Os 4 pilares para o sucesso na musculação

Todas as pessoas têm algum objetivo na vida: Ter a casa própria, um carro, uma família, um bom emprego, viajar mundo afora… Sonhamos alto e nos esforçamos para atingir esses objetivos. Quando falamos de saúde, não é diferente. De alguns anos para cá, percebe-se um aumento no número de nutricionistas esportivas, academias e lojas que vendem suplementos alimentares e artigos esportivos. As pessoas estão levando a saúde mais a sério, preferem se adaptar a uma vida mais saudável ao invés de tomar remédios que lhe tragam bem-estar.

A decisão de começar a treinar e alimentar-se bem deve partir de cada um. Se você praticar alguma atividade física que não gosta ou comer comidas que não lhe agradam, todo o processo não será prazeroso e você vai desistir. Invista em você, mas olhe bem ao seu redor e faça as escolhas corretas antes de começar. Mantenha o foco e empenhe-se para chegar lá. Se imagine no futuro, com saúde de ferro ou com o corpo esculpido da forma que sempre sonhou.

Nem todos sabem, mas existem quatro segredos para quem busca saúde e um bom shape, por exemplo. Isolados, eles auxiliam no desenvolvimento corporal, mas juntos proporcionam um resultado muito melhor.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Comer bem. Comer comida saudável. Deixar de lado as guloseimas. Evitar consumo excessivo de álcool. Não fumar. Essas são apenas algumas dicas para que o organismo funcione bem. A alimentação saudável não é complicada, apenas precisamos nos adaptar a ela. Para que seja equilibrada, é preciso conter doses ideais de proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e óleos essenciais. São nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do organismo.

Se seu objetivo é deixar o corpo “esculpido”, a alimentação é ainda mais importante. Além de prevenir doenças, ela auxilia no ganho ou perda de peso, aumento da massa magra, queima de calorias e muito mais. Não pense que comer apenas salada é suficiente, mesmo em dietas veganas. O equilíbrio é fundamental. E ainda mais importante: Faça com auxílio de um profissional da nutrição para evitar problemas no futuro.

TREINO

Alimentar-se bem é essencial, mas treinar também. Após o corpo estar nutrido, é a vez do treino. Os exercícios físicos vão potencializar os efeitos que a alimentação saudável causa no organismo. Se você quer perder peso, alimente-se e treine para isso e assim por diante. Cada pessoa deve manter o foco em seu objetivo e personalizar a dieta e o treino de acordo com ele. O auxílio de um profissional na academia é fundamental. Ele vai montar uma lista de exercícios propícios para sua altura, peso, condição de saúde e objetivo. Não faça treinos por conta própria ou aumente o peso sem avisar o instrutor. Você pode estar prejudicando seu corpo e o trabalho que o profissional está tendo para lhe ajudar será em vão.

Não pense que a alimentação não é importante nessa fase. Antes do treino você deve comer alimentos proteicos e ricos em carboidratos saudáveis. A proteína vai cuidar de sua musculatura e o carboidrato vai fornecer energia suficiente para que você treine sem que a glicose baixe.

Sucesso-na-musculação

SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR

A suplementação alimentar tem como objetivo suprir as necessidades de nutrientes que o organismo precisa e não consegue através da alimentação. Ela não substitui a alimentação saudável, apenas contribui para a manutenção das estruturas do corpo. Seu uso sem acompanhamento não é proibido, mas também não é indicado. Apenas um nutricionista vai analisar as doses e os momentos corretos para serem consumidas.

A suplementação utilizada antes do treino, na maioria dos casos, proporciona mais energia e força, garantindo treinos intensos. A Cafeína, Creatina, Maltodextrina e o Waxymaize são os produtos mais utilizados para esse fim. A cafeína, além de energia, acelera o metabolismo e auxilia na queima de calorias.

Já a suplementação pós-treino é indicada para a recuperação muscular e de energia. Nessa hora, os suplementos mais utilizados são a Whey Protein, o BCAA e a Dextrose ou Waxymaize. Após um treino intenso, a janela de oportunidade está aberta e o corpo precisa repor os nutrientes perdidos. Ele vai absorver grande parte dos alimentos e suplementos que forem consumidos. Lembre-se: Suplemente apenas o que seu organismo não adquire através de alimentos. O excesso nunca é a melhor opção.

DESCANSO

Alimentar-se bem, treinar de acordo com o objetivo e suplementar o necessário são os três primeiros pilares para o sucesso na musculação. Agora é importante descansar. Dormir é peça chave para que seu objetivo esteja mais perto de ser alcançado. É durante o sono profundo que o organismo libera GH (hormônio do crescimento), que auxilia no desenvolvimento da massa muscular magra. Colocar em prática treinos muito intensos e não descansar depois é o mesmo que ter fome e não comer. Não é certo.

O organismo aguenta uma boa dose de exercícios físicos, mas é importante recupera-lo para evitar lesões. Atletas profissionais, amadores ou quem apenas precisa sair do sedentarismo, devem valorizar o descanso, pois ele é o último pilar necessário. Muito treino e pouco descanso não é indicado.

Antes de dormir, o consumo de suplementos como Albumina, Caseína e ZMA auxiliam no ganho de massa muscular e a Glutamina evita a perda de massa.

Sucesso-na-musculação-2

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O organismo do ser humano é complexo e precisa de cuidados para garantir seu bom desenvolvimento. Grande parte das pessoas pensa que treinar é suficiente, mas não é. Uma alimentação balanceada, aliada ao treino, suplementação e descanso formam uma equação perfeita:

Alimentação Balanceada + Treino + Suplementação Alimentar = Objetivo alcançado

Se você ainda não passa por nenhuma dessas etapas, está na hora de agir. Nunca é tarde, mas quanto antes você começar, melhor. Você vai perceber uma grande melhora em sua qualidade de vida e isso vai refletir em sua vida pessoal e no trabalho.

Aqui na Biopoint, a equipe se esforça para manter uma vida saudável e sempre passamos dicas para os clientes. Sem dúvida, passar informações de qualidade é um de nossos maiores objetivos.

Sempre que seu estoque de suplementos estiver acabando, lembre que a Biopoint estará pronta para lhe atender. Trabalhamos apenas com produtos autorizados pela ANVISA e despachamos rapidamente seu pedido. Aguardamos você!

 

One thought on “Os 4 pilares para o sucesso na musculação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*