Blog da Biopoint

Whey Protein ou BCAA | Qual a melhor opção?

whey protein ou bcaa

Na busca pelo corpo perfeito, diversas pessoas iniciam uma dieta e começam a consumir suplementos alimentares sem antes consultar um médico ou nutricionista. Os primeiros suplementos consumidos por essas pessoas, normalmente, são Whey Protein ou BCAA por serem mais comuns, porém é preciso saber a real necessidade de utilizá-los e os benefícios que podem proporcionar. Um suplemento mal utilizado pode trazer malefícios ao invés de benefícios.

Nesse post você vai descobrir a diferença entre Whey Protein e BCAA e o horário ideal para consumi-los, visando melhores resultados. É necessário saber a função de cada um para poder escolher o produto que trará o benefício esperado.

WHEY PROTEIN

A proteína do soro do leite (Whey Protein) é indicada para praticantes de qualquer modalidade esportiva e também para as pessoas que buscam qualidade de vida. O Whey Protein é a proteína mais pura encontrada na suplementação, responsável pelo crescimento e pela recuperação muscular. É dividida, basicamente, em 3 formas de filtragem:

– Whey Protein Concentrada: É a primeira proteína extraída do soro do leite. Devido a sua filtragem mais simples, contém carboidrato e gordura, mas em baixa quantidade. Ela é mais simples, mas mesmo assim oferece excelentes resultados.

– Whey Protein Isolada: A filtragem da proteína isolada permite que o produto final fique sem carboidratos e sem gordura. Na maioria dos casos, também não contém lactose. Essa tem uma ótima absorção pelo organismo, o que proporciona melhores resultados do que a concentrada.

– Whey Protein Hidrolisada: Essa é a queridinha de quem busca o ganho de massa muscular. Em sua filtragem, passa pelo processo de hidrólise, para garantir mais pureza. Ela não contém carboidratos nem gordura, mas a sua absorção é ainda melhor que a isolada.

Além da Proteína do Soro do Leite, ainda podemos encontrar outros tipos de proteína, como a Albumina (proteína da clara do ovo), a Proteína da Carne e da Soja.

Quando consumir?

O melhor horário para consumir Whey Protein é após o treino. É nesse horário que o organismo está precisando de proteínas para manter a musculatura e desenvolve-la. Se não for consumida nenhuma fonte proteica nesse horário, o organismo vai queimar a musculatura já existente e os aminoácidos que restaram para se estabilizar.

Quando consumido após o treino, é indicado a inclusão de dextrose na mistura, assim o organismo utiliza o carboidrato para recuperar a energia gasta durante o treino e deixa toda a proteína para os músculos.

Outro horário interessante para consumir proteína é ao acordar. O café da manhã deve ser a melhor e mais rica refeição do dia, pois não ingerimos nutrientes durante a noite. A proteína será rapidamente absorvida e o organismo fica nutrido desde as primeiras horas da manhã. A quantidade varia conforme a necessidade de cada organismo, mas geralmente é de 30 gramas por dose. Cuidado para não exagerar na dose, afinal, seu organismo só vai absorver o necessário.

BCAA

O BCAA (Aminoácidos de cadeia ramificada) auxilia a sintetizar as proteínas do organismo, sendo muito importante para praticantes de atividades físicas. Os 3 aminoácidos que compõe o BCAA são a Leucina, a Valina e a Isoleucina. Juntos eles proporcionam diversos benefícios para o organismo.

Esse conjunto de aminoácidos evita a ação do triptofano, aminoácido responsável pelo relaxamento muscular, evitando a fadiga e fazendo com que o organismo tenha mais energia para treinar. O leite é rico em triptofano, mais um motivo para consumir Whey Protein no pós-treino e descansar a musculatura. Outro benefício é que eles evitam o catabolismo muscular, ou seja, a queima de músculos ao invés de gordura para gerar energia.

Quando consumir?

Os BCAAs podem ser consumidos antes, após ou antes e após o treino, conforme a necessidade.

Antes do treino: Quando consumido nesse horário, vai proporcionar mais energia e menos fadiga muscular.

Após o treino: Vai auxiliar na recuperação muscular, evitando o catabolismo. Importante para evitar a dor muscular causada pelo exercício.

O mais indicado é consumir antes e após as atividades, para obter o máximo benefício que o produto pode proporcionar.

A dose indicada varia conforme a intensidade do treino, alimentação, entre outros fatores. Existem pesquisas no mundo da suplementação que mostram que a dose de BCAAs por dia é de 0,2g por Kg de peso corporal. Por exemplo, se você pesa 70 Kg, precisa ingerir 14 gramas de BCAAs por dia. Tudo bem, você vai achar um exagero, mas não esqueça que você pode consumir de várias fontes, como o Whey Protein, carne ou o leite.

AFINAL, É MELHOR CONSUMIR WHEY PROTEIN OU BCAA?

Como o BCAA complementa a ação do Whey Protein, é a proteína que deve ser consumida com prioridade. Ela contém diversos nutrientes essenciais para o desenvolvimento muscular e até alguns aminoácidos. O BCAA deve entrar na dieta como complemento, visto que ele vai assegurar uma melhor síntese proteica e evitar a perda de músculos.

O ideal é consumir o BCAA antes e depois do treino e ingerir Whey Protein após o treino. Dessa forma, o organismo conseguirá mais energia para treinar, melhor desenvolvimento muscular e menos dores no corpo causadas pelos exercícios físicos.

Lembre-se: Em primeiro lugar, deve-se saber qual é o objetivo a ser atingido, procurar um orientador físico e um nutricionista. Eles vão indicar os exercícios e os suplementos necessários para que você atinja seus objetivos.

Você pode encontrar Whey Protein ou BCAA na Biopoint. Basta acessar os links abaixo:

http://www.biopoint.com.br/proteinas

http://www.biopoint.com.br/aminoacidosbcaas

RESUMINDO…

O Whey Protein é a proteína com maior valor biológico, com mais pureza. É indicada para as pessoas que buscam o ganho e a recuperação de massa muscular, enquanto o BCAA está focado em prevenir o catabolismo muscular e evitar a fadiga durante os treinos. O consumo associado desses dois suplementos alimentares fornece ainda mais benefícios, pois um complementa a ação do outro. No começo opte pela proteína e após acrescente os aminoácidos, conforme a necessidade. Você perceberá mudanças em seu corpo, como ganho e definição de massa muscular e menos dores no corpo após a prática de atividades físicas.

Tenha uma vida melhor e mais saudável. Pratique exercícios físicos, controle sua alimentação e suplemente na medida certa, sem exageros. Esse conjunto de ações leva você a alcançar os objetivos traçados.

Sair da versão mobile