Proteína Vegetal como substituta da carne: é uma boa opção?

O vegetarianismo vem conquistando cada vez mais adeptos nos últimos anos, devido à maior consciência que estimula o respeito aos animais. Além disso, a dieta à base de plantas e alimentos naturais também está associada a uma melhor qualidade de vida, mais saúde e longevidade, fazendo com que as pessoas mudem seus hábitos alimentares com o objetivo de ter uma vida mais saudável.

Mas, antes de excluir a proteína animal do cardápio, é normal surgir diversas dúvidas sobre como a substituir por opções vegetais e obter os mesmos níveis de nutrientes, principalmente as proteínas e aminoácidos essenciais. Geralmente, os insumos usados em suplementos e produtos alimentícios que substituem a carne são derivados da soja, entretanto essa não é a única opção para quem busca por proteínas vegetais.

A proteína vegetal da ervilha como substituta da carne está se tornando uma tendência, isto porque a leguminosa concentra grandes quantidades de proteínas e aminoácidos como arginina, valina e metionina, até mesmo maiores do que as encontradas na soja.

Proteína vegetal da ervilha como suplemento é bom?

Diferente de outras proteínas vegetais, como a proteína do arroz, a proteína da ervilha contém todos os 9 aminoácidos essenciais, sendo considerada uma proteína completa.

Um estudo publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition comparou o impacto da suplementação oral com a proteína da ervilha vs. a proteína whey e placebo durante e após um programa de treinos de resistência com duração de 12 semanas. Os resultados foram promissores e mostraram um aumento significativo do músculo bíceps braquial e o aumento da força no grupo em que foram administradas as doses de proteína da ervilha, sem muitas diferenças para o grupo do whey.

A conclusão dos pesquisadores foi que a suplementação com a proteína vegetal da ervilha possibilitou um aumento maior da espessura muscular quando comparado ao placebo. Além disso, eles também concluíram que não há nenhuma diferença significativa entre os dois grupos de proteínas (da ervilha e do whey), tornando a proteína vegetal da ervilha uma boa alternativa aos suplementos à base do soro do leite.

Quais os benefícios de consumir a proteína vegetal da ervilha?

Entre as principais vantagens de apostar na proteína da ervilha, podemos destacar:

Contém grandes quantias de proteínas

A proteína da ervilha é rica em valor proteico, podendo ser encontrado até 24g de proteína em uma dose de 30g.

Essa quantia de proteínas garante que esse suplemento seja uma boa opção para ser consumido no período pós-treino, quando os músculos estão ávidos por nutrientes e precisam se recuperar dos exercícios.

Quem precisa aumentar a ingestão de proteínas na dieta, como pode acontecer com alguns vegetarianos que deixam de consumir a carne, o suplemento também é uma boa alternativa. Apesar de ser preferível ingerir alimentos sólidos sempre que possível, a suplementação é uma boa aliada para complementar a alimentação.

Baixo teor de gordura e carboidratos

A maioria dos suplementos à base de proteína da ervilha contém baixa quantidade de gorduras e carboidratos, variando entre 5 a 10% da quantidade total do produto. Esse é um valor muito bom quando comparado a outras fontes de proteínas, sem contar que dentro dessa porcentagem, prevalecem as gorduras insaturadas – consideradas benéficas ao organismo – e os carboidratos complexos, que são de baixo índice glicêmico e não causam picos de glicemia no sangue.

É rica em aminoácidos essenciais

Existem dois grupos de aminoácidos: os aminoácidos não essenciais e os aminoácidos essenciais. Os classificados como não essenciais recebem esse nome por serem sintetizados no organismo e, portanto, não necessitarem de ingestão externa. O segundo, aminoácidos essenciais, não podem ser produzidos pelo próprio corpo e, por isso, precisam ser obtidos através da alimentação ou da suplementação.

A proteína da ervilha, assim como a proteína da soja, são as únicas entre as proteínas vegetais que possuem quantidades semelhantes de aminoácidos comparadas às proteínas de origem animal. Essas substâncias são importantes, por exemplo, para estimular a síntese proteica e acelerar a recuperação muscular, possibilitando um bom desenvolvimento muscular.

A metionina, um aminoácido essencial presente na ervilha, ainda é responsável por estimular a produção de creatina, uma substância que aumenta a energia e a força muscular.

Possui boa digestibilidade e absorção rápida

Se você está em busca de uma proteína vegetal com velocidade de absorção maior, a proteína isolada da ervilha é uma ótima opção. Por ser rica em valor proteico e pobre em gorduras e carboidratos, além de possuir baixo valor de taninos e fitatos (antinutrientes que prejudicam a absorção de outros nutrientes), as proteínas desse suplemento são rapidamente digeridas e absorvidas pelo organismo, garantindo uma boa recuperação após o treino e possibilitando o anabolismo.

Pode ser consumida por intolerantes à lactose e APLV

Não são só os vegetarianos e veganos que se beneficiam com as proteínas vegetais. A proteína da ervilha também pode ser uma escolha interessante para quem possui intolerância à lactose, alergia à proteína do leite de vaca (APLV) ou sente desconfortos gastrointestinais depois de consumir suplementos à base de proteínas animais.

A proteína vegetal da ervilha engorda?

Os suplementos à base de ervilha contêm baixas quantidades de carboidratos, e além disso, os que estão presentes são os carboidratos complexos, de absorção lenta, que não causam picos de insulina e mantém níveis menores de glicemia no sangue.

Além disso, a proteína da ervilha aumenta a sensação de saciedade, resultando em menos apetite e maior controle da fome. Por isso, o suplemento pode ser consumido por quem está em dietas de emagrecimento ou quer manter o peso.

Onde encontrar proteína da ervilha?

Se você já suplementa com a proteína da ervilha continue com ela que você está em um ótimo caminho. Agora, se nunca experimentou, fica a dica de um excelente suplemento que vai te ajudar a aumentar seu consumo de proteínas e melhorar seus resultados no ganho de massa muscular. Na loja online da Biopoint você encontra várias opções de proteínas vegan. Clique aqui e confira o site!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*