Que tipo de proteína devo consumir?

Afinal, qual a proteína indicada para cada pessoa?

Na verdade, não existe uma fórmula mágica, que diga quem deve consumir tal proteína. A ingestão de proteínas é importante para qualquer pessoa, pois ela previne a flacidez, auxilia na construção muscular e até aumenta a imunidade. No caso de atletas ela é ainda mais importante, pois ajuda na recuperação e no ganho de massa muscular, necessários para o bom desempenho em qualquer modalidade esportiva.

No mercado atual, existem diversos tipos de proteína, cada uma delas tem a sua fonte específica e sua forma de filtragem e absorção. Neste post, iremos listar algumas delas, para que você consiga escolher sua proteína de acordo com sua necessidade.

– Whey Protein Concentrado (Proteína do soro do leite): É a proteína mais popular e considerada, por muitos, a melhor. Possui baixo teor de gorduras e de carboidratos a tem boa absorção pelo organismo. É uma das proteínas mais vendidas para quem busca ganho de massa muscular, principalmente por ter um valor acessível. Este tipo de proteína deve ser consumida no pós treino ou no café da manhã, horas em que a absorção será melhor, devido às necessidades dos músculos.

– Whey Protein Isolado: Uma variação da Whey Protein, com maior valor biológico e concentração. Não possui gordura nem carboidratos e sua absorção é muito boa e mais rápida que a proteína concentrada. É recomendada logo após o treino e também em dietas de emagrecimento, pela ausência de carboidratos.

– Whey Protein Hidrolisado: Essa é outra forma de filtragem do Whey Protein. Não possui gorduras nem carboidratos e sua absorção é ainda mais rápida que a da proteína isolada. Recomendada logo após o treino e para pessoas que têm intolerância a lactose (consulte seu médico/nutricionista antes de consumir).

– Caseína: Diferente forma de filtragem do Whey Protein, mas com a absorção mais lenta que as outras. Pode ser consumida no pós treino mas o mais indicado é antes de dormir, assim o corpo fica absorvendo por mais tempo, evitando o catabolismo muscular.

–  Time-Release: Proteína de absorção gradual pelo organismo. Muito recomendada antes de dormir e quando for passar por períodos superiores a 3 horas sem ingerir proteínas. Como o organismo vai ficar horas absorvendo nutrientes, seu corpo não sofrerá catabolismo.

– Proteína de Soja: É uma fonte saudável e eficaz de proteína não-animal, muito utilizada por vegetarianos e veganos. Pode ser consumido a qualquer hora do dia.

– Albumina: Proteína produzida a partir da clara do ovo. Por ter absorção lenta, é ideal para ser consumido antes de dormir mas também é indicada no pós treino. É uma opção de proteína com lenta absorção para competir com a Caseína. A Albumina normalmente vence por ser uma opção muito mais barata, mas que é eficiente.

– Proteína da Carne: É uma ótima opção no quesito construção muscular com níveis elevados de aminoácidos, no qual muitas proteínas como whey protein, soja, leite e ovos não tem o poder. Pode ser usada logo após o treino e também em outros horários do dia para aumentar a ingestão diária de Proteínas. Ela contém, naturalmente, creatina, que auxilia na força.

As proteínas podem ser consumidas diariamente, desde que na dose certa, sem exageros.

Agora é só escolher o tipo de proteína adequado, lembrando que os resultados variam de pessoa para pessoa e o tipo de exercício também influencia. Também é importante ter o acompanhamento de um profissional da saúde, pois ele indicará a dose, o modo de consumo e o tipo de proteína adequado.

Você pode encontrar estas Proteínas e muitos outros Suplementos Alimentares na Biopoint!

Proteína

ONDE COMPRAR?

Loja virtual com entrega em todo Brasil: http://www.biopoint.com.br

Lojas físicas: http://www.biopoint.com.br/lojas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*