Iniciantes podem consumir Suplementos Alimentares?

Sou iniciante na prática esportiva, será que devo consumir algum Suplemento Alimentar? Posso consumir diversos tipos de Suplementos?

Em primeiro lugar, devemos pensar na seguinte pergunta: Como estou me alimentando? Tenho uma dieta que consegue suprir minhas necessidades?

Se você é uma pessoa que costuma fazer refeições saudáveis e balanceadas durante o dia, talvez a Suplementação não seja necessária em um primeiro momento. A Suplementação se faz indispensável a partir do momento em que a alimentação não dá conta de recuperar a musculatura com as proteínas, nem a energia com carboidratos, por exemplo.

Se a alimentação diária é pobre em nutrientes, entra a Suplementação, que é ideal para que o organismo não se sinta debilitado durante os exercícios físicos e consiga recuperar-se rapidamente. Desta forma, os objetivos traçados serão concluídos com mais facilidade.SuplementosExistem diversos grupos de suplementos, porém os mais procurados por iniciantes são:

Proteínas: Ideais para a recuperação e o crescimento muscular. São encontradas de diversas maneiras:  Whey Protein (proteína do soro do leite), Albumina (proteína da clara do ovo), Proteína da Carne, Caseína (também proveniente do leite), Proteína da Soja, do Trigo, Barras de Proteína…

BCAA’s:  Os aminoácidos evitam a fadiga muscular, fornecem energia e recuperam a musculatura pós treino, evitando as dores causadas pelos exercícios físicos.

Creatina: Responsável por hidratar as células musculares. Ideal para quem precisa de mais força e energia nos treinos.

Maltodextrina e Dextrose: Ambos a base de carboidratos, que servem para fornecer energia para os treinos e recuperá-la após. A diferença entre elas, é que a Maltodextrina tem absorção lenta e a Dextrose é rapidamente absorvida pelo organismo.

Hipercalórico: Para quem busca ganho de peso, é o Suplemento indicado. É uma ótima fonte de carboidratos, e a maioria deles contém uma boa quantidade de vitaminas e minerais em sua fórmula.

Multivitamínicos: Compostos por diversas vitaminas e minerais, eles conseguem aumentar a imunidade do organismo e são antioxidante.

Não é necessário ingerir todos os suplementos citados. É possível ter ótimos resultados com 1, 2 ou 3 destes exemplos. Basta escolher o que se adapta as necessidades de seu organismo.

Para concluir, lembre-se que é de extrema importância o auxílio de um nutricionista, para que a dieta esportiva seja eficiente. Ele saberá dizer em que momento e em quais horários a Suplementação poderá se encaixar em meio a sua dieta.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*