Treinamento em Baixas Temperaturas

O rendimento cai com o Frio, mas sempre é possível se proteger.

Treinar Musculação no Frio

A maioria das pessoas tende a abandonar os exercícios físicos durante o inverno, perdendo uma oportunidade única de desenvolver seu condicionamento, melhorar sua capacidade de resistência ao frio e ainda chegar ao verão com um corpo mais magro e saudável.

O corpo passa por mudanças quando submetido a baixas temperaturas, mesmo quando em repouso, esse processo é denominado Termorregulação e conta com mecanismos como o tremor, que é capaz de aumentar em até 3 vezes a Taxa Metabólica de Repouso (TMR), toda essa energia produzida pela queima de calorias é convertida em calor. Além disso, o corpo tende a realizar vasoconstrição e aumentar a circulação mais interna, aproximando o sangue venoso do sangue arterial, que é mais quente, gerando um aumento na temperatura sanguínea venosa e melhorando a perda de calor.

Quando exposto diversas vezes a baixas temperaturas o organismo tende a gerar alterações chamadas Aclimatação, tornando a vasoconstrição mais eficiente, levando a queda da temperatura cutânea, aumentando a espessura da pele e podendo levar a uma aclimatização metabólica, que pode ser causada pelo aumento na liberação de hormônios da tireóide e norepinefrina, esses dois hormônios elevam o consumo de oxigênio mitocondrial e a produção de calor.

Quanto à prática de atividade física em baixas temperaturas fica evidenciado nas pesquisas existentes que o rendimento cai, tanto para exercícios de resistência, quanto para exercícios de força muscular. No entanto, tomando as devidas precauções como realizar um bom aquecimento, usar roupas adequadas para o frio, proteger-se do vento, podem garantir que a prática de exercícios físicos continue, mantendo você mais aquecido e saudável no inverno.

O exercício físico é um forte aliado na prevenção da gripe, pois ajuda a reduzir o estresse (condição que altera a liberação de neurotransmissores), estimulando um papel fundamental nas células de defesa do corpo, os linfócitos, a se moverem dos órgãos para a corrente sanguínea, melhorando inclusive a eficácia da vacina antigripal. Indivíduos que praticam atividade física têm menos chances de contrair alguma infecção bacteriana ou viral.

É muito importante manter o aquecimento do corpo, pois isso diminui o risco de lesões, aumenta a irrigação sanguínea tanto nas articulações quanto nos músculos, aumentando assim o rendimento. Aumentar a sua capacidade de queima de gordura, condicionamento físicos, resistência ao frio, e diminuir a incidência de doenças.

Então pratique atividades físicas no inverno e mantenha-se quente saudável e magro!

Prof. Tiago Luiz Echer | CREF: 017586-G/RS

Profa. Gabriela Borsoi | CREF: 017573- G/RS

 

 

Telefone: (54) 9626-5002

E-mail: [email protected]

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*