Dicas para curtir o verão de forma saudável

Você já está preparado para a estação mais quente do ano?

O que você mais gosta de fazer no verão? Quais são as atividades que mais lhe dão prazer? Qual é seu lugar preferido para passar um fim de tarde, relaxar com a família ou para praticar esportes? O que você faz para curtir o verão de forma saudável?

No verão é muito comum as pessoas fazerem atividades ao ar livre, devido ao calor da estação. Dessa forma é possível sair da rotina, como frequentar a academia ou qualquer lugar fechado para praticar exercícios. Mas é muito importante cuidar da saúde nessa época, pois devido aos raios solares intensos a desidratação e as queimaduras na pele acabam surgindo com facilidade.

Hoje, a Equipe Biopoint vai dar algumas dicas de como curtir o verão da melhor forma possível, aproveitando ao máximo os dias quentes.

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Proteção acima de tudo

A primeira dica é o uso de protetor solar. Ele é indispensável no inverno, então imagine no verão. Esse produto é fundamental para evitar danos à nossa pele, como queimaduras e manchas causadas pelos raios solares. Ele consegue absorver ou refletir a radiação solar.

O FPS (Fator de Proteção Solar) mínimo necessário varia conforme o tom de pele e a sensibilidade de cada pessoa, mas o recomendado por dermatologistas é de 15 para cima. É muito importante evitar ficar no sol sem proteção, e o uso de um chapéu e de óculos escuros auxilia muito. Eles não servem apenas para compor o visual. Uma dica importante é cuidar na hora de comprar seus óculos escuros, afinal eles devem ter proteção UVA. Os óculos sem o filtro só facilitam a ação dos raios solares. No escuro, as pupilas dilatam, facilitando a entrada de radiação.

Sol na hora certa

De acordo com dermatologistas, o ideal é pegar sol apenas antes das 10h e após as 16h (no horário de verão, esse horário muda para 9h e 17h), pois a Sol-na-hora-certaincidência solar e os raios solares são menos severos e a agressão a pele se torna menor. Mas não se esqueça: Mesmo nesse horário, use sempre o protetor solar, o chapéu e os óculos escuros.

Uma dica bem legal para proteger a pele, além de utilizar o protetor solar, é consumir betacaroteno em cápsulas. Com uma boa concentração de Vitamina A, esse nutriente protege a pele evitando queimaduras e ainda otimiza o bronzeado e evita a vermelhidão causada pelos raios solares intensos. Você encontra diversos produtos clicando aqui. Outra opção é consumir alimentos que contenham betacaroteno, como cenoura e beterraba.

Para refrescar

Quem aí gosta de tomar um sorvete no verão? Nada melhor para se refrescar né! Para quem é fã de sorvetes e picolés, o ideal é dar preferência para aqueles feitos à base de frutas, pois são menos calóricos e auxiliam na hidratação. Sem dúvida eles são uma ótima pedida, mas para quem não quer chegar no final da estação com uns quilinhos a mais, a dica é apostar apenas nos picolés de fruta. Livres de leite, eles têm menos gorduras e, consequentemente, menos calorias.

Outra opção para refrescar são as piscinas, o mar e até mesmo um rio ou lagoa. Eles são quase indispensáveis para suportar altas temperaturas, mas devem ser utilizados com cuidado e cautela para prevenir afogamentos.

Hidratação

Hidratar o corpo é fundamental para aguentar os dias de calor, onde tendemos a transpirar muito mais que o normal. Por isso, beba muita água para compensar. Segundo médicos, é necessário, no mínimo, 2 litros por dia. E nota 10 para quem consome água de coco, pois ela é rica em nutrientes e evita a desidratação.

Especialmente no verão, devemos ficar atentos às bebidas alcoólicas que geralmente são consumidas com maior frequência, como a cerveja e a caipirinha. Além de conter calorias extras, quando ingeridas em grandes quantidades, estas bebidas podem levar à desidratação. O álcool “retira” a água das células, agindo como um diurético, ou seja, estimula a formação de urina com consequente perda de água pelo organismo. Seja moderado no consumo desses tipos  de bebidas.

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Alimentação leve e balanceada

Cuidado ao comprar lanches que ficam expostos ao sol e a poeira. A atenção deve ser redobrada com barracas de praias e bares que além de oferecerem alimentos gordurosos, com pouco valor nutritivo, podem apresentar problemas de conservação inadequada. Para se prevenir, o melhor é levar de casa frutas variadas e devidamente higienizadas. Aproveite as delícias da época, como manga, uva, pêssego, abacaxi, ameixa, melancia, etc.

Exercícios ao ar livre

No verão, nada melhor do que poder correr, nadar, caminhar ou fazer qualquer atividade física ao ar livre. Se você for à praia, aproveite as atividades oferecidas, como dança e alongamentos à beira-mar. Também leve uma bicicleta ou alugue para poder pedalar ao longo do calçadão. Atividades ao ar livre fazem bem para a saúde do corpo e da mente. Quando se exercitar ao ar livre, lembre-se de se proteger.

Usar roupas leves

Uma dica útil é usar apenas roupas leves ao passear em dias quentes. Vista roupas leves e simples como camisetas, regatas, shorts ou vestidos, principalmente feitas de algodão e dry, que facilitam a transpiração. Não se esqueça do bom e velho chinelo de dedo e outros calçados confortáveis, como sapatilha e sandália.

Consumir bebidas hidroeletrolíticas

Com o aumento da temperatura, nessa época do ano acabamos perdendo mais líquido através da transpiração. Assim funciona o nosso mecanismo de resfriamento do corpo, por meio do suor que o corpo consegue reduzir sua temperatura, contribuindo para a manutenção da temperatura. Junto com a água perdida no suor, eliminamos minerais importantes, como ureia, ácido úrico e cloreto de sódio. Além da correta hidratação com água, é importante o consumo de bebidas com eletrólitos, as hidroeletrolíticas, que contém minerais em sua fórmula. Eles são facilmente encontrados em mercados. Há também a opção de Suplementos Alimentares com essa função, como Cramp Block e Isotonic Drink, ambos da Atlhetica Nutrition.

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Com todas essas dicas ficou muito mais fácil curtir ao máximo o verão, não é mesmo? Agora é só escolher o lugar ideal para passar as férias e arrumar as malas.

Lembre-se sempre de escolher apenas os itens necessários para a sua viagem, para evitar muito peso em bagagens. Use e abuse de protetor solar, óculos de sol e chapéu. Não esqueça de beber muita água e bebidas hidroeletrolíticas para manter o corpo hidratado e prefira alimentos leves e saudáveis. Um bom período de descanso e prazer afetam positivamente o desempenho no restante do ano.

Relaxe, proteja-se e aproveite tudo de bom que essa estação pode lhe proporcionar!

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