Relato sobre o BCAA 2:1:1 Pro Series, da Atlhetica Nutrition

Academias lotadas, dança, corrida ao ar livre, luta, ciclismo…

A prática de esportes está aumentando dia após dia e acaba contribuindo para a necessidade e busca por suplementos alimentares.

Antigamente a suplementação não era muito conhecida, existiam diversos mitos referentes ao consumo de suplementos. Hoje, pesquisadores desenvolvem novos produtos com diferentes benefícios, assim a suplementação está ganhando mais espaço. Os produtos mais recomendados por nutricionistas são as proteínas, BCAAs, ômegas e multivitamínicos, mas isso varia conforme as necessidades de cada um.

Hoje vamos conhecer mais sobre o BCAA, mostrando para que serve e porque devemos consumi-lo.

O QUE SIGNIFICA BCAA

A sigla BCAA é uma abreviação para Branched Chain Amino Acids, que são Aminoácidos de Cadeia Ramificada, onde encontramos leucina, valina e isoleucina.

São chamados de aminoácidos essenciais, pois os mesmos não são sintetizados por nosso organismo, porém podemos ingeri-los com a alimentação e ou suplementação. Nos alimentos, encontramos nos peixes (atum, salmão), carnes vermelhas magras, frango (sem pele), ovos inteiros, leites orgânicos, feijão branco, lentilha e grão de bico, principalmente.

FUNÇÕES DO BCAA

As principais funções dos aminoácidos de cadeia ramificada são:

  • Proteção dos músculos, evitando lesões por esforço excessivo, aumento da síntese de proteínas e redução do catabolismo proteico (degradação de massa muscular).
  • Recuperação mais rápida após o exercício, pois estimulam a produção do aminoácido glutamina, que ajuda na regeneração e proteção muscular. Assim, as dores pós-treino tendem a ser menores.
  • Aumento da resistência muscular, diminuição da fadiga muscular e central, pois inibe a degradação do glicogênio muscular (energia rápida no organismo).

“Estudos mostram que fadiga auxilia na queda do desempenho, a qual pode ocorrer por hipoglicemia e pelo aumento da serotonina, um neurotransmissor responsável pelas sensações de sonolência, devido ao aumento de captação do triptofano, um aminoácido precursor da serotonina. Nesse caso, a suplementação de aminoácidos de cadeia ramificada é válida (LANCHA, 2002)”.

BCAA-Powder-211-Atlhetica-Nutrition

CONCENTRAÇÃO DE BCAA

Os BCAAs estão disponíveis nas versões cápsula, tablete e pó. Essa também é a ordem de concentração, sendo a cápsula a menos concentrada. Além disso, podemos observar que tem alguns com uma numeração na frente, como o BCAA 2:1:1 da Atlhética Nutrition, podendo este primeiro número chegar até o número 10 (exemplo: 10:1:1).

Mas você deve estar se perguntado, o que significa esse 2:1:1? Este número que está na frente, no caso o 2, é proporção de leucina, enquanto os outros dois são de valina e isoleucina.

A concentração de Leucina normalmente é maior que os demais. E porque precisamos consumir a mais leucina? Se deve a vários fatores, como nos explica Zane Braga, Nutricionista da Atlhética Nutrition:

“A leucina, que faz parte do suplemento de BCAA (branched-chain amino acids) constituindo os aminoácidos de cadeia ramificada junto à isoleucina e valina, é conhecida há décadas no meio esportivo. Estudos demonstram que durante o exercício prolongado há um aumento do catabolismo de ACR na fibra muscular, especialmente do aminoácido leucina, e este é o primariamente responsável pela estimulação da síntese proteica. 

A suplementação de BCAA tem efeitos sobre o incremento muscular por modular o estado inflamatório da célula através da produção de glutamina e ativação da via de sinalização MTOR (Mammalian Target of Rapamycin) que é uma importante via anabólica celular responsável por grande parte do estimulo anabólico e que é acionado pela insulina, fatores de crescimento e nutrientes.

Sendo a leucina o mais eficiente para atenuar o processo de oxidação proteica (catabolismo), vários suplementos de BCAA hoje, concentram uma relação de até 10 vezes mais de leucina para 1 de isoleucina e valina, tornando-o mais eficaz em sua ação. É um aminoácido essencial, ou seja, não é sintetizado pelo organismo, devendo ser fornecido pelos alimentos. Por ter a maior taxa de oxidação comparada aos outros aminoácidos exerce importante influência no anabolismo e tem sido amplamente investigado o seu uso na forma de suplemento.

O fato de ser facilmente oxidada e também de exercer ação cetogênica e secretagogo, a leucina é eficiente para excitar a secreção de insulina servindo de combustível e ativador para a síntese proteica e para o crescimento muscular. Em sinergia, insulina e leucina regulam a resposta anabólica no músculo após exercício.

Portanto, a leucina auxilia na recuperação do músculo pós-exercício físico, promove anabolismo proteico, aumenta a performance física e mental e aumenta a resistência física.”

O BCAA 2:1:1  da Atlhetica Nutrition é composto  pelos  aminoácidos de Cadeia Ramificada em Pó, na proporção de 2 partes de L-leucina (1000mg), 1 parte de L-Isoleucina (500mg) e 1 parte de L-Valina (500mg) adicionado de Vitamina B6.  Com os sabores de tangerina e limão.

RELATO SOBRE O BCAA PRO SERIES

Olá, sou a Júlia e estou aqui para relatar a minha experiência com o Bcaa 2:1:1.

Adoro academia, e pratico musculação há mais ou menos uns 3 anos e suplemento há uns 2.

O Whey Protein de início me ajudava, pois é fonte de BCAA, porém meus treinos foram aumentado e as dores musculares consequentemente aumentaram.

Gosto de mudar, então já experimentei várias marcas, concentrações e apresentações de BCAA’s, agora estou consumindo este da Atlhetica 2:1:1. Ele me ajuda bastante nas dores do pós-treino.

Peguei o sabor Tangerina, uma delícia. Ele é doce, mas no final se sente um sabor azedinho. Gostei, e por ser cítrico acredito que seja mais difícil enjoar. Já provei alguns sem sabor, porém o gosto não era muito agradável.

BCAA-Pro-Series-211-Atlhetica-Nutrition-2

Misturo os dois scoops sugeridos na tabela com quase 200 ml de água na coqueteleira. O indicado é tomar meia dose antes e meia dose depois do treino, eu tomo tudo junto antes do treino, porque é mais fácil e prático.

Meu namorado pedala e desta vez ele acabou suplementando junto comigo para ver se realmente ajudava a diminuir as dores do pós-treino. Ele disse que a fadiga muscular melhorou muito depois de ter suplementado, e a dor realmente melhora. Enfim, ele amou o resultado e agora tenho que dividir meu BCAA com ele, haha.

Compro na Biopoint já faz um ano. Adoro o site e o trabalho da equipe. Sempre muito atenciosos e eficientes.

Digo isso, pois uma vez se enganaram na quantidade do produto, entrei em contato relatando sobre meu problema e me deram várias maneiras para solucionar. O retorno é rápido e não ficam enrolando.

Faturam e despacham o pedido rápido, e isto é muito legal, pois lembro de fazer a compra sempre quando estou no fim do meu suplemento.

Além disso, trabalham com um programa de pontos, que a cada real comprado é convertido em pontos, gerando descontos em futuras compras. Simplesmente demais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*