Melhorando a performance nos treinos consumindo BCAA

Você já deve ter ouvido falar em aminoácidos ou em BCAA, mas você sabe o que são e para que servem na Suplementação Alimentar?

BCAA é a junção de 3 aminoácido essenciais, ou seja, que o organismo não consegue produzir, a Leucina, a Isoleucina e a Valina. Os BCAAs são consumidos principalmente por praticantes de atividades físicas de qualquer modalidade que desejam aumentar a energia, a resistência muscular e auxiliar na construção dos músculos.

Estudos mostram que, apesar de encontrarmos esses aminoácidos na alimentação (carne e leite principalmente), a suplementação é benéfica. Uma das vantagens da suplementação desses aminoácidos está em sua capacidade de aproveitar ao máximo o período pré e pós-treino.

O consumo adequado de BCAAs evita o catabolismo durante o treino, onde o organismo utiliza os aminoácidos presentes nos músculos como fonte de energia ao invés das gorduras.

BCAAO QUE SIGNIFICA A SIGLA BCAA?

A sigla BCAA significa branched chain amino acids, ou seja, aminoácidos de cadeia ramificada. Os 3 aminoácidos que compõe o BCAA são a Leucina, a Isoleucina e a Valina. Eles fazem parte de aproximadamente 30% de toda a proteína muscular em nosso corpo.

BENEFÍCIOS

Seus principais benefícios são evitar a fadiga muscular, fornecer energia para o treino e aumentar a síntese proteica.

Eles evitam que o triptofano, aminoácido responsável pelo relaxamento muscular, entre em ação. A suplementação com BCAA também previne a utilização da reserva muscular de aminoácidos, diminuindo o catabolismo e ajudando, assim, na hipertrofia muscular. Melhorando a síntese proteica, o organismo tem mais facilidade de ganhar massa muscular.

O uso correto desse suplemento pode melhorar, e muito, a performance durante os treinos e diminuir o desgaste muscular, tendo como consequência melhores resultados após a prática de atividades físicas.

DOSAGEM POR PESO

Existem pesquisas no mundo da suplementação que mostram que a dose de BCAAs por dia é de 0,2g por Kg de peso corporal. Por exemplo, se você pesa 70Kg, precisa ingerir 14 gramas de BCAAs por dia. Tudo bem, parece um exagero, mas não esqueça que você pode consumir de várias fontes, como o Whey Protein, a carne ou o leite.

Normalmente, os BCAAs são produzidos na concentração 2:1:1 (2 de Leucina, 1 de Isoleucina e 1 de Valina), ou seja, a concentração de Leucina é 2 vezes maior que os outros, já que é o aminoácido que mais sofre desgaste durante as atividades físicas. Se seu treino for muito intenso, prefira algum BCAA com concentração 4:1:1.

MELHORES HORÁRIOS PARA O CONSUMO

Os BCAAs geralmente são consumidos antes, após ou antes e após do treino.

– Antes do treino: Por impedirem a ação do triptofano, vão evitar a fadiga muscular, proporcionando mais energia para praticar os exercícios.

– Após o treino: Por aumentar a síntese proteica, auxilia na construção muscular. Também auxilia na recuperação dos músculos, evitando dores no dia seguinte aos treinos.

– Antes e depois: Se você tem um treino intenso, opte por ingerir antes e depois do treino, assim você consegue ter energia para treinar sem ficar com muita dor muscular.

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O CONSUMO DE BCAA

Engorda?  Não, o consumo de BCAA não engorda. Os BCAAs são aminoácidos responsáveis pela construção muscular e não contém calorias e nem carboidratos em sua composição.

E emagrece? O BCAA auxilia na recuperação muscular e definição, portanto associado a um treino adequado e uma alimentação balanceada pode auxiliar no emagrecimento, porém utilizado sozinho não pode ser designado como um suplemento emagrecedor.

Os aminoácidos têm efeitos colaterais? Quando consumidos da forma correta, não apresentam efeitos colaterais.

Aumenta a retenção de líquido? Não, por se tratar de um suplemento formado apenas de aminoácidos, não contém nenhum componente que retém líquido no organismo.

Qual é o melhor BCAA? Se você tem dúvidas na hora de escolher, leia o artigo que escrevemos a pouco tempo nesse mesmo blog. Acesse aqui o post completo.

RESUMINDO…

Infográfico sobre BCAASempre é mais fácil falar dos benefícios quando contamos a experiência de algum cliente, não é mesmo? Segue, então, o relato da Camila Meira, do Rio Grande do Sul.

RELATO SOBRE O BCAA CONCENTRADO 1000MG, DA NEO NUTRI

Meus treinos variam durante a semana. Normalmente faço academia, natação e, de vez em quando, saio para pedalar. Faz algum tempo que precisava de um incentivo para meus treinos. Estou consumindo Whey Protein e Maltodextrina há mais ou menos 1 ano, mas mesmo com os carboidratos antes do treino eu não tinha energia suficiente para fazer o treino completo, sentia-me cansada e as dores musculares apareciam facilmente.

Entrei em contato com a Biopoint e pediram se eu já havia consumido algum BCAA ou Creatina. Falei que consumi creatina, mas que não tinha gosta do inchaço corporal que ela provocou, então indicaram o consumo do BCAA.

Para facilitar minha vida, escolhi um bem concentrado, o BCAA Concentrado 1000mg por cápsula, da Neo Nutri, para não ter que tomar muitas cápsulas ao dia. Também encontrei na versão de 1500mg, porém meus treinos não são tão intensos.

Comecei a consumir no início de Abril, tomando 2 cápsulas antes do treino para fornecer energia e evitar a fadiga muscular. Os resultados são fantásticos. Logo nos primeiros dias já senti diferença na hora de malhar. Passou-se 15 dias e, como tinha mais energia e resistência, meu personal decidiu intensificar meus treinos, então passei a consumir 2 cápsulas antes e 1 depois do treino. Assim, além do Whey Protein, tenho o BCAA para auxiliar na construção e recuperação muscular.

Percebi que vale a pena consumir BCAA para retardar a fadiga e não ter dores no corpo após a prática de exercícios físicos. Ainda tenho algumas cápsulas, mas da próxima vez acho que vou consumir o de 1500mg, para ter resultados ainda melhores.

Recomendo o produto para quem deseja ter um melhor rendimento nas atividades físicas. O custo x benefício desse BCAA é sensacional.

Gostaram do relato da Camila? Acredito que deu para esclarecer algumas dúvidas.

Vale informar que o consumo de BCAA, assim como qualquer outro suplemento, são substitui uma alimentação rica em proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. Também é importante a orientação de um profissional, para que sejam ingeridas as doses corretas, no momento certo.

Até a próxima.

5 thoughts on “Melhorando a performance nos treinos consumindo BCAA

    1. Olá Patricia, tudo bem? Os BCAAs não alteram nenhuma função hormonal, porém é interessante consultar um ginecologista para tirar sua dúvida. Você é a primeira pessoa que nos relata algo assim. Ficamos a disposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*