Os melhores suplementos para quem pratica musculação

Uma dúvida muito comum no mundo fitness é qual suplemento utilizar para ganhar massa muscular e/ou perder gordura corporal. A melhor resposta para essa questão é simples: DEPENDE. Cada pessoa tem um biotipo corporal e uma resposta adaptativa diferente, tanto relacionado aos treinos, quanto a alimentação. Neste artigo citarei quatro suplementos que irão auxiliar em seus resultados.

Vitamina D3 + k2

Dentre tantos suplementos, gosto muito de indicar esta vitamina. Na verdade podemos classificá-la como hormônio D, pois ela atua nos processos endócrinos do nosso corpo. Os principais grupos de risco que possuem deficiência de vitamina D3 são: idosos, obesos, crianças até 5 anos e gestantes. Os níveis desta vitamina na população brasileira são baixos (<30 mg/ml). Suplementamos na forma de D3, pois dessa forma ela irá carregar o cálcio diretamente para os ossos sem sobrecarga renal. Além disso, utilizamos K2 para direcionar de forma mais eficiente esse transporte celular, conseguindo melhor absorção. As quantidades utilizadas variam de acordo com os níveis sanguíneos que vai de 400UI a 2.000UI/dia.

Creatina

É um dos suplementos mais estudados, contendo artigos que falam de seus benefícios no aumento de força, resistência e potência. A creatina é composta de 3 aminoácidos: arginina, glicina e metionina. Não são aminoácidos essenciais, ou seja, nosso corpo já produz uma quantidade própria. Suas funções são bem descritas na teoria, aumentando o volume muscular (hipertrofia), energia (ATP), melhorando a síntese proteica (recuperação e sinalização celular). Pode ser utilizada em ambas as fases, tanto na hipertrofia, quanto na definição muscular. As doses podem ser feitas de duas formas: a primeira forma é usando a saturação inicial de 4 a 6 dias 20g/dia. Após esse início sustentamos por 8 semanas seu uso com 5g/dia. Na segunda forma, mantemos uma dose de 5g/dia, desde o início do seu uso até fechar 8 semanas. É importante parar por 4 semanas após a finalização desse período de utilização. Outros pontos importantes na sua utilização é sempre ingerir com uma fonte de carboidrato para ajudar na sua absorção; tomar todos os dias sem falhar, pois se trata de um suplemento de ação crônica; ser contínuo e ingerir água diariamente em boa quantidade. Seguindo esses passos você terá um melhor aproveitamento desse suplemento.

Whey protein

É um dos suplementos mais utilizados na atualidade. Antigamente se indicava apenas para atletas, porém, hoje com diversos estudos, sabemos dos seus benefícios para qualquer população, seja ela crianças, idosos, atletas ou gestantes. Sua composição é extraída da parte mais nobre do leite (concentrada no soro do leite). Para retirarmos 1kg de whey protein, precisamos usar por volta de 3.000 litros de leite.
Essa proteína pode ser encontrada de forma concentrada, isolada, hidrolisada, ultra filtrada e numa combinação desses quatro tipos de matéria prima (whey protein 4W). O mais importante é que esta contém uma excelente concentração de aminoácidos, principalmente de BCAA, que por sua vez é fundamental na recuperação muscular (hipertrofia) e no aumento da resistência periférica central (diminuição da fadiga).

Um dos grandes diferenciais desse produto é a variedade pela qual podemos utilizar essa proteína, como por exemplo: bolos, vitaminas de frutas, mousses, panquecas, etc. Para quem procura hipertrofia ou definição muscular, esse suplemento, com certeza, pode ser muito valioso para atingir seus objetivos.

Termogênico

Um dos grandes mitos no mundo fitness é acreditar que um simples suplemento à base de cafeína irá tirar toda sua gordura abdominal, deixando sua barriga definida. Acredito que esse é um dos suplementos mais vendidos no mercado, por muitas vezes prometer resultados extraordinários. Ressalto que o maior resultado que você pode ter ocorre a partir do momento que você alinhar a sua alimentação com o seu programa de treino.

O termogênico nada mais é que uma combinação de substâncias que ajudam na termogênese do corpo, ou seja, o aumento do seu metabolismo. Em sua formulação encontramos uma série de componentes como: cafeína, chá verde, chá branco, hibisco, pimenta, cúrcuma, entre outros.

comprar melhores suplementos musculacao

Para conseguirmos usufruir do potencial desse suplemento é muito importante associar o seu uso com a realização de um exercício físico e uma boa alimentação. Utilizar esse produto e ficar esperando os resultados, sentado em frente à TV, pode ter certeza que isso jamais acontecerá. Devemos ter cuidado com a dose desse suplemento, pois o excesso de cafeína pode levar à taquicardia, dor de cabeça, perda do sono, entre outros.

O grande segredo para conseguirmos atingir o aumento da massa muscular ou a perda de gordura corporal, é mantermos uma sinergia entre alimentação, treinamento, suplementação e dedicação máxima. Sempre que tiver vontade de utilizar algum suplemento alimentar, procure um profissional capacitado para orientá-lo da melhor forma. Tenha absoluta certeza de que os resultados serão mais rápidos e sem riscos para a sua saúde. Nosso corpo é nosso templo, cuide dele e tenha uma vida muito mais saudável.

Grande abraço a todos e se mantenham sempre a milhão!!!

“Treine sério, alimente-se corretamente, mantenha a mente concentrada e aproveite os resultados.”

Sobre o autor:
Éverton Bottega
Nutricionista Esportivo – CRN 9713D
Treinador Físico – CREF 009582-G/RS
Consultor Científico Atlhetica Nutrition
FACEBOOK/everton.bottega
INSTAGRAM@evertonbottega
www.evertonbottega. com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*