08 de Agosto – Dia Nacional de Combate ao Colesterol

O Colesterol atinge grande parte da população brasileira.

No dia 08 de Agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol.

Encontrado em todas as células do organismo, o colesterol é utilizado para a produção de muitas substâncias importantes, incluindo alguns hormônios e vitamina D.  Pode ser considerado um tipo de lipídio (gordura) produzido em nosso organismo e está presente em alimentos de origem animal (carne, leite integral, ovos etc.). No entanto, o excesso de colesterol no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Em nosso sangue, existem dois tipos de colesterol:

LDL: conhecido como ” Colesterol ruim”, ele pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento
– HDL: conhecido como “Colesterol bom”, retira o excesso de colesterol das artérias, impedindo o seu depósito, diminuindo a formação da placa de gordura.

Muitos fatores podem contribuir para o aumento do Colesterol, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade e atividade física reduzida. No entanto, um dos fatores mais comuns é a dieta.

O colesterol alto não apresenta sintomas, até que ocorra a obstrução de uma ou mais artérias, por isso, quem tem aterosclerose (estreitamento dos vasos sanguíneos) e obesidade, possui história de morte na família por infarto, é sedentário e/ou alimenta-se com ingestão exagerada de gorduras saturadas tem mais chances de ter problemas com colesterol.

Existem tratamentos para controlar, mas só há melhora com uma mudança significativa no estilo de vida. Reduzir o estresse, praticar exercícios físicos, manter a pressão arterial estável e o peso sob controle, são fundamentais para controlar o colesterol. As pessoas que tem diabetes devem ficar ainda mais atentas.

Colesterol

Mas como controlar os níveis de colesterol no organismo?

– Fazer exercícios físicos: Controlando o peso, fazendo exercício ou praticando esporte, você se sente melhor e diminui o risco de infarto e os níveis de colesterol no sangue.
– Não fumar: O cigarro é um fator de risco para doença coronária. Aliado ao colesterol, multiplica os riscos.
– Evitar o estresse: Uma vida menos estressada também diminui o risco de infarto e redução do colesterol. Procure transformar as suas atividades diárias em algo que lhe dê satisfação.
– Fazer uma dieta com baixos níveis de gordura: seja rigoroso no controle da alimentação. Consulte um nutricionista para ter uma melhor orientação.

Além dessas dicas, também é importante o consumo regular de ácidos graxos, como Óleo de Peixe e Linhaça por exemplo, que auxiliam a redução dos níveis de colesterol. Eles estão cada vez mais sendo indicados por Médicos e Nutricionistas.

Tenha uma alimentação equilibrada.  Faça exercícios físicos. Viva melhor. Viva com saúde.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*