Blog da Biopoint

Dicas para escolher melhor o seu próximo BCAA

Saiba escolher o melhor BCAA

Olá pessoal, tudo bem? Todos nós já ouvimos falar dos aminoácidos e que eles são muito importantes para praticantes de atividades físicas em geral. Hoje vamos falar um pouco mais sobre os BCAAs (aminoácidos essenciais) e como escolher um bom suplemento BCAA que atenda as suas expectativas.

Aqui no Blog nós já falamos várias vezes sobre BCAAs, veja abaixo alguns posts:
Melhor horário para consumir BCAAs
Conheça os BCAAs da loja Biopoint
Qual a importância dos BCAAs

Os BCAAs são três aminoácidos essenciais, a Leucina, Isoleucina e Valina e fazem parte de um grupo de nove aminoácidos que não são produzidos pelo organismo. Sendo assim, eles precisam ser ingeridos na alimentação e praticantes de atividade física necessitam suplementá-los. Cerca de 35% dos músculos são compostos por estes três aminoácidos.

Os praticantes de atividades físicas necessitam um maior aporte de BCAAs para evitar que o corpo utilize proteínas intracelulares na produção de energia, se isso ocorrer, você estará sofrendo o famoso catabolismo (perda de massa muscular).

Muitas pessoas defendem o não uso de suplementos alimentares, eu já tenho a opinião de que se uma pessoa quer atingir um patamar físico diferenciado, ela com certeza precisará fazer uso de algum ou de vários suplementos. Entre eles está o BCAA, que ajudará a evitar o catabolismo e contribuirá para uma melhor reconstrução muscular. Sabemos que esses aminoácidos são encontrados na alimentação, mas uma pessoa que pratica atividade física precisa de um aporte maior, ficando assim muito difícil de montar uma dieta adequada. A suplementação com BCAA nesse caso torna-se extremamente útil e prática.

QUAIS AS FORMAS DE APRESENTAÇÃO DOS BCAAs?

Atualmente existem 3 formas básicas de apresentação dos suplementos BCAAs, em cápsulas, em tabletes e em pó.

BCAA em cápsulas – são os mais tradicionais do mercado, geralmente possuem uma concentração de 300mg a 800mg de BCAAs por cápsula.

BCAA em tabletes – já podem ter concentrações maiores por tablete, podendo chegar até 2000mg.

BCAA em pó – novidade no mercado Brasileiro, são misturados com água e tem grande concentração. Ideal para quem precisa consumir doses maiores.

Vejam abaixo o que diz o nutricionista Rodolfo Peres a respeito do BCAA em pó:

Os BCAAS já existem há muitos anos no mercado de suplementação nutricional. Mas até pouco tempo, eram encontrados na forma de comprimidos e cápsulas. Recentemente, as maiores empresas do ramo desenvolveram os BCAAS em pó. Parece simples, mas é um processo bem complexo no sentido de melhorar o paladar, visto que o sabor dos aminoácidos não é muito agradável.

QUANTAS GRAMAS DE BCAA DEVO INGERIR POR DIA?

Existem estudos mostrando que a dose correta de BCAAs por dia é de 0,2g por kg de peso corporal. Ou seja, se você pesa 75kg, deverá consumir 15g de BCAAs por dia.

Isso parece muito, imagina ter que tomar 15 cápsulas de BCAA por dia? Pois é, mas não se assustem, se você tem uma dieta regrada, boa parte dessas 15g já estão sendo supridas nela. Whey Protein também já possui algumas gramas de BCAAs.

Com base nisso tudo, foi estabelecida uma dosagem de 4 a 8g por dia para uma pessoa que pratique atividade física intensa. Sempre lembramos que o ideal é consultar um nutricionista, ele poderá avaliar da melhor forma a sua alimentação e definir as quantidade corretas de cada suplemento.

ENTÃO, COMO ESCOLHER O MELHOR BCAA?

Com base nas informações que passei até agora, podemos notar que a escolha do melhor BCAA é simples.

  1. Primeiramente escolha uma marca que você confie e se familiariza, cuidado com falsificações e importações ilegais. Nosso mercado ainda é novo e cheio de aproveitadores sem escrúpulos.
  2. Defina a quantidade de gramas que você vai ingerir por dia.
  3. Escolha o BCAA pela quantidade de gramas e facilidade de consumo. Se você for consumir 15g por dia, é mais fácil escolher um BCAA em pó. Se for uma dose de 8g, escolha um BCAA em tabletes. Já se a dose for abaixo de 4g, existem vários BCAAs em cápsulas que tem ótimo custo x benefício.

Nesse post não falamos sobre proporção de aminoácidos essenciais e de outros vários benefícios comprovados em estudos. Vamos deixar esses assuntos para outros posts pois todos são de extrema importância.

BCAA QUE ESTOU USANDO ATUALMENTE

 

Escolhi o BCAA Fix da Integralmédica em tabletes pois estou consumindo uma dose de 8g por dia. Assim o custo x benefício desse BCAA ficou interessante. Para fechar as 8g eu consumo 3 tabletes antes e 3 logo após o treino. Assim a embalagem de 400tabs dura mais de 2 meses.

Espero ter ajudado de alguma forma na escolha do seu próximo BCAA. Se tiverem dúvidas é só escrever aqui nos comentários.

Abraço.

Bons Treinos!

Sair da versão mobile