Farinha da casca da uva: funções e benefícios para a saúde

A farinha da casca da uva pode ser consumida para melhorar a saúde do coração, potencializar o emagrecimento e entre diversas outras funções para a saúde. Saiba mais sobre o ingrediente!

Você sabia que algumas frutas podem ser transformadas em farinhas? Maracujá, maça, banana verde e laranja são algumas das opções mais comuns. Mas, ainda existe uma outra que se destaca por ser considerada a mais benéfica para a saúde: a uva. Produzida a partir das cascas e sementes da fruta, a farinha da casca da uva é uma alternativa prática, superversátil e saudável para obter as qualidades nutricionais do alimento sem precisar ingeri-lo na forma in natura.

E para que serve a farinha da casca da uva? Ou melhor: quais são esses benefícios que tanto falam? Para tirar essas dúvidas e outras mais confira os próximos tópicos. Boa leitura!

Composição nutricional da farinha da casca da uva

O principal motivo para ceder um espaço no seu cardápio para esse alimento é relacionado aos seus valores nutricionais.

Rica em fibras e proteínas, livre de glúten e fonte de vitaminas e minerais, a farinha é um alimento de alto valor nutricional que pode ser consumida regularmente.

Os carboidratos também estão presentes na uva e na versão da farinha, compondo em média 53% do produto. Por isso, quem está de olho na balança deve consumir com moderação.

Tabela Nutricional:                                      %VD (*)

Calorias (valor energético) 213,33 kcal     10,67 %

Carboidratos                       53,33 g           17,78 %

Proteínas                              3,33 g             4,44 %

Gorduras totais                          0 g                  0 %

Gorduras saturadas                   0 g                  0 %

Fibra alimentar                      3,33 g           13,32 %

Sódio                                       0 mg                  0 %

(*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

(Informações da tabela retiradas do site dietaesaude)

Funções da farinha da casca da uva

Por ser um alimento rico em antioxidantes e outras substâncias que auxiliam no bom funcionamento do organismo, a farinha da casca de uva pode ser usada para inúmeras funções: ela pode contribuir com a perda de peso, faxinar o corpo contra toxinas, combater o estresse oxidativo e inflamações e proteger o coração.

Fonte de flavonoides, especialmente o resveratrol, a farinha ainda ajuda a reduzir os níveis de colesterol “ruim” (LDL) e a aumentar os níveis de colesterol “bom” (HDL), melhora a circulação sanguínea, auxilia na prevenção de doenças e do envelhecimento precoce.

Benefícios da farinha da casca da uva

Veja, a seguir, as principais vantagens de inserir a farinha da uva no seu plano alimentar:

  1. Melhora do trânsito intestinal

Você já deve ter ouvido falar sobre o benefício das fibras para o bom funcionamento do organismo. Além delas serem importantes para garantir mais saciedade e diminuir a fome, as fibras ajudam a regular o intestino, evitando os problemas típicos de intestino desregulado, como sensação de inchaço e prisão de ventre.

A farinha da uva, por ser uma fonte rica em fibras, ajuda a melhorar o trânsito intestinal, aumenta a saciedade e previne doenças como a constipação, hemorroidas, diverticulose do cólon e o câncer de cólon.

  1. Fonte rica em antioxidantes

A uva propriamente dita é uma fruta rica em propriedades antioxidantes, assim como o vinho e o suco da fruta. O que poucos sabem é que a farinha da casca da uva também possui os mesmos nutrientes que a versão in natura, incluindo antioxidantes (flavonoides, como antocianidinas, antocianinas e resveratrol).

Essas substâncias são extremamente importantes para combater a ação dos radicais livres, compostos presentes naturalmente no organismo, mas que em excesso podem causar danos às estruturas celulares, favorecendo o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de diversas doenças, como doenças cardiovasculares e o câncer.

  1. Ajuda a emagrecer

Embora a farinha da uva não possa emagrecer diretamente, ela pode contribuir com o processo. Por ser um alimento que gera saciedade por mais tempo, ela acaba reduzindo a fome e evitando os “beliscos” durante o dia.

Outro ponto positivo que ajuda na perda de peso é o seu valor calórico. Apesar de conter carboidratos (que, inclusive, são importantes para gerar energia mesmo na dieta!), o seu valor calórico é menor e a sua qualidade nutricional é melhor quando comparado a outros tipos de farinha, como a de trigo.

Assim, você pode usar a farinha da casca da uva sozinha, ou em conjunto com a farinha integral, para preparar bolos, pães, massas e entre diversas outras receitas. Ou adicionada à preparação de sucos para garantir mais saciedade.

  1. Aumenta a energia e disposição

Um alimento rico em carboidratos como a farinha da uva pode ser usado para melhorar a disposição e dar um “gás” de energia no dia a dia. Quando consumida no café da manhã, a farinha aumenta os níveis de energia no organismo e te deixa mais disposto para encarar as atividades que virão.

Para os atletas ou fisicamente ativos, o alimento pode ser ingerido no pré-treino como fonte de energia.

  1. Melhora a saúde do coração

A farinha da uva protege o coração por ser rica em antioxidantes, como o resveratrol, que combatem os radicais livres e controlam os níveis de colesterol no sangue. Além disso, o consumo regular do alimento ajuda a prevenir o entupimento de artérias, melhora a circulação sanguínea e ajuda no controle da pressão arterial.

  1. Previne o câncer

As propriedades antioxidantes da farinha da uva são fundamentais não só para a prevenção, como também para auxiliar no combate de diversos tipos de câncer, como o de mama, próstata, intestino e pele.

Como usar a farinha da casca da uva

A farinha da casca da uva pode ser utilizada de inúmeras formas, uma delas é na forma natural, em que você apenas polvilha o pó por cima de frutas picadas, salada de frutas, shakes, vitaminas ou do suco de frutas. Uma outra forma prática de consumir o alimento é misturá-lo com uma unidade de iogurte natural (o sabor fica muito agradável).

A farinha também pode ser usada na preparação de receitas, como bolos, panquecas, biscoitos e entre diversas outras.

Confira essa e outros produtos a granel em nosso site!

Farinha da casca da Uva

Biopoint.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*