuo. Funciona com duas pilhas (AAA) inclusas.

SINALIZADOR TRASEIRO 173-A: Esse possui o total de 7 Leds, 3 Funções e é alimentado por 2 pilhas AAA (inclusas). Tem custo X benefício ótimo, ideal para quem quer se proteger mas sem gastar muito. Apesar de ser mais barato que os demais, consegue cumprir o que promete.

SINALIZADOR PARA BIKE KBT-267-2: O Kit de sinalizadores KBT-267-2 da Kombat é perfeito para quem está começando e quer gastar pouco. Traz dois leds, um branco e o outro vermelho. Produzido com material de excelente qualidade e durabilidade, e ainda apresenta maior vida útil e melhor desempenho. Revestidos em silicone, eles possuem luz de alta potência constante e piscante.

SINALIZADOR KBT6002: É ideal para seu pedal. Ele é recarregável, o que o torna muito prático. Fabricado com 2 LEDs extra fortes de 0,5 Watts cada e lentes com focos especiais.  Possui 3 funções: Luz contínua baixa (50%), luz contínua alto (100%) e luz intermitente (piscante). Conta com um a braçadeira emborrachada, o que permite fácil instalação.

RELATO SOBRE O FAROL CATEYE HL-EL 135

Olá, me chamo Thiago.

Desde que comprei a bike, no final de 2015, percebi a necessidade de utilizar um farol à noite. Costumo sair para pedalar em torno das 18h30min e fico de 2 a 3 horas pedalando. Sou aqui da Serra Gaúcha, tenho o privilégio de poder comprar acessórios para a Bike na Biopoint. Posso ver pessoalmente os produtos antes de comprar. Até a Bike eu comprei lá.

Para começar, utilizei o sinalizador KBT-267na frente, que tem o LED branco e sinaliza bem. Apenas não é muito recomendado como farol, nesse caso deixa a desejar. Também comprei o Sinalizador traseiro 173-A, que é ótimo. Mesmo à noite, me destaco na estrada e evito qualquer acidente.

Agora, percebi outra necessidade. Aconteceu quando precisei trocar uma câmara durante um pedal em que eu estava sozinho. Precisava de luz e não tinha, foi bem complicado. Logo passei na loja e adquiri o Farol HL EL135, que tem mais potência e ilumina melhor. Fiz um vídeo, que você pode conferir abaixo:

Esse farol possui um excelente custo benefício. Não é modelo profissional, mas está auxiliando muito minhas pedaladas noturnas. Funciona com duas pilhas AA e possui modo “pisca pisca” e modo fixo, proporcionando boa visibilidade para o ciclista que quer pedalar à noite. É fácil de instalar e se adapta a qualquer guidão. Possui resistência à água, logo pode ser utilizado em pedais sob chuva.

Ambos são fáceis de instalar, e sem dúvida são indispensáveis para a segurança durante suas pedaladas. Não deixe de usar.

Recomendo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pedalar é um dos esportes que mais está crescendo no mundo. Felizmente, a conscientização sobre o uso adequado de equipamentos de segurança está evitando acidentes graves. É difícil vermos alguém pedalando sem capacete, farol e sinalizador. Estes são os itens de maior importância na hora de começar a pedalar. É a sua segurança que está em jogo. Proteja-se!

Pratique este esporte maravilhoso e saiba aproveitar todos os benefícios que ele proporciona. Bom pedal! Quem sabe a gente se vê em uma pedalada por aí!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*