Incluindo barras de proteína na dieta para ganhar, perder ou manter o peso.

As barras de proteína surgiram com a proposta de complementar a alimentação de quem pratica qualquer modalidade esportiva. De uma forma muito prática e saborosa, é uma opção para quem deseja aumentar o aporte de proteico diário. São uma excelente opção para o lanche, pois suprem as necessidades do organismo e evitam que ele catabolize.

As proteínas possuem papel fundamental no fortalecimento do sistema imunológico, pois participam da produção de anticorpos e ajudam a aumentar a massa magra, diminuindo também a flacidez da pele. Com uma boa quantidade de proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais, são excelentes após o treino, pois recuperam a musculatura e a energia, facilitando o ganho de massa muscular.

Uma das maiores vantagens das barras, é que elas são cobertas geralmente por chocolate. Assim, pessoas que estão passando por uma dieta rígida não se sentem tão culpadas, mas claro, não pode exagerar.

Há pessoas que não acham o sabor agradável, afinal não é uma barra de chocolate. Como existem diversas marcas que fornecem barras de proteína de diferentes sabores, vale a pena experimentar cada uma delas e escolher a preferida. Lembre-se que sabor agradável não é sinônimo de qualidade.

Barras-de-ProteínaO título desse post mostra que é possível ganhar, perder ou manter o peso consumindo barras de proteína. O segredo básico está no modo de consumir e na composição de cada uma delas. Você sabe como consumir para obter o resultado desejado?

PARA PERDER PESO

As proteínas contidas nas barras (do leite, da soja ou da clara do ovo), são absorvidas de forma diferente no organismo. As fibras presentes na maioria das barrinhas também são importantes, pois garantem saciedade por mais tempo, auxiliando no emagrecimento. Por estes motivos o organismo não necessita comer mais após ter consumido uma barrinha, facilitando a perda de peso. Prefira barras com maior quantidade de proteínas mas com poucos carboidratos.

PARA GANHAR PESO

Todas as pessoas que desejam ganhar massa muscular sabem que a presença de proteínas na dieta é essencial para o alcance do objetivo, pois a construção muscular é obtida através das fontes proteicas. As barras fornecem uma boa quantidade de proteínas e carboidratos, indispensáveis para o ganho de massa muscular e de peso. O consumo adequado, junto de outros alimentos na hora dos lanches auxilia nesse ganho. Neste caso, opte por barras com maior quantidade de proteínas e de carboidratos.

PARA MANTER O PESO

Por serem pouco calóricas, mas contendo uma boa quantidade de nutrientes, podem também ser utilizadas para manter o peso, pois evitam que uma pessoa consuma qualquer alimento nos intervalos dos treinos, sem pensar nas consequências, e também que ela fique com fome. Agora, além das proteínas e carboidratos, as fibras são importantes. Verifique antes de comprar sua barrinha.

COMO ESCOLHER AS BARRAS

Agora está na hora de comparar algumas barras de proteína disponíveis no mercado. Para facilitar o entendimento, colocamos os valores equivalentes a 30 gramas de cada produto. Ao final, temos as porções de uma barra inteira.

Proteína é o mais importante

As barras Whey Bar, VO2, Probar, Lean Body Gold são produzidas com Proteína do Soro do Leite e Proteína da Soja. Já as barras Supreme e Cream Crunch contém apenas Proteína do Soro do Leite. Ambas tem função anabólica no organismo, sendo importantes para o ganho de massa muscular. É normal encontrar barras com, mais ou menos, 10 gramas de proteína, afinal é suficiente para a hora do lanche.

Barra

Quantidade de proteínas

Whey Bar

12g

Cream Crunch

11,2g

VO2

10g

Probar

9,6g

Lean Body Gold

8,8g

Supreme

7,5g

Carboidrato do bem

Todas as barras disponíveis contêm carboidratos, independente da quantidade. Ele é importante para o fornecimento de energia e também facilita a absorção de aminoácidos. Prefira barras que têm como fonte de carboidrato os cereais e as frutas secas. Fuja do açúcar, que não vai trazer benefício algum.

Barra

Quantidade de carboidratos

Cream Crunch

6,15g

Whey Bar

6,82g

VO2

9,1g

Lean Body Gold

11,6g

Probar

13,2g

Supreme

13,5g

Gordura amiga

A dose de gordura deve ser moderada. Quanto menos, melhor. Fique de olho e dispense as barrinhas com gorduras trans. Os exemplos abaixo são 0% de gorduras trans.

Barra

Gorduras Saturadas

Gorduras Totais

Whey Bar

1,5g

2,7g

Supreme

1,5g

4,5g

Probar

1,8g

2,7g

VO2

1,7g

3,8g

Lean Body Gold

2,1g

4,9g

Cream Crunch

6,3g

10,5g

 Sódio

O sódio é importante para o organismo, principalmente pela sua função eletrolítica, porém seu consumo deve ser controlado para não acarretar em problemas cardiovasculares, aumento da pressão arterial ou doenças crônicas. O consumo máximo por pessoa, por dia, deve ser de 5g de sal (2000mg de sódio).

Barra

Quantidade de Sódio

Supreme

14,25mg

Probar

28,8mg

VO2

57mg

Whey Bar

63mg

Cream Crunch

74,2mg

Lean Body Gold

172,9mg

CUIDADO COM O EXCESSO

O excesso de barras de proteínas pode causar problemas renais e também aumento do percentual de gordura corporal, principalmente no caso de pessoas que não praticam atividade física. Sempre procure o auxílio de um profissional, para garantir bons resultados. Elas devem ser utilizadas para complementar sua dieta, e não substituir uma refeição.

FAÇA SUA BARRA DE PROTEÍNA

Mas como é possível fazer uma Barra de Proteína caseira? De um jeito muito prático e fácil. Vamos à receita:Barra-de-proteína-caseira

Ingredientes:

– 50g de creme de amendoim
– 100g de aveia em flocos
– 20g de açúcar mascavo
– 30g de glucose
– 480g de Whey Protein do sabor de sua preferência
– 200ml de leite desnatado
– Mel (suficiente para dar liga)
– 1 colher (chá) de canela em pó

Modo de Preparo:

Misture o leite, o mel, o creme de amendoim e a glucose em uma tigela, até ficar uma massa uniforme. Depois acrescente os demais ingredientes e misture novamente. Espalhe de maneira uniforme em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno até secar um pouco. Deixe esfriar, corte e embale em papel manteiga ou filme plástico, para conservar.

Dica: Você pode acrescentar também pedaços de amendoim, castanha, damasco, ameixa, uva passa ou qualquer outro ingrediente de sua preferência. Use a imaginação para criar diversas barrinhas diferentes.

Com a correria do dia a dia fica difícil consumir refeições e lanches saudáveis. As barras de proteína fazem um excelente trabalho na manutenção de nutrientes no organismo. Consuma da forma correta, faça exercícios físicos regularmente e você notará a diferença em seu corpo.

Aproveite as dicas e bons lanches!

 

4 thoughts on “Incluindo barras de proteína na dieta para ganhar, perder ou manter o peso.

  1. Muito interessante a matéria, parabéns….porém faltou a barra que eu estou consumindo, RVL snack bar….pelo que comparei aqui na matéria ela tem mais proteína proporcionalmente do que essas apresentadas na matéria e menos carbo…Eu experimentei e gostei muito e posso recomendar…é claro pra quem pode, é bom sempre pesquisar qual a melhor opção pra você antes de comprar qualquer coisa….comprei de um distribuidor, o site dele é esse, se nao me engano é assim que escreve http://produtossaudaveisnoatacadoevarejo.blogspot.com.br/

    Paguei 4,50 quando comprei a primeira vez, na segunda compra comprei a caixa fechada e ele me fez preço de atacado..se nao me engano foi 3,30, nao lembro direito..

    Fica a dica Abraços

    Diogo

  2. Olá, adorei a possibilidade de fazer a minha própria barra, grata pela receita. Porém, gostaria de saber se vocês têm a estimativa de quanta proteína e carboidrato fica no total. (Até para medir a quantidade de porções que farei e consumirei diariamente. Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*