Blog da Biopoint

Suplementação | Tire suas dúvidas sobre Whey, BCAA, Creatina, Packs, etc.

Dúvidas-sobre-suplementação-alimentar

Hoje você vai sanar suas dúvidas sobre Suplementação Alimentar

Olá pessoal, tudo bem? Quem aí nunca teve dúvidas na hora de suplementar? O que devo consumir para determinado objetivo? Em que momento do dia preciso consumir suplementos alimentares? Qual a dose correta? Nesta semana, iremos passar informações aos nossos clientes de uma forma diferente. Pegamos algumas perguntas enviadas através do Facebook da Biopoint e pelo e-mail (sac@biopoint.com.br) e iremos explicar um pouco sobre diversos assuntos referentes à suplementação alimentar. Seguem então as dúvidas de alguns de nossos clientes:

1 – Qual a melhor suplementação pra ganho de força e massa muscular? Pack com diversos tipos de suplementos ou uma suplementação mais isolada como a creatina e um pós treino como WheyProtein? 

Resposta: O mais indicado para aumentar a força e a massa muscular é a Creatina. Seu principal benefício é o melhorar a síntese de ATP, o que aumenta a energia e a força durante a prática de exercícios físicos. Com mais força e disposição, é possível fazer um treino mais pesado. Outra função importante, é que esse suplemento consegue nutrir as células musculares, facilitando o ganho de massa muscular. Consuma creatina diariamente e perceba a diferença. Outro produto indicado para ganho de massa muscular é o Whey Protein, que tem como principais funções o ganho e a recuperação de massa muscular. É essencial no pós treino, a fim de diminuir o desgaste muscular ocasionado pelo exercício físico. Já os Packs servem como complemento de uma dieta, pois a maioria deles contém vitaminas, minerais, creatina, proteína e BCAAs, basicamente. Eles também auxiliam no ganho de massa muscular, mas o whey protein possui uma concentração maior de proteínas, facilitando os ganhos. A dica da Equipe Biopoint é que você comece com o Whey Protein + Dextrose + Creatina e depois acrescente os Packs.

2 – Qual o melhor suplemento pra ganhar massa?

Resposta: Não existe o melhor suplemento, mas sim o que vai suprir suas necessidades nutricionais a fim de aumentar a massa magra. O principal nutriente necessário para a construção e o desenvolvimento da musculatura é a proteína. Sem consumi-la o organismo acaba catabolizando, ou seja, “queima” massa muscular para obter energia. Você pode consumir qualquer tipo de proteína, mas as mais indicadas são: Proteína do Soro do Leite (Whey Protein) ou Proteína da Carne no pós treino, devido a sua rápida absorção e Albumina ou Caseína antes de dormir, pois elas têm absorção lenta. Além da proteína, você ainda pode utilizar Creatina (para ter mais força) e BCAA (Aumenta a energia e recupera a musculatura) para melhores resultados. Os carboidratos de absorção rápida também são importantes após o treino, Dextrose, Maltodextrina e Waxy Maize são os mais utilizados.

3 – Quais as diferenças entre Albumina e Caseína?

Resposta: A diferença básica entre esses dois suplementos é sua origem. A Albumina é proveniente da clara do ovo e a Caseína vem do soro do leite. Ambas tem absorção lenta e o melhor horário para consumi-las é antes de dormir, já que o organismo vai ficar várias horas sem ingerir nutrientes. Outra semelhança é que elas são ricas em aminoácidos, necessários para a recuperação muscular. A Albumina é uma das proteínas mais utilizadas por atletas de diversas modalidades, principalmente pelo seu custo X benefício. A Caseína possui uma alta concentração de glutamina, além de ser fonte de hGH, que estimula a liberação natural do hormônio do crescimento. A Albumina não apresenta esses benefícios. A Caseína age por um maior período de tempo no organismo, por isso seu valor é maior. Comparando o tempo de absorção das duas, a Albumina leva de 2 a 4 horas para ser absorvida pelo organismo, pois suas moléculas são complexas e demoram a serem quebradas. Já a Caseína  pode alcançar até 6 horas de ação, por ser sensível ao pH ácido do estômago, fazendo com que sua absorção seja gradativa, prolongando a liberação dos aminoácidos na corrente sanguínea.

4 – Qual a diferença entre Whey Protein 100%, 3W e 5W?

Resposta: Essa é uma dúvida muito comum para quem vai começar a utilizar suplementos alimentares. Existem várias filtragens da proteína do soro do leite, mas as mais conhecidas são a Concentrada, a Isolada e a Hidrolisada. A proteína concentrada é mais simples. É a primeira filtragem feita e acaba ficando com um pouco de gordura e de carboidrato. É uma proteína com boa absorção, que pode ter de 29 a 89% de pureza. Já a Isolada, não tem carboidrato e nem gordura, pois sua filtragem é melhor. A absorção é ainda melhor e pode chegar a 90% de pureza. A Hidrolisada passa pelo processo de hidrólise, fazendo com que as moléculas de proteína quebrem com mais facilidade, melhorando a absorção. As proteínas que tem nomenclatura 100%, contém apenas proteína concentrada. Os produtos 3W, são uma junção dos 3 tipos de filtragem. O 5W, além das 3 básicas, possui outras duas filtragens, normalmente mais uma isolada e uma hidrolisada, mas varia conforme a marca. Quanto mais pura a proteína for, melhor serão os resultados.

5  – Qual o melhor horário para consumir Whey Protein?

Resposta: Existem dois momentos do dia em que a absorção da proteína é mais eficaz. No café da manhã e após o treino. Após passarmos em torno de 8 horas sem ingerir nutrientes, o organismo vai absorver de forma muito eficiente a proteína. Chega de achocolatado de manhã. Invista nas proteínas. Após o treino é o momento de maior importância. Depois das atividades físicas, o músculo fica debilitado e precisa de proteínas para evitar o catabolismo. Uma dica importante: Consumir Whey Protein  com carboidratos é excelente para ganhar massa muscular. A Dextrose e o Waxy Maize são os carboidratos mais indicados, devido a sua rápida absorção. Consumindo dessa forma, o carboidrato vai recuperar a energia e a proteína fica disponível para a massa muscular. Quando consumido nesses horários e dessa forma, o organismo absorve melhor e os resultados são satisfatórios. 

6 – Devo consumir Whey Protein com água ou com leite?

Resposta: O Whey Protein é absorvido de forma mais rápida pelo organismo quando consumido com água. Quando é ingerido com leite, estamos consumindo gordura também, e não é o que queremos, afinal, esse não é o objetivo. Se for optar pelo consumo com leite, para apreciar mais o sabor, utilize leite desnatado. 

7 –  Qual a função do BCAA? E da Creatina?

Resposta: O BCAA (Aminoácidos de Cadeia Ramificada) é composto por Leucina, Valina e Isoleucina, aminoácidos mais utilizados pelo organismo. É responsável por diversas funções no organismo, como evitar o catabolismo, aumentar a síntese proteica e diminuir a fadiga durante os treinos. Pode ser ingerido antes, depois, ou antes e depois do treino. Varia conforme o objetivo e as necessidades de cada pessoa. A Creatina também possui importante função. Ela consegue hidratar as células musculares, auxiliando no ganho de massa magra e também aumenta a síntese de ATP, gerando mais força e energia durante o treino. Se você precisa de mais força em seus treinos, a creatina pode auxiliar.   

E então, conseguiu aprender um pouco mais sobre o uso de suplementos alimentares e tirar suas dúvidas? Se tiver mais alguma dúvida, escreva nos comentários desse post. Lembre-se sempre de consultar um nutricionista antes de começar a suplementação. É esse profissional que vai indicar o suplemento e as doses corretas para que você tenha melhores resultados.

ONDE COMPRAR SUPLEMENTOS ALIMENTARES?

Loja virtual com entrega em todo Brasil: http://www.biopoint.com.br

Lojas físicas: http://www.biopoint.com.br/lojas

Sair da versão mobile