Maltodextrina | Suporte energético para os treinos

A Maltodextrina é um carboidrato complexo, proveniente da conversão enzimática do Amido de Milho. Sua absorção pelo organismo é gradativa e lenta, fazendo com que a energia permaneça durante as atividades físicas. Seu consumo é indicado para exercícios que necessitam de resistência energética por um logo período, pois ela vai liberando a glicose gradualmente no sangue.

Conheça os benefícios da Maltodextrina na prática de exercícios físicos.

Esse produto é muito utilizado por jogadores de futebol, praticantes de natação, maratonistas, ciclistas e também pela maioria das pessoas que frequentam a academia. As pessoas que visam a hipertrofia muscular usam tanto a Maltodextrina quanto a Dextrose para repor o glicogênio muscular e para transporte de nutrientes para dentro das células, como as proteínas, creatina, BCAAs e glutamina. Outra função dos carboidratos é evitar o catabolismo muscular, pois o organismo os queima para obter energia, preservando a massa muscular.

A Maltodextrina não causa efeitos colaterais quando ingerida de maneira correta, porém pessoas diabéticas devem consumir apenas com recomendação médica, pois ela contém glicose e frutose.

Exercícios-maltodextrina

MALTODEXTRINA ENGORDA?

Tudo que contém calorias pode engordar se for ingerido de forma exagerada.  Como a Maltodextrina é indicada para fornecer energia e recuperar a mesma, esses carboidratos serão “queimados” durante o treino, para que o corpo não catabolize.

A Maltodextrina possui um alto valor calórico, e se for ingerida uma quantidade maior que o necessário, faz com que a pessoa aumente a ingestão calórica sem qualquer benefício. Por isso ela não é indicada para as pessoas que treinam apenas por lazer ou estética, porque a quantidade de calorias contidas na Malto será muito além do que você precisa, e como ela não será gasta, vai acumular em forma de gordura, e com certeza isso não é o desejo de nenhuma pessoa que pratica esporte.

DOSES E HORÁRIOS PARA CONSUMIR

A dose indicada varia conforme o fabricante e a necessidade de cada indivíduo, por isso o ideal é ter o acompanhamento de um nutricionista, a fim de evitar um consumo desnecessário. Geralmente, as marcas recomendam de 30 a 50 gramas antes do treino para conseguir boa energia. Também é recomendado o consumo de meia dose antes do treino e ir consumindo o restante ao longo do treino. Seu consumo após o treino também é interessante, mas a Dextrose é mais indicada por sua rápida absorção.

VARIEDADES DE MALTO

No mercado da suplementação alimentar, há diversas marcas de Maltodextrina à disposição. Aqui na Biopoint, trabalhamos com algumas delas. Segue abaixo uma comparação básica de quatro marcas muito conhecidas pelos consumidores de suplementos:

 Marca

Carboidratos

por dose

Calorias

por dose

Calorias

em 30g

Sódio

por dose

Neo Nutri

28 g

112 Kcal

112 Kcal

0 mg

Atlhetica

40 g

152 Kcal

114 Kcal

7,0 mg

Integralmédica

50 g

188 Kcal

112,8 Kcal

14 mg

Probiótica

40 g

153 Kcal

114,75 Kcal

0 mg

Como podemos perceber na tabela, a maior variação de calorias em 30 gramas de produto é de 2,75Kcal (Neo Nutri comparada a Probiótica). O que mais varia é o Sódio, presente apenas nas maltos da Atlhetica e da Integralmédica. O sódio nem sempre tem papel de vilão na alimentação ou na suplementação. Recentemente, foi publicado um post aqui no Blog informando os benefícios do sódio quando consumido da maneira correta. Clique aqui para ler o texto completo.

Na hora de escolher sua malto, fique tranquilo, pois elas são muito parecidas. O que varia bastante é o sabor, mas a preferência varia conforme o paladar de cada pessoa.

RELATO SOBRE A MALTODEXTRINA DA ATLHETICA

Olá pessoal que acompanha o Blog da Biopoint!

Tudo bem com vocês?

Meu nome é Vanessa, e estou aqui hoje a convite da Loja Biopoint. Passei na loja física no mês passado para comprar meus suplementos alimentares e vi que começaram a trabalhar com os produtos da Atlhetica, que eu queria há algum tempo. Adquiri o 100% Pure Whey, que já estava consumindo e indico, pois considero a qualidade e o sabor muito bons, e uma Maltodextrina no sabor maçã verde.

Um dos atendentes me pediu se eu podia fazer um relato, contanto como foi minha experiência consumindo a maltodextrina, principalmente para poder auxiliar pessoas que nunca consumiram. Topei e aqui estou eu! Acho superimportante compartilhar experiências, principalmente no ramo da suplementação que ainda é um tabu para muita gente por aí.

Bom, eu costumo consumir 40 gramas de malto, sempre 30 minutos antes de meus treinos, visto que ela tem absorção lenta pelo organismo. Pratico natação (1x por semana) e musculação (2x por semana). A maltodextrina me deixa com mais energia para treinar e evita a fadiga durante os exercícios. Claro que uma boa alimentação é fundamental, mas o consumo desse carboidrato antes do treino é interessante para quem não consegue comer muito antes de praticar as atividades físicas. Eu sou um exemplo.

Achei o sabor de maçã verde sensacional. Ele não é tão doce como a maioria dos maltos que provei. Ele é azedinho e não enjoa. Consegui tomar o pacote inteiro sem problemas. No dia em que fui à loja, havia uma degustação de maltodextrina, para a minha sorte. Era de abacaxi, também da marca Atlhetica. Gostei muito do sabor. Da próxima vez provarei o sabor limão, que deve ser uma delícia, assim como os outros.

Indico o consumo de Maltodextrina para as pessoas que visam um maior aproveitamento dos treinos, devido à energia proporcionada pelos carboidratos complexos. E para quem tem problemas com o sabor enjoado de alguns suplementos, a Atlhetica é uma boa opção.

Maltodextrina-Atlhetica

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Maltodextrina é um ótimo suplemento para quem deseja aumentar a performance durante os treinos, porém não devemos esquecer que a alimentação é a base de tudo. Suplementos nunca devem substituir alimentos e só dão resultados quando há uma combinação balanceada de comida saudável e exercícios.

Os alimentos certos ingeridos de forma adequada, na quantidade e horários certos, podem fazer com que você alcance os seus objetivos de forma mais rápida. No pré-treino o ideal é consumir carboidratos para ter energia. Já no pós-treino, é possível combinar proteínas e carboidratos, para recuperação energética e muscular. Procure um nutricionista para que ele possa indicar a melhor forma de incluir a Maltodextrina na sua dieta para alcançar os resultados pretendidos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*