Antioxidantes – Quais seus Benefícios?

Combate ao envelhecimento precoce e prevenção de doenças do coração são apenas alguns dos efeitos benéficos da substância. Saiba mais sobre os famosos antioxidantes e como eles atuam no organismo.

Uma alimentação colorida (balanceada) é a base para a manutenção da saúde. É através dela que vamos obter diariamente vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo, para ter mais disposição no dia a dia e uma melhor autoestima. Não só isso, como muitas doenças também podem ser evitadas com uma alimentação saudável, como a obesidade, anemia, diabetes, hipertensão e até alguns tipos de câncer. Uma boa dieta, ainda, é capaz de ajudar no combate da depressão, ansiedade, insônia e estresse, garantindo um maior bem-estar e longevidade.

Por isso, é extremamente importante conhecermos quais os alimentos e nutrientes que mais beneficiam a saúde em geral. Um desses compostos que você deve dar uma atenção especial são os antioxidantes. Encontrados em uma grande variedade de alimentos, entre eles algumas frutas, legumes, sementes, castanhas e proteína animal, essas substâncias devem fazer parte da alimentação diária se você quiser proteger as suas células.

Quer saber mais sobre eles? Então confira o artigo que a Biopoint preparou para você entender mais sobre os antioxidantes e como eles são essenciais para o seu corpo.

Noções básicas sobre os radicais livres

Antes de entendermos sobre os efeitos vantajosos dos antioxidantes no organismo, é importante esclarecer alguns fatos sobre os radicais livres e qual a relação deles com os antioxidantes.

Os radicais livres são moléculas instáveis produzidas naturalmente pelo organismo humano durante o processo de queima do oxigênio – usado para a transformação dos nutrientes obtidos através da alimentação em energia -, por conta de alguns alimentos que são consumidos e até pelo ato de respirar.

Em níveis normais, os radicais livres não são prejudiciais à saúde e são até mesmo úteis para alguns processos das células. O problema está quando são produzidos em excesso, pois essas moléculas podem ser tóxicas para o corpo, prejudicando o funcionamento celular e causando problemas como o envelhecimento precoce da pele, além de criar um ambiente propício para o desenvolvimento de algumas doenças.

A importância dos antioxidantes

O nosso organismo, por si só, é capaz de combater os radicais livres produzidos naturalmente, mantendo as taxas em equilíbrio. No entanto, a exposição a alguns fatores externos, como, por exemplo, a poluição ambiental, raios solares, tabagismo, ingestão de álcool, consumo de agrotóxicos, pesticidas e o estresse, estimulam a produção de mais radicais livres, levando a um desequilíbrio que o corpo não é mais capaz de evitar a ação dessas substâncias. Esse estado é chamado de estresse oxidativo e a boa notícia é que ele pode ser combatido ou, pelo menos, minimizado.

Os antioxidantes são todas as substâncias que evitam a oxidação das estruturas celulares, por meio da neutralização dos radicais livres, impedindo que eles causem algum problema no organismo. Eles podem ser produzidos pelo corpo, como também são encontrados em abundância em diversos alimentos.

Tipos de antioxidantes

Para frear os danos dos radicais livres, o organismo possui dois sistemas antioxidantes:

  • Enzimáticos: as enzimas antioxidantes são sistemas naturais do organismo que servem como defesa dos radicais livres. Podemos citar como exemplo o superóxido dismutase (SOD), a catalase (CAT) e a glutationa peroxidase (GPx). Juntos, eles combatem a ação dos radicais livres (quando em pequenas quantidades) e ajudam a manter o equilíbrio no organismo.
  • Não enzimáticos: os antioxidantes obtidos através da dieta são representados por vitaminas e minerais. Cada um desses nutrientes é único em termos de função antioxidante e estrutura, por isso, variar as fontes são importantes para aumentar o combate aos radicais livres. Alguns exemplos são a vitamina C, vitamina A e o selênio.

Benefícios dos antioxidantes para o corpo e saúde

São muitos os efeitos benéficos dos antioxidantes para o ser humano. Além das fontes alimentares ricas na substância serem extremamente nutritivas, elas carregam propriedades antioxidantes que irão melhorar o funcionamento geral do organismo. Entre os principais benefícios, podemos destacar:

  • Melhora da aparência da pele, tornando-a mais viscosa e saudável.
  • Prevenção do envelhecimento precoce.
  • Retardo do envelhecimento natural da pele.
  • Prevenção de doenças cardiovasculares.
  • Prevenção de doenças degenerativas, como o Mal de Alzheimer e Parkinson.
  • Redução do risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Principais fontes de antioxidantes

Uma dieta adequada é capaz de suprir toda a demanda nutricional do organismo, bem como garantir a ingestão de antioxidantes importantes para o corpo. É simples aumentar o consumo dessas substâncias, já que existem diversas fontes alimentares ricas nelas. Abaixo, confira os principais antioxidantes não enzimáticos e suas principais fontes.

  • Vitamina C: também chamada de ácido ascórbico, ela pode ser encontrada em frutas cítricas, como a laranja, acerola e kiwi.
  • Vitamina E: é encontrado nas oleaginosas (nozes, castanhas), azeite de oliva extra virgem, linhaça e peixes.
  • Betacaroteno: encontrados em alimentos de coloração laranja, como a cenoura, abóbora e manga.
  • Selênio: entre as fontes de selênio podemos destacar a carne vermelha, peixe, mariscos, ovos, gérmen de trigo.
  • Flavonoides: pode ser encontrado nas uvas, tomate e chás.
  • Isoflavonas: presente na soja e derivados, ervilha, tofu e missô.

Prevenção do estresse oxidativo

Com algumas mudanças simples nos seus hábitos diários, você consegue prevenir o estresse oxidativo, diminuindo a produção de radicais livres e, por consequência, proteger as células do seu corpo. Experimente:

  • Adequar a sua alimentação, preferindo alimentos saudáveis e naturais.
  • Evitar o consumo de industrializados, ultra processados e alimentos ricos em carboidratos simples e açúcar.
  • Parar de fumar.
  • Evitar ou ingerir álcool moderadamente.
  • Utilizar o protetor solar todos os dias, aplicando pelo menos 15 minutos antes de se expor ao sol.
  • Incluir mais alimentos antioxidantes na sua dieta.

Agora que você já descobriu a importância dos antioxidantes para a manutenção da saúde e para evitar o envelhecimento precoce da pele, aproveite as dicas do post de fontes alimentares da substância e inclua esses alimentos no seu dia a dia. Gostou do post? Então continue acompanhando o blog da Biopoint para conferir mais conteúdos sobre nutrição!

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