Alimentação Vegetariana: O que é e os alimentos permitidos.

 

Os motivos podem ser muitos: manutenção da saúde, restrição alimentar ou preocupação com o bem-estar animal, mas a verdade é que cada vez mais pessoas estão adotando a alimentação à base de plantas. Embora os benefícios sejam muitos com essa nova dieta, as dúvidas também são. Afinal, o que é uma alimentação vegetariana, quais os benefícios, os alimentos permitidos e como driblar a vontade de comer carne? Para sanar essas e outras dúvidas, confira os próximos tópicos!

Termos veggies

Antes de entrarmos na alimentação vegetariana, é importante ter noção de alguns termos veggies. Você sabia, por exemplo, que existem diferenças entre vegetarianos e veganos? E que alguns vegetarianos consomem leite e ovos? Veja abaixo o que significa cada um dos termos.

  • Ovolactovegetariano: esse grupo não consome nenhum tipo de carne (incluindo peixes e frutos do mar), porém consome ovos, leite e derivados.
  • Lactovegetariano: esses, por sua vez, não consomem nenhum tipo de carne, ovos e nenhum alimento que leve o ovo, mas ainda ingerem leite e derivados.
  • Ovovegetariano: os ovovegetarianos não consomem carne, nem leite e derivados, mas o ovo continua na dieta.
  • Vegetariano estrito: não consomem nenhum tipo de carne, ovos, laticínios e nenhum outro alimento de origem animal, como mel e gelatina.
  • Vegano: além de não consumirem nenhum alimento de origem animal (como os vegetarianos estritos), os veganos não utilizam produtos testados em animais ou que explorem de alguma forma os animais, como vestuário (sapatos e bolsas de couro), cosméticos (shampoos e outros itens testados em animais) e entretenimento (circo, zoológico, etc.).

Portanto, podemos dizer que todo vegano é vegetariano estrito, mas nem todo vegetariano estrito é vegano!

O que é alimentação vegetariana?

A alimentação vegetariana é uma dieta baseada no consumo de verduras, legumes, hortaliças, frutas, grãos, oleaginosas e cereais. Os alimentos de origem animal, como carne (todos os tipos), ovos, leite, mel e qualquer outro produto alimentício de origem animal (gelatina, iogurtes, etc.) ficam restringidos nessa dieta.

Algumas vertentes dentro do vegetarianismo, como o ovolactovegetarianismo, mantém o consumo de ovos, leite e derivados.

Mas, a finalidade de ambas as dietas é uma só: eliminar completamente o consumo de carne.

Por que ser adepto da alimentação vegetariana?

Além do respeito aos animais, que é o principal motivo que leva muitos a adotar à dieta e ao estilo de vida, a alimentação vegetariana também está ligada a melhora da saúde, principalmente na prevenção de doenças cardiovasculares e do controle da hipertensão e da diabetes, como também é usada para ajudar na perda de peso saudável.

Entre os principais benefícios da dieta também estão o fortalecimento da imunidade, devido ao consumo maior de vegetais (ricos em vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes), deixando o corpo menos suscetível a gripes, resfriados e infecções.

Além destas vantagens, ainda há outras: o metabolismo fica acelerado, as fibras presentes nos vegetais aumentam a sensação de saciedade e melhoram o trânsito intestinal e há uma desintoxicação do organismo.

Dieta vegetariana emagrece?

Muitas pessoas que iniciam a alimentação vegetariana percebem uma perda de peso considerável nos primeiros meses da mudança, fazendo com que surja a dúvida: será que o vegetarianismo emagrece?

Depende! Assim como qualquer outra dieta para emagrecer, o emagrecimento só terá sucesso a partir dos alimentos que você consumir. Uma alimentação baseada em batata-frita e doces, por exemplo, que apesar de liberados são extremamente calóricos, não contribuirá com a perda de peso, muito pelo contrário (você pode até engordar!).

Se a intenção com o tipo de alimentação vegetariano for reduzir a gordura corporal, dar atenção à qualidade dos alimentos ingeridos, dando preferência aos naturais e saudáveis, evitando frituras, açúcar e industrializados, é fundamental.

Quais os alimentos permitidos na dieta vegetariana?

Muitos. E quando dizemos muitos, são muitos mesmo! Mas, ainda assim, muitas pessoas acreditam que a dieta vegetariana é baseada apenas em comer saladas e outros alimentos crus, quando na verdade há uma infinidade de opções para todos os paladares.

Entre os alimentos liberados, estão os pães e massas em geral (macarrão, massa de pizza, lasanha, etc.), arroz e feijão, soja, outros grãos e cereais, legumes (batata, batata-doce, mandioca, abóbora, abobrinha, etc.), verduras (brócolis, couve, espinafre, alface, rúcula, etc.), frutas, kefir de água, tofu, e todas as receitas derivadas desses alimentos, como hambúrgueres vegan (de feijão, lentilha, soja), salsicha vegan e diversas outras preparações.

Esses últimos alimentos citados – hambúrgueres vegan e salsicha vegan -, ajudam muitas pessoas durante a transição para a alimentação vegetariana, principalmente por quem ingeriu carne durante boa parte da vida e é acostumado – e gosta – do sabor, mas resolveu parar por princípios ou para levar uma vida mais saudável.

E as proteínas, terei falta?

Existe um mito de que as proteínas são encontradas apenas nos produtos de origem animal, especialmente nas carnes. Mas, na verdade, a dupla arroz com feijão, grão-de-bico, soja e derivados, quinoa, lentilha e as nozes e castanhas são alguns dos alimentos mais ricos em proteína vegetal e que substituem a proteína animal sem problema nenhum.

A única diferença é na quantidade. Para alcançar os valores diários de proteína, será preciso ingerir um pouco a mais de proteína vegetal do que teria que ingerir de animal.

Aconselhamos que antes de iniciar qualquer tipo de dieta, incluindo a dieta vegetariana, você procure orientação profissional de um médico ou nutricionista, para que ele possa te indicar o melhor cardápio de acordo com suas demandas nutricionais, assim como a suplementação com alguns nutrientes que possam estar em deficiência no seu organismo, como a vitamina B12.

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