Por dentro do mundo dos Hipercalóricos

Os Suplementos Hipercalóricos são uma mistura de carboidratos de alto índice glicêmico (como Maltodextrina), proteínas, vitaminas e minerais. Em alguns produtos, ainda encontramos colágeno, os ômegas e diversos aminoácidos. É um alimento altamente compensador para quem tem um gasto calórico muito alto durante o dia e precisa compensar essa perda. Este suplemento também é ideal como fonte de energia para treinos intensos e para o ganho de peso.

Ganho-de-peso-hipercalórico

PORQUE É DIFÍCIL GANHAR PESO

Parece mentira, mas tem muita gente por aí com muita dificuldade em ganhar peso. Não adianta comer, praticar musculação… Parece que nada serve. É o famoso metabolismo que está em ação. Metabolismo é o nosso gasto energético. Se o metabolismo é acelerado, o gasto calórico é maior e vice versa.

Kcal significa quilocaloria. É a unidade de medida utilizada para definir o valor energético dos alimentos. Todos os alimentos são fontes de energia, pois possuem calorias (a quantidade varia de acordo com o alimento).

Diariamente, nosso organismo precisa consumir essas calorias a fim de manter a energia necessária para seu perfeito funcionamento. A quantidade calórica que cada pessoa necessita consumir varia conforme sexo, idade, ritmo de vida, dentre outros fatores. Basicamente, temos o seguinte resultado:

  • Mulheres: 2200 Kcal por dia
  • Homens: 3000 Kcal por dia

Se uma pessoa ingere menos calorias, ela provavelmente vai emagrecer. Se ela consumir a mais, é possível que engorde.

É claro que, a dificuldade em ganhar peso não deve estar relacionada ao aumento de consumo de sorvete, frituras e doces para ganhar uns quilinhos. É importante ingerir alimentos com grande quantidade de calorias, mas que estes sejam saudáveis. Veja alguns exemplos:

Alimento

Quantidade

Valor Energético

Filé de frango grelhado

125g

199 Kcal

Biscoito água e gergelim

30g

135 Kcal

Bife grelhado (contrafilé sem gordura)

90g

200 Kcal

Bife de fígado

130g

293 Kcal

Aveia em flocos

30g

140 Kcal

Amêndoas

100g

640 Kcal

Manga

240g

144 Kcal

Sanduíche de peito de peru

162g

262 Kcal

Batata doce cozida

200g

230 Kcal

Outro fator importante é o tipo físico de cada pessoa. Saber qual é o seu pode ser uma grande ajuda para alcançar os seus objetivos mais rapidamente, se alimentando e se exercitando de forma mais apropriada. Você sabe quais são esses 3 tipos físicos?

ECTOMORFO – São aqueles que têm dificuldades em ganhar peso. São caracterizadas por pequenas porcentagens de gordura corporal e poucos músculos. Nesse caso, os hipercalóricos auxiliam de forma eficiente.

MESOMORFO – São aqueles com maior facilidade em ganhar ou perder peso. O ideal é  ingerir proteínas de alto valor biológico ao longo do dia com uma quantidade moderada de carboidratos para manter a energia e evitar o catabolismo muscular.

ENDOMORFO – As pessoas com esse tipo físico são geralmente pré-dispostas a um maior acúmulo de gorduras. Fique longe de grandes quantidades de carboidratos. Hipercalórico, nem pensar!

BENEFÍCIOS DOS SUPLEMENTOS HIPERCALÓRICOS

– Ganho de massa muscular: Com a ingestão de grandes quantidades de carboidratos, o corpo consegue fazer com que toda a proteína ingerida seja usada na recuperação muscular, garantindo o crescimento. Nada de utilizar proteínas como fonte de energia.Nutri-Mass-Hipercalorico

– Ganho de força e energia: Com o seu corpo sempre abastecido devido a grande quantidade de carboidratos, dificilmente ocorrerá um déficit de energia, garantindo sempre energia e o máximo de força nos exercícios.

– Rico em vitaminas e minerais: Hoje em dia, a maioria dos hipercalóricos são ricos em vitaminas e minerais, o que coopera mais ainda para o ganho e a recuperação da massa muscular.

COMO E QUANDO CONSUMIR

A dose de hipercalórico varia conforme a necessidade de cada organismo. Geralmente, a doses indicada pelas marcas é de 120 a 150 gramas diárias. Apenas com essa dose, é possível ingerir em torno de 500 Kcal, o que facilita na hora de ganhar peso. Essa quantidade pode ser consumida de uma só vez ou dividida em 2 ou 3 vezes, assim o organismo absorve melhor os nutrientes presentes no produto. Quando ingerido de uma só vez, se o corpo não estiver acostumado com altas doses de carboidrato, pode acarretar em diarreia e náusea. Se consumido da forma correta, não há problemas.

Abaixo segue uma tabela comparativa entre algumas marcas tradicionais na área da suplementação. A quantidade para referência de valores é de 120 gramas. Os produtos em vermelho são ricos em vitaminas e minerais. Os demais são mais simples, mas também proporcionam bons resultados.

Produto

Carboidratos

Valor Energético

Proteínas

Massa Nitro (Probiótica)

97g

456 Kcal

16g

Deca Mass (Integralmédica)

81g

470 Kcal

23g

Nutri Mass (Integralmédica)

90g

458 kcal

19g

Nutri Whey (Integralmédica)

80g

446 Kcal

30g

Mass Titanium (Max Titanium)

99g

450 Kcal

13g

Real Gains (Universal)

67g

472 Kcal

41g

Massa 3200 (Probiótica)

83g

446 Kcal

27g

Massa Monster (Probiótica)

76g

435 Kcal

28g

Carn Pro Mass (Probiótica)

76g

446 Kcal

35g

Super Massa (BP Suplementos)

94g

564 Kcal

18g

Os melhores horários para consumir são:

Café da manhã: Por ficar horas sem ingerir nutrientes, o organismo está pronto para absorver o hipercalórico da melhor forma possível.

Lanches: Ao invés de comer qualquer alimento entre as refeições, opte pelo hipercalórico, que garantirá bom aporte nutricional. Se você conseguir comer algum alimento saudável calórico na hora do lanche, melhor ainda. O hipercalórico melhora a alimentação, mas não a substitui completamente.

Antes do treino: Se você precisa de mais energia para treinar, o hipercalórico vai te auxiliar. Por conter Maltodextrina, carboidrato de lenta absorção, vai oferecer energia durante o treino e evitar a fadiga muscular.

Após o treino: Não é o horário mais indicado se você também buscar o ganho de massa muscular magra. Prefira consumir uma proteína com dextrose e terá melhores resultados.

INDICAÇÕES E CONTRA INDICAÇÕES

O consumo de hipercalóricos é indicado como alimento para atletas, sendo assim, não é recomendado para os que se exercitam por lazer ou estética, pois, para estes casos, uma dieta balanceada pode ser suficiente.

Devido a sua grande quantidade de carboidratos, só devem ser consumidos por pessoas que visam o ganho de peso. Ele não é indicado como substituto de mais de 1 refeição diária e não deve ser consumido em dietas de emagrecimento.

Os carboidratos, quando consumidos em excesso, podem causar diarreia, náuseas e vômito. Pessoas com diabetes devem consultar um nutricionista antes de consumir qualquer suplemento hipercalórico.

DICAS SÃO SEMPRE ÚTEIS

– Escolha um hipercalórico com muito carboidrato, mas também com muita proteína. Ela é essencial para o ganho e a definição da massa muscular.

– Não exceda a quantidade necessária de calorias diárias, a não ser por aconselhamento médico.

–  Não ignore nutrientes para se importar apenas com o valor calórico total. Você pode estar deixando de ingerir quantidades suficientes de proteínas e exagerando nos carboidratos, por exemplo.

– Utilizar hipercalóricos como substitutos de dieta não é indicado, pois fará com que seu corpo careça de nutrientes. Caso seu objetivo seja a substituição de alguma refeição, então é prudente que não se substitua mais do que uma refeição por dia.

– A musculação ajudará muito no ganho de músculos (massa magra), mas para ter uma resposta positiva é preciso ter uma alimentação adequada, rica em nutrientes, proteínas e carboidratos.

MITOS E VERDADES

Assim como qualquer outro suplemento alimentar, nos deparamos com diversos mitos, mas sempre ficamos em dúvida se eles são verdadeiros ou não. Vamos desvendar alguns:

Hipercalóricos-mitos-e-verdades-infográfico

  • Hipercalóricos causam espinhas – MITO

Há diversos motivos para o surgimento das espinhas (hormonal é o principal fator), mas os suplementos hipercalóricos não é uma causa.

  • Qualquer pessoa pode consumir hipercalórico – MITO

Infelizmente, não. Diabéticos e pessoas que estão focadas no emagrecimento não devem consumir este produto.

  • Mais hipercalórico = Mais resultados – MITO

Isso não vale apenas para hipercalóricos, mas sim para qualquer suplemento alimentar. A quantidade exagerada de suplementos só vai trazer malefícios para o organismo.

  • Os Hipercalóricos causam diabetes – MITO

É verdade que as pessoas que têm diabetes devem consumir apenas por indicação médica, mas os hipercalóricos em si não causam diabetes quando consumidos da maneira correta.

  • Hipercalóricos aumentam a massa muscular – VERDADE

Esse suplemento não aumenta a gordura corporal, mas sim a massa muscular, devido à quantidade de proteínas que contém em sua fórmula. Com mais carboidratos no organismo, o corpo nunca vai precisar queimar a musculatura para obter energia, facilitando o ganho de massa muscular.

  • É possível substituir uma refeição com um hipercalórico – VERDADE

Sim, é verdade, mas no máximo 1 refeição por dia. Lembre-se que uma boa alimentação é fundamental para bons resultados.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Uma dieta hipercalórica não é fácil, mas é gostosa, com certeza. Invista em saúde! Comece a consumir alimentos calóricos saudáveis e mude sua rotina. O ganho de peso em massa muscular se tornará mais fácil e prazeroso.

As informações contidas nesse post não dispensam a opinião de um médico ou nutricionista.

 

One thought on “Por dentro do mundo dos Hipercalóricos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*