ZMA e GH, entenda como funcionam esses suplementos Pré-Hormonais

O consumo de Suplementos Alimentares está cada vez mais popular entre atletas e pessoas que simplesmente querem melhorar seu condicionamento físico. Os suplementos pré-hormonais, como ZMA e GH estão entre os mais procurados, mas muitas pessoas tem uma visão errada sobre eles. 

SUPLEMENTO ALIMENTAR NÃO É ESTEROIDE ANABOLIZANTE

Este é um assunto um tanto quanto polêmico. Muita gente confunde suplementos pré-hormonais com esteroides anabolizantes, mas eles são muito diferentes.

Os suplementos ZMA e GH (principais pré-hormonais do mercado) são liberados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ou seja, não oferecem riscos à saúde, quando consumidos da forma correta. Geralmente são encontrados em tabletes ou spray sublingual. Estes suplementos aumentam a produção do hormônio do crescimento e da testosterona, mas não são hormônios em si.

Já os esteroides anabolizantes são medicamentos controlados  que só podem ser vendidos em farmácias, com receituário médico e, na maioria das vezes, são injetáveis. Deve haver um motivo para o processo ser esse, não é mesmo? Sim, pois eles são indicados para pessoas que perderam muita massa muscular, normalmente devido a alguma doença, ou que possuam algum déficit na produção hormonal e não para quem quer apenas um corpo sarado. Para saber mais informações sobre esteroides anabolizantes, clique aqui.

ZMA-e-GH

O QUE SÃO O ZMA E O GH?

Ambos são propulsores do hormônio do crescimento, mas agora você vai entender a diferença entre eles e porque é indicado o consumo.

ZMA

O ZMA é a combinação de 3 elementos: Zinco, Magnésio e Vitamina B6. Quando este suplemento é utilizado da forma correta, permite uma maior liberação do hormônio do crescimento, o hGH e também da testosterona. O organismo libera uma quantidade específica de hGH em torno de 90 minutos depois de dormir. Quando isso acontecer, é importante que se tenha disponível os nutrientes do ZMA para que os resultados sejam potencializados.

Outra função é melhorar o relaxamento muscular durante o sono, o que ajuda na recuperação das células musculares.  Em concentrações específicas, ele auxilia no ganho de massa muscular magra.

Não é necessário fazer ciclos de consumo desse suplemento. Ele pode ser consumido diariamente, sem problema algum, desde que ingerido nas quantidades certas. Como já descrito, seu consumo aumenta a liberação de hGH e não causará nenhum efeito colateral, a não ser quando consumido de forma incorreta. Aliás, tudo o que for consumido em excesso, seja comida, bebida ou suplementos alimentares, poderá trazer malefícios ao organismo. Por isso é que se deve respeitar as indicações de uso nas embalagens dos produtos e/ou seguir à risca as indicações de médicos ou nutricionistas.

Importante: Não use o ZMA imediatamente antes ou depois de consumir alimentos ou suplementos com alta concentração de cálcio, pois interfere na absorção dos nutrientes.

GH (suplemento)

O GH (growth hormone) ou hGH (human growth hormone) é conhecido como hormônio do crescimento e é muito importante para o crescimento e desenvolvimento do corpo desde os primeiros anos de vida.

Este hormônio, naturalmente produzido pelo organismo através da glândula hipófise, é responsável por aumentar a síntese proteica e auxiliar no processo de recuperação muscular e na construção dos músculos.

A principal maneira de estimular a produção do hormônio do crescimento é através dos treinos. Ao malhar intensamente, o organismo libera uma maior quantidade de GH, o que resultará em melhores ganhos de massa muscular. O consumo de proteínas também auxilia no aumento da produção do hormônio. Tomar GH (suplemento) sem consumir proteínas é jogar dinheiro fora.

Para quem quer aumentar a liberação do hormônio, o descanso é fundamental. É na hora do sono em que há uma maior liberação.

À medida que o tempo passa, a produção de GH diminui no organismo, e nesse caso a suplementação pode auxiliar.

CONSUMINDO ZMA ASSOCIADO AO GH

O consumo desses dois Suplementos em conjunto é a melhor opção. Enquanto o GH vai aumentar a produção de hormônio do crescimento, o ZMA vai aumentar a liberação do mesmo, fazendo com que o aproveitamento dos produtos seja melhor. O ideal é consumi-los antes da hora de dormir, pois é após o sono que o organismo começa a liberar o hGH.

EFEITOS COLATERAIS

O uso desses suplementos (principalmente o GH), quando em excesso, desequilibra a produção hormonal natural do corpo, pois o organismo tem um sistema inteligente próprio para manter as taxas hormonais estabilizadas. Se a pessoa estimula a produção de um determinado hormônio, esse é somado ao que já é produzido e o organismo entende que há uma desregulação no processo natural e tenta equilibrar, produzindo mais hormônios contrários para balancear.

Nos homens, uma consequência comum é o aparecimento de características femininas, como aumento das mamas, impotência sexual, redução dos testículos e infertilidade.

As mulheres também podem consumir estes suplementos, mas seu consumo exacerbado pode tornar a voz mais grossa, aumento da quantidade de pelos, queda de cabelo, desregulação da menstruação e, claro, o corpo fica mais masculinizado.

Antes de consumir um pré-hormonal consulte um médico para evitar qualquer um desses problemas.

ZMA-e-GH

Vale lembrar que esses suplementos não fazem milagre. A maioria das pessoas pensa que ganhar massa muscular é fácil e rápido, mas não é. A prática de exercícios e uma alimentação adequada para o objetivo são fundamentais. Mais uma vez informamos que o consumo de qualquer suplemento alimentar deve ter o acompanhamento de um médico ou nutricionista. São eles que sabem a real necessidade de suplementação, assim como as doses a serem consumidas.

Esperamos que tenha sanado suas dúvidas a respeito dos suplementos pré-hormonais. Caso tiver mais alguma, deixe nos comentários.

Até a próxima.

 

42 thoughts on “ZMA e GH, entenda como funcionam esses suplementos Pré-Hormonais

  1. Excelente conteúdo, muito informativo e completo, realmente o ZMA é muito recomendado para produção de hgh.

    É uma pena que ainda é confundido injustamente com esteroides, pela pessoas mal informada ou alienada pela mídia brasileira de TV.

    1. OS PRÉ-HORMONAIS QUANDO ADENTRAM O ORGANISMO E METABOLIZADOS PELO PRÓPRIO, TEM EFEITOS COLATERAIS TANTO QUANTO OU PIORES AINDA DO QUE OS “ESTEROIDES ANABOLIZANTES”…FICA A DICA…

      1. fernando vc falou tudo depois que metaboliza no corpo vira pior que esteroides anabolizande , eles colocam pro hormonal só para ser liberado pela anvisa

  2. Isso é verdade o pré não contém esteróides e sim o pro , e lembrando tudo na vida tem consequências e os pré tbm pode trazer malefícios como dito ai

  3. Ola, gostaria de saber se posso tomar o ZMA as 8 da noite , sendo que minha ultima refeiçao é as 22 depois eu vou dormir.
    Obrigada.

  4. pré hormonais nao tem colaterais , sao bem raros se tomado corretamente , sao só estimulantes a maior produçao hormonal
    ja os pró hormonais sao hormonios em si ,administrados no organismo ,é o proprio gh e testosterona ,quando ingeridos o organismo entende que esta vindo de fora e para de produzir , sendo necessario um tpc-terapia pos ciclo com medicamentos para regularizar a produçao natural .

    1. Boa tarde estou em dúvida de tomar um suplemento de vocês que comprei pq fiquei sabendo que ele é um pre hormonal o testax e fato isso ou posso tomar ele de boa não sei ti falar se ele é pré ou pro

  5. A informação do ZMA pede o seguinte “A dica é não consumir o ZMA juntamente ou imediatamente antes ou depois de ingerir alimentos suplementos que contenham alta concentração de cálcio, pois este pode interferir na absorção dos nutrientes presentes no ZMA.”

    Lembrando que a maioria ou por assim dizer todos os GH contém na sua fórmula 800 até 1000 mg de Cálcio. E aí, Não seria uma controvérsia?

  6. Diogo , eu posso tomar ZMA com Somatrodol , visto que esse último contém BORO e as outras que tem no Somatrodol tem no ZMA . Posso tomar um desse dois com um hiperbólica + whey + bcaa em pó?

    1. Olá,

      A principio não teria problema. Mas percebendo que você consome vários suplementos, acredito que treine muito pesado. Nesse caso o ideal é consultar um nutricionista, ele irá ajudar muito!

      Bons treinos!

  7. Olá!

    Tenho dificuldades no ganho de massa muscular. Atualmente peso 55kg e não consigo passar disso (Quero chegar aos 60kg) Minha dieta é toda pesada 120g de carboidratos e 110g de proteína. Não utilizo suplementação no momento.
    ZMA e GH seriam uma opção? Whey + malto seria tbm?

    ótimo post, parabéns!!

  8. eu tenho um ano e meio de academia, se eu tomar esses suplementos juntos de acordo com o que vem escrito na embalagem do produto mesmo assim, pode causar algum efeito colateral como mencionado na descrição acima?

  9. Olá, tenho 25 anos.
    Se eu tomar HGH, ele pode fazer, com que eu cressa na altura, pois sou muito alta e não quero que minha altura aumente. Obrigada.

  10. Tomo ZMA e tenho muita queda de cabelo, pode ser por conta do ZMA?
    Gostaria de uma ajuda ! Minha intenção é não perder massa magra e sim ganhar! Obrigada

  11. Gostaria de saber se o uso de ZMA interfere no efeito de anticoncepcional oral, visto que o ZMA estimula a produção de testosterona.

  12. Gostaria de saber se posso tomar zma + gh pro juntos, tendo em vista que já estou tomando wey, cretina, malto durante o treino e glutamina?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*