Lactobacilos | A importância de um intestino saudável

O intestino preguiçoso é uma das principais queixas gastrointestinais registradas nos consultórios do mundo todo. Há diversos motivos que contribuem para que o intestino não funcione de maneira correta como a idade, sedentarismo, alimentação inadequada, estresse e gravidez. Além disso, cada organismo tem seu próprio ritmo e a ida ao banheiro vai depender do próprio sistema digestivo, da alimentação e do estilo de vida.

Os lactobacilos mantém a flora intestinal saudável.

É importante procurar orientação médica e seguir hábitos de vida saudáveis como a ingestão de frutas, fibras e verduras, incluindo os lactobacilos (encontrados em iogurtes), além de manter a prática de exercícios físicos e a adequada ingestão de água. Outra forma de incluir esses microrganismos na dieta é através da Suplementação. Aqui na Biopoint você encontra produtos como SimFort, SimCaps e Vital Imobiotic que auxiliam na manutenção da flora intestinal.

O QUE SÃO LACTOBACILOS?

Os lactobacilos (lactobacillus) são bactérias que se alimentam de matérias orgânicas. São inofensivas e vivem no trato intestinal, constituindo a flora bacteriana digestiva dos mamíferos. Esses micro-organismos habitam os intestinos e são indispensáveis à manutenção e o bom funcionamento fisiológico do organismo.

Quando a flora se torna reduzida, pode ser substituída por bactérias prejudiciais à saúde. Os lactobacilos não combatem diretamente os microrganismos prejudiciais à saúde e que vivem nos intestinos, mas contribuem para reduzir a sua proliferação através de seus “antibióticos” naturais e, principalmente, pela competição por nutrientes. Como os lactobacilos são inúmeros e se reproduzem rapidamente, não permitem que sobrem muitos nutrientes para as bactérias causadores de infecções e doenças.

Quando ocorre um desequilíbrio na proporção entre bactérias saprófitas (ajudam a manter o intestino saudável) e patológicas (causadoras de doenças), manifesta-se um estado conhecido como disbiose. Os agentes capazes de combater esse desequilíbrio são denominados probióticos (o contrário de antibióticos). Os probióticos são microrganismos vivos que, ao serem ingeridos, beneficiam o organismo porque atuam sobre o equilíbrio bacteriano intestinal. O termo probiótico deriva do grego e significa “pró-vida”, sendo o antônimo de antibiótico, que significa “contra a vida”.

A presença de lactobacilos no intestino melhora a imunidade, a absorção de diversos nutrientes e a digestão de certos alimentos, contribui para a produção de enzimas e de vitaminas (como as do complexo B e a vitamina K), diminui a alergia alimentar, os distúrbios gastrintestinais, a formação de gases, a produção de radicais livres nas fezes, o colesterol e os triglicerídeos do sangue, o mau hálito, a formação de nitritos e a predisposição ao câncer do cólon. Além disso, impede a proliferação de bactérias e fungos causadores de doenças, auxilia no combate a diarreia, entre outros benefícios.

Lactobacilos

COMO OS PROBIÓTICOS ATUAM NO ORGANISMO?

Bactérias dentro do nosso corpo nem sempre são sinal de doenças. Cada milímetro quadrado de um intestino saudável tem cerca de 10 bilhões de microrganismos vivendo nele para funcionar de forma saudável. Essa é a chamada flora intestinal que, em muitos casos, é reduzida seja por alguma enfermidade, seja pelo uso de antibióticos. Isso não apenas dificulta a digestão, como torna o aparelho digestivo vulnerável ao ataque de microrganismos nocivos. É aí que entram os tais lactobacilos para auxiliar no combate a nessa carência da flora intestinal. As bactérias do gênero lactobacillus não são as mais numerosas, mas têm uma grande vantagem: podem ser ingeridas e ainda chegar vivas ao intestino, atravessando sem problemas o estômago, ambiente ácido onde a maioria dos microrganismos não sobrevive.

Os probióticos normalmente são termossensíveis (sensível a temperatura) e têm pouco tempo de vida, por isso os alimentos que contêm esses componentes devem ser mantidos bem refrigerados. Ao serem ingeridos, vão para o intestino e ali se integram à flora já existente, sem se fixarem, mas auxiliando no trabalho de absorção de nutrientes tais como cálcio, ferro e vitaminas do complexo B, além de facilitar a digestão da lactose.

O consumo de probióticos é importante e sua ingestão deve ser diária e constante, para que o organismo tenha quantidade significativa, pois os microrganismos necessitam atravessar todos os órgãos gastrointestinais em número considerável para desempenhar suas funções e manter uma espécie de ritual de ingestão diária para que os efeitos benéficos no trato intestinal ocorram.

EFEITOS FISIOLÓGICOS BENÉFICOS DOS PROBIÓTICOS

1. Aumenta o valor nutritivo dos alimentos, pois ocorre um aumento na absorção principalmente do cálcio, do ferro, das proteínas e das vitaminas do complexo B;

2. Inibe a presença das bactérias intestinais indesejáveis, contribuindo na redução do risco de câncer e de doenças infecciosas como respiratórias, intestinais virais e bacterianas;

3. Melhora a imunidade;

4. Aumenta a digestibilidade da lactose;

5. Equilibra a flora intestinal;

6. Ajuda a remover vários tipos de toxinas, minimizando os seus efeitos;

7. Ajuda na produção de antibióticos naturais e tem um efeito imuno estimulante;

Flora-Intestinal

INTESTINO SAUDÁVEL E O DESEMPENHO FÍSICO

Todos sabem que a prática de exercícios físicos exige bastante do organismo em termos de nutrientes, levando o praticante a uma redução do seu desempenho caso a ingestão e a absorção dos mesmos não seja adequada. A saúde da flora intestinal está diretamente relacionada a uma melhor absorção de nutrientes e ao sistema de defesa do organismo.

Alterações na flora intestinal podem resultar no aumento das bactérias patogênicas e consequentemente na destruição de vitaminas, inativação de enzimas, produção de toxinas cancerígenas e destruição da mucosa intestinal, provocando uma menor síntese e absorção de nutrientes.

Esta situação pode ser regularizada com o uso de probióticos que visam adequar a microbiota intestinal, garantindo uma ótima absorção dos nutrientes e a melhoria do desempenho físico do atleta.

A prática de exercícios físicos pode diminuir a imunidade devido à redução da proteção da mucosa do trato gastrointestinal. Desta forma, o uso correto de probióticos melhora o sistema imune em atletas submetidos a treino exaustivos, garantindo melhor desempenho. Além disso, os probióticos tem a capacidade de diminuir o impacto na função imune que ocorre logo após o exercício físico.

Além de manter uma alimentação balanceada e a hidratação adequada, o cuidado com saúde intestinal resulta em um melhor desempenho das funções fisiológicas, o que irá assegurar melhoria na qualidade de vida, na imunidade e no desempenho aos praticantes de atividade física.

CONCLUINDO

Para que uma pessoa mantenha a flora intestinal saudável, se faz necessária a ingestão de alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, além de lactobacilos encontrados na alimentação ou suplementação, sem esquecer de praticar atividades físicas e ingerir pelo menos de 1,5 a 2 litros de água por dia. Tudo isso auxilia a manter de forma saudável o funcionamento do intestino, indispensável para a melhor absorção de nutrientes pelo organismo. Inclua lactobacilos em sua alimentação e melhore a qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*