Blog da Biopoint

Alimentação Vegetariana: O que é e os alimentos permitidos.

 

Os motivos podem ser muitos: manutenção da saúde, restrição alimentar ou preocupação com o bem-estar animal, mas a verdade é que cada vez mais pessoas estão adotando a alimentação à base de plantas. Embora os benefícios sejam muitos com essa nova dieta, as dúvidas também são. Afinal, o que é uma alimentação vegetariana, quais os benefícios, os alimentos permitidos e como driblar a vontade de comer carne? Para sanar essas e outras dúvidas, confira os próximos tópicos!

Termos veggies

Antes de entrarmos na alimentação vegetariana, é importante ter noção de alguns termos veggies. Você sabia, por exemplo, que existem diferenças entre vegetarianos e veganos? E que alguns vegetarianos consomem leite e ovos? Veja abaixo o que significa cada um dos termos.

Portanto, podemos dizer que todo vegano é vegetariano estrito, mas nem todo vegetariano estrito é vegano!

O que é alimentação vegetariana?

A alimentação vegetariana é uma dieta baseada no consumo de verduras, legumes, hortaliças, frutas, grãos, oleaginosas e cereais. Os alimentos de origem animal, como carne (todos os tipos), ovos, leite, mel e qualquer outro produto alimentício de origem animal (gelatina, iogurtes, etc.) ficam restringidos nessa dieta.

Algumas vertentes dentro do vegetarianismo, como o ovolactovegetarianismo, mantém o consumo de ovos, leite e derivados.

Mas, a finalidade de ambas as dietas é uma só: eliminar completamente o consumo de carne.

Por que ser adepto da alimentação vegetariana?

Além do respeito aos animais, que é o principal motivo que leva muitos a adotar à dieta e ao estilo de vida, a alimentação vegetariana também está ligada a melhora da saúde, principalmente na prevenção de doenças cardiovasculares e do controle da hipertensão e da diabetes, como também é usada para ajudar na perda de peso saudável.

Entre os principais benefícios da dieta também estão o fortalecimento da imunidade, devido ao consumo maior de vegetais (ricos em vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes), deixando o corpo menos suscetível a gripes, resfriados e infecções.

Além destas vantagens, ainda há outras: o metabolismo fica acelerado, as fibras presentes nos vegetais aumentam a sensação de saciedade e melhoram o trânsito intestinal e há uma desintoxicação do organismo.

Dieta vegetariana emagrece?

Muitas pessoas que iniciam a alimentação vegetariana percebem uma perda de peso considerável nos primeiros meses da mudança, fazendo com que surja a dúvida: será que o vegetarianismo emagrece?

Depende! Assim como qualquer outra dieta para emagrecer, o emagrecimento só terá sucesso a partir dos alimentos que você consumir. Uma alimentação baseada em batata-frita e doces, por exemplo, que apesar de liberados são extremamente calóricos, não contribuirá com a perda de peso, muito pelo contrário (você pode até engordar!).

Se a intenção com o tipo de alimentação vegetariano for reduzir a gordura corporal, dar atenção à qualidade dos alimentos ingeridos, dando preferência aos naturais e saudáveis, evitando frituras, açúcar e industrializados, é fundamental.

Quais os alimentos permitidos na dieta vegetariana?

Muitos. E quando dizemos muitos, são muitos mesmo! Mas, ainda assim, muitas pessoas acreditam que a dieta vegetariana é baseada apenas em comer saladas e outros alimentos crus, quando na verdade há uma infinidade de opções para todos os paladares.

Entre os alimentos liberados, estão os pães e massas em geral (macarrão, massa de pizza, lasanha, etc.), arroz e feijão, soja, outros grãos e cereais, legumes (batata, batata-doce, mandioca, abóbora, abobrinha, etc.), verduras (brócolis, couve, espinafre, alface, rúcula, etc.), frutas, kefir de água, tofu, e todas as receitas derivadas desses alimentos, como hambúrgueres vegan (de feijão, lentilha, soja), salsicha vegan e diversas outras preparações.

Esses últimos alimentos citados – hambúrgueres vegan e salsicha vegan -, ajudam muitas pessoas durante a transição para a alimentação vegetariana, principalmente por quem ingeriu carne durante boa parte da vida e é acostumado – e gosta – do sabor, mas resolveu parar por princípios ou para levar uma vida mais saudável.

E as proteínas, terei falta?

Existe um mito de que as proteínas são encontradas apenas nos produtos de origem animal, especialmente nas carnes. Mas, na verdade, a dupla arroz com feijão, grão-de-bico, soja e derivados, quinoa, lentilha e as nozes e castanhas são alguns dos alimentos mais ricos em proteína vegetal e que substituem a proteína animal sem problema nenhum.

A única diferença é na quantidade. Para alcançar os valores diários de proteína, será preciso ingerir um pouco a mais de proteína vegetal do que teria que ingerir de animal.

Aconselhamos que antes de iniciar qualquer tipo de dieta, incluindo a dieta vegetariana, você procure orientação profissional de um médico ou nutricionista, para que ele possa te indicar o melhor cardápio de acordo com suas demandas nutricionais, assim como a suplementação com alguns nutrientes que possam estar em deficiência no seu organismo, como a vitamina B12.

Confira todos os produtos Vegetarianos que temos no nosso site!

www.biopoint.com.br

Produtos Vegetarianos

Sair da versão mobile