Batata Doce e seus diversos benefícios

Você conhece todos os benefícios da batata doce?

A batata doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção é mais lenta, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular muito o hormônio chamado insulina (responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gorduras). Rica em fibras, ela também é fonte de ferro, vitamina C e potássio, além de apresentar alto teor de vitamina E, conter vitamina A e C.

Batata-Doce

Os principais benefícios da batata doce são fornecer energia com carboidratos saudáveis e sem elevar o açúcar no sangue e por isso é uma excelente opção para quem pratica exercícios físicos e em pequenas quantidades para quem está fazendo dieta.

Além desses, há outros benefícios da batata doce para a saúde:

  •  É aliada no emagrecimento;
  •  Fortalece o sistema imunológico devido a sua vitamina A. Esse nutriente também protege a pele;
  •  Fornece energia para o treino e auxilia no ganho da massa muscular, pois libera a glicose no sangue lentamente;
  •  Auxilia na formação de colágeno graças à vitamina C;
  •  É um poderoso antioxidante, pois contém vitaminas A e E.

SE A BATATA DOCE CONTÉM CARBOIDRATO, PORQUE AUXILIA NO EMAGRECIMENTO? 

Isso de deve ao baixo índice glicêmico e por ser rica em fibras, que promovem uma ótima saciedade. O grande responsável por esse alimento favorecer a dieta é o amido resistente, que apesar de ser um carboidrato se comporta como uma fibra insolúvel, ou seja, resiste às enzimas do intestino delgado, que não consegue digeri-la. Ele também atrai as moléculas de gordura e de açúcar, fazendo com que sejam absorvidas de forma mais lenta, evitando o acúmulo.

BENEFÍCIOS DA BATATA DOCE NA MUSCULAÇÃO

O principal benefício para as pessoas que praticam musculação e consomem batata doce é o fornecimento de energia. Devido a sua lenta absorção não há picos de insulina, ou seja, a energia é constante e dura por mais tempo. É uma ótima opção antes do treino e na hora do lanche.

Muitas dietas apoiam o corte de carboidratos da alimentação para emagrecer de forma mais rápida, mas esses alimentos são responsáveis por fornecer a energia necessária que o organismo precisa e seu consumo adequado não deve ser banido, especialmente se você for um praticante de atividade física. Se a ideia é perder peso, invista em carboidratos considerados bons, como a batata doce.

PREPARANDO A BATATA DOCE PARA O CONSUMO

Esse tipo de batata pode ser cozida, assada ou ingerida na forma de purê. Podem ser aplicadas as mesmas preparações que a batata inglesa.

A melhor maneira de obter todos os benefícios da batata doce na dieta é de forma cozida e com casca. É bem importante evitar fritar as batatas, pois a fritura vai aumentar a gordura na batata doce, prejudicando a saúde.

A batata doce pode ser comida nas refeições principais, como almoço e jantar, nos dias em que se treina acompanhada de alimentos ricos em proteínas e com pouca gordura, como carne de frango, peru ou peixe. Além disso, é importante incluir sempre na refeição uma salada de legumes variados, a fim de obter vitaminas e minerais.

Não há uma dose diária recomendada. Ela deve estar calculada dentro do plano alimentar de acordo com o objetivo de cada um. Consulte seu nutricionista para tirar dúvidas quanto as doses.

RECEITAS E COMBINAÇÕES COM BATATA DOCE

Que tal mudar um pouco e fazer receitas com batata doce?

Purê de batata doce

Ingredientes

  • 2 batatas médias
  • 100ml de leite desnatado
  • Tempero a gosto (Foi usado Mrs Dash)

Modo de preparo

Cozinhe a batata com casca. Quando estiver cozida, amasse-as bem. Acrescente o leite e misture com uma colher ou com um mixer. Adicione temperos a gosto, mas sem exageros. Uma dica é consumir os temperos Mrs Dash que não contém sódio. Bom apetite!

Frango com Batata Doce

Uma boa combinação com esse alimento é com frango, porque a combinação desses dois alimentos é balanceada nutricionalmente sendo apenas necessário acrescentar uma salada de legumes para ter uma refeição completa e equilibrada. Segue a receita:

Ingredientes

  • 1 filé de frango
  • 2 batatas doces
  • Louro
  • Limão
  • Orégano

Modo de preparo

Temperar o frango com o limão, o louro e orégano, ou da forma de preferir. Esses temperos são apenas sugestões. Assar as batatas no forno enroladas em papel de alumínio por 30 minutos. Grelhar o filé de frango. Acompanhar com uma salada de repolho roxo, pimentão, tomate e rúcula, ou outra de sua preferência. As batatas podem ser comidas inteiras ou amassadas.

Frango-com-batata-doce

BATATA DOCE EM PÓ MAX TITANIUM

Max Titanium lançou uma super novidade. A Batata Doce em pó! Agora ficou muito mais fácil fazer lanches saudáveis e nutritivos. Esse produto é capaz de fornecer energia para a prática de exercícios e auxiliar no ganho de massa muscular.

A batata doce em pó pode ser utilizada na hora de fazer fazer pães, para acompanhar pratos a base de carne ou peixe e até mesmo Batata Doce em pópara incrementar seus shakes diários de proteína.

Sugestão de preparo:

 Em fogão:

1 – Coloque na coqueteleira as 30g de batata doce em pó (2 colheres de sopa), 200ml de água (1 xícara de chá), 1/2 colher (chá) de azeite extra virgem ou óleo de coco, uma colher (sopa) de leite desnatado (15g), sal e noz moscada a gosto. Agitar até completa homogeneização.

2 – Despejar a mistura em uma panela e levar ao forno médio, misturando sempre, até obter a consistência desejada (aproximadamente 2,5 minutos).

Em micro-ondas: 

1 – Realize o passo 1 da receita para o fogão.

2 – Coloque em uma tigela de vidro ou porcelana e leve ao micro-ondas na potência máxima por 2 minutos.

3 – Retire do forno e mexa até obter a consistência desejada.

Rendimento: A cada 5 colheres de sopa do produto, consegue-se 150g de batata doce.

Informação Nutricional

Porção de 30g de pó (2 colheres de sopa)

Quantidade por porção

%VD*

  Valor Energético

94Kcal=395kJ

5

  Carboidratos

21g

7

  Proteínas

2,3g

3

  Gorduras Totais

0,2g

0

  Gorduras Saturadas

0g

0

  Gorduras Trans

0g

**

  Fibra Alimentar

3,9g

16

  Sódio

65mg

3

* % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** Valor diário não estabelecido.

Agora você sabe como aproveitar da melhor forma possível sua batata doce, independentemente se for na forma natural ou através da suplementação. O importante é consumir e usufruir de seus benefícios. A batata doce é uma excelente fonte de carboidratos e fibras, e o melhor, o valor é bem acessível.

ONDE COMPRAR

Loja Virtual: http://www.biopoint.com.br/batata-doce-em-po

Lojas Físicas: http://www.biopoint.com.br/lojas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*