Saiba quais são as regras básicas do UFC

O UFC (Ultimate Fighting Championship) é um evento de lutas que se tornou um fenômeno de audiência em todo o mundo, tirando a visibilidade e prestígio de outros grandes eventos como o Boxe. Podemos dizer que o UFC é uma evolução da luta livre e muitos dizem que ele se tornou esse fenômeno justamente por ter criado regras que deixaram os combates menos perigosos mas ainda muito agressivos e empolgantes.

Regras Básicas do UFC

Vejam abaixo quais são as regras básicas do UFC:

Os lutadores se enfrentam num ringue de oito cantos com 3 assaltos de 5 minutos, em caso de decisão de título e luta principal com 5 assaltos de 5 minutos.

Os resultados das lutas se definem com:

Desqualificação – Acontece quando um dos lutadores aplica de forma intencional algum golpe ilegal (como cabeçadas, golpes na região genital, golpes na região anterior à cabeça, entre outros) ou realiza algum movimento proibido de acordo com as regras (segurar nas grades seguidamente, por exemplo). Caso o combate não possa prosseguir, ou o lutador insista em não obedecer às regras, ele será desclassificado.

Finalização – Ocorre quando um lutador recebe uma técnica característica da luta agarrada, tais como chaves e estrangulamentos, e demonstra clara desistência, através de batidas no chão do ringue (com os pés ou mãos) ou verbalmente.

Ps: No caso de estrangulamentos, caso o lutador não desista, ele pode desmaiar. Se isso acontecer, o arbitro irá intervir, e será decretada a finalização da mesma forma.

Nocaute – Ocorre quando um lutador recebe um golpe legal e fica inconsciente.

Nocaute Técnico – Pode ocorrer de diversas formas:

Decisão médica – Ocorre quando o médico julga que o lutador não pode continuar no combate, devido a um corte ou lesão. Portanto, o médico pode encerrar o combate se julgar que a integridade física do lutador estará ameaçada caso continue. Esta decisão não depende do lutador, portanto, por mais que ele queira continuar, se o médico determinar o fim do combate, será a decisão final.

Interrupção do árbitro – Neste caso, o árbitro do ringue encerra a luta por achar que um lutador não está mais se defendendo ou esboçando qualquer reação.

Lesão – Neste caso, o próprio lutador manifesta desistência, ou o árbitro do ringue encerra a luta, sem necessidade de consulta ao médico. Ocorre em casos de lesões mais visíveis, como fraturas ou graves torções.

Decisão do júri – Ao término dos 3 ou 5 rounds, 3 juízes decidirão quem é o vencedor. Para isso, eles se utilizam de diversos critérios: agressividade, contundência em pé, domínio no chão, trocações efetivas, agarramentos efetivos, controle da área do ringue e de luta, defesa,etc.

Agora que você já tem uma noção das regras básicas do UFC, poderá entender melhor os combates e decisão dos juízes.

Boas lutas!

Diogo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*