Vitamina C | Necessidade para o dia a dia

A vitamina C é uma vitamina essencial e faz parte do grupo de vitaminas necessárias para um bom funcionamento do organismo.  Ela protege contra baixa imunidade, doenças cardiovasculares, doenças dos olhos, envelhecimento da pele e ainda, ajuda a regular o metabolismo geral do organismo. A sua falta causa uma horrível doença chamada escorbuto, cujos sintomas são inchaço, dores nas articulações, hemorragia nas gengivas e feridas que não cicatrizam.

Este nutriente pode ser obtido através da alimentação, especialmente em frutas como a laranja, o goji berry, a acerola, o limão e o abacaxi, e em verduras como a couve-flor e o brócolis que são riquíssimos em vitamina C. E claro, ela também pode ser obtida através da suplementação.

Frutas ricas em vitamina C
Frutas ricas em vitamina C

Se você ainda não possui no seu dia a dia uma alimentação rica em vitamina C é melhor repensar os seus hábitos alimentares. Nós da Equipe Biopoint iremos lhe mostrar ótimos motivos para começar hoje mesmo a incluir esse incrível nutriente na sua dieta.

AJUDA A COMBATER GRIPES E RESFRIADOS

O poder da vitamina C foi ressaltado pelo pesquisador Linus Pauling, que ganhou o Prêmio Nobel duas vezes, em 1954 e 1962. Ele pregava que altas doses de vitamina C agiam contra gripes e resfriados. Mas quando se trata de um resfriado comum, a vitamina C não funciona como uma cura. Entretanto, alguns estudos mostram que tomá-la para gripes e resfriados pode reduzir o risco de desenvolver pneumonia e infecções pulmonares. Testes foram feitos com voluntários e os que consumiam maiores quantidades do nutriente ganhavam maior resistência ao vírus da gripe. E aqueles que mesmo ingerindo a vitamina C acabaram contraindo o vírus, tiveram sintomas muito menores do que aqueles que não ingeriram o nutriente. A vitamina C é um nutriente que faz parte do sistema imunológico, portanto é essencial para o nosso sistema de defesa.

AJUDA A EVITAR PROBLEMAS DE VISÃO

A vitamina C ajuda a evitar a perda da visão relacionada à idade, isto porque o nutriente é um dos fatores para a prevenção da degeneração da mácula, que é parte da retina responsável pela percepção de detalhes. Isto foi comprovado por um estudo americano feito pelo National Institutes of Health, que consistia em consumir diariamente um composto de vitamina C, vitamina E, betacaroteno, zinco e cobre.

AJUDA A EVITAR O ENVELHECIMENTO DA PELE

Ela é benéfica tanto para o interior como para o exterior do corpo. Ela ajuda a evitar o envelhecimento da pele por ser essencial para a produção natural de colágeno. Também, é um excelente antioxidante, que combate os radicais livres e previne o envelhecimento das células. Além disso, possui um efeito clareador sobre a pele.

AJUDA A MELHORAR A ABSORÇÃO DE FERRO

A vitamina C é capaz de aumentar a absorção de ferro, obtidos por alimentos de origem vegetal, como verduras e feijão. Assim, ela ajuda a prevenir a anemia, cujos sintomas são desânimo, lentidão de raciocínio, falta de foco e sonolência. Por isso que, em alguns casos, quando há uma feijoada, sempre tem um suco de laranja ou pedaços da fruta, para auxiliar a absorção do ferro presente no feijão.

AJUDA A PREVENIR DERRAMES

Ela mantém as concentrações de colágeno e elastina, que em boas quantidades evitam a ruptura de coágulos e a formação de placas nas artérias. A ação antioxidante do nutriente também ajuda indiretamente, pois mantém a ação de óxido nítrico, substância que faz com que as artérias e veias fiquem relaxadas.

AJUDA A DIMINUIR O ESTRESSE E MELHORAR O HUMOR

A vitamina C ajuda a diminuir os quadros de estresse, porque ela é essencial para a produção de hormônios de resposta ao estresse como o cortisol, histamina e norepinefrina. Já para os quadros de humor, o benefício ocorre porque ela é essencial para a produção de neurotransmissores, que são responsáveis para regular o nosso humor.

RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE VITAMINA C

A recomendação diária de vitamina C é de 60mg, equivalente a 100g de morangos, 1 copo de suco natural de laranja ou 50g de goiaba. A ingestão adequada de vitamina C pode variar de acordo com a faixa etária e o gênero, sendo que ela pode ser aumentada, como por exemplo, em pós-operatórios cirúrgicos. Confira abaixo, a sua ingestão diária recomendada: Vitamina C conforme idade

ALIMENTOS FONTES DE VITAMINA C

Entre os principais alimentos fonte de vitamina C, se destacam as frutas, verduras e legumes. Estão as frutas como abacaxi, acerola, goiaba, laranja, limão, tangerina, kiwi, caju, morango e goji berry. E também os legumes e verduras como o pimentão, brócolis, couve de Bruxelas, rúcula, alho, cebola, repolho, espinafre, tomate, agrião e alface.

SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA C

A suplementação de vitamina C é recomendada quando há deficiência do nutriente e não é possível supri-la com a alimentação. A suplementação deve ser recomendada após a avaliação de um nutricionista ou médico. A vitamina C é encontrada principalmente em frutas, verduras e legumes. Caso você não ingira esses alimentos é importante buscar uma orientação de especialistas, pois pode ser possível que você necessite de suplementação. Na loja Biopoint você pode encontrar a vitamina C ideal para seu objetivo.

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Vitamina C 500mg Pure Ascorbic Acid (100tabs) – Sundown

Dica: NÃO exagere no consumo de vitamina C! A chance de obter um benefício para a saúde utilizando altas doses de vitamina C é a mesma de não usá-la. O excesso de vitamina C no corpo pode causar efeitos inesperados e piorar o que já estava ruim, como formação de cálculos renais. Por isso, cuidado com alguns suplementos vitamínicos que possuem altas doses chegando a 2000mg enquanto o recomendado por dia é 60mg. Sempre aconselhamos o acompanhamento de um nutricionista.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Não há dúvidas que a vitamina C é um incrível nutriente, e que deve estar incluso na dieta de todos. Ela tem múltiplos benefícios, e em conjunto com outros nutrientes, traz um bom funcionamento do organismo. Porém, muitos não sabem a melhor maneira de consumir para que ela seja melhor absorvida pelo organismo e que não gere prejuízos. Portanto lembre-se de não exagerar no seu consumo. Qualquer dúvida, sugestão ou reclamação, deixe seu comentário abaixo que nós estamos sempre atentos!

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