Será que é fome ou vontade de comer?

Você está com fome? Será?

Sabe aqueles dias que você tem uma fome de leão e, realmente comeria um boi? E quando bate aquela fome de pizza com muito queijo? Mas será que é fome? Ou é apenas vontade de comer?

Você já pensou que, se pudesse diferenciar a fome da vontade de comer, sua dieta poderia dar certo e aqueles quilinhos indesejáveis finalmente iriam pro espaço?

A vontade de comer também é chamada de fome emocional, que é impulsionada por crises de ansiedade, depressão, momentos de estresse e etc. Nessas ocasiões, há uma forte vontade de comer alimentos de alto índice glicêmico e carboidratos refinados, que proporcionam bem-estar imediato.

Já a fome é uma sensação que todos os seres humanos sentem quando o organismo percebe a necessidade de ingerir alimentos para se manter funcionando de forma adequada.

Fome-vontade-de-comer

Prepare-se porque chegou a hora em que você vai conhecer seu apetite e aprender a driblá-lo com pequenas atitudes:

1 – Devemos respeitar os três pilares da boa alimentação: Horários (comer a cada três horas), quantidade (não exagerar) e qualidade (proporções certas entre proteínas, carboidratos e gorduras). Além disso, cuidar da boa saúde mental é fundamental para se evitar a gula. Para diminuir a fome e amenizar a vontade de comer, podemos acostumar nosso organismo a comer pouco e comer devagar. Quando aprendemos a mastigar várias vezes e comer mais lentamente, damos mais tempo para que o mecanismo de saciedade se manifeste.

2- Procure alimentos que dão sensação de saciedade. Para isso é importante manter uma dieta equilibrada, contendo todos os grupos alimentares para que o cérebro não perceba carências nutricionais, por exemplo, coma alimentos ricos em fibras, para maior saciedade, frutas, pois contém açúcar e são ótimas para substituir os doces mais calóricos, proteínas e verduras.

 3- Mantenha um equilíbrio emocional e invista em atividades relaxantes e anti-stress. Vários estudos científicos demonstram que pessoas que sofrem de stress, angústia, ansiedade e depressão ganham peso facilmente, quando comparado às outras pessoas.

4- Se a pessoa tem muita vontade, às vezes é melhor comer logo, se for uma pequena quantidade. É melhor assim para evitar exageros depois.

Evite comer por gula. Alimente-se adequadamente e tenha uma vida melhor e mais saudável.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*