09 de Outubro – Dia do Atletismo

Mantenha o ritmo no Dia do Atletismo

No dia 09 de Outubro é comemorado o Dia do Atletismo. O Atletismo é uma modalidade desportiva cujas origens remontam à antiguidade grega e aos primeiros Jogos Olímpicos, realizados no ano 776 a.c. Por isso, pode-se dizer que é a forma mais antiga de organização desportiva. É considerado um esporte de base, pois sua prática reflete os movimentos essenciais do ser humano nas seguintes especialidades: Correr, saltar e arremessar.

As disputas de atletismo podem ser feitas de forma individual ou em grupo, como por exemplo uma corrida de 100m, onde o atleta corre sozinho, e o revezamento 4 X 100, onde cada atleta deve percorrer um trecho de cem metros, tendo que passar um bastão que carrega em sua mão para o próximo integrante da equipe, até o último participante do grupo cruzar a linha de chegada.

Já nas provas de campo, são feitas disputas de saltos e lançamentos. Os saltos são em altura ou em distância. Nas provas de arremessos são utilizados discos, dardos e pesos, onde o vencedor é quem lança o objeto à maior distância.

No Brasil, a prova de atletismo mais conhecida é a corrida de São Silvestre, realizada em São Paulo, no dia 31 de dezembro. A ideia da mesma foi do jornalista Cásper Libero, sendo que a primeira disputa aconteceu no ano de 1925. De lá para cá a prova acontece todos os anos, com a participação de atletas de todo o mundo, que fazem um trajeto de quinze quilômetros.

No dia do atletismo sempre acontecem comemorações por todo o país, principalmente com provas de corrida, onde as distâncias são de 5 km para mulheres e 10 km para homens, dando oportunidade à população de participar, por ser uma prova mais fácil, com um trajeto menor.

Nesse Dia do Atletismo, faça a diferença. Saia para correr, saltar… Pratique o atletismo e aproveite seus benefícios.

Dia-do-atletismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*