Batata Doce ou Inglesa? Entenda as diferenças e conheça os benefícios.

Olá pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre dois alimentos que são amplamente consumidos por quem faz atividades físicas, trata-se da Batata Doce e da Batata Inglesa. A primeira é uma das queridinhas do mundo fitness, e não é por acaso ou por ser moda, ela realmente tem diversos benefícios para quem deseja ganhar massa muscular e perder gordura. A segunda é a mais conhecida dos Brasileiros e consumida regularmente em todo o País.

A BATATA (batata inglesa, batatinha, escorva, papa ou semilha)

Para começar, vamos entender um pouco mais sobre batatas. Elas são plantas da família das solanáceas e tem entre meio a um metro de altura, essa planta produz flores, frutos e um tubérculo comestível rico em amido, um carboidrato. O nome batata pode referir-se tanto a planta quanto ao tubérculo comestível, que é o que vamos tratar nesse post.

A batata começou a ser cultivada há cerca de 8 mil anos na região andina e seu cultivo foi aperfeiçoado pelos Incas. Os Espanhóis introduziram a espécie na Europa e essa acabou se tornando um alimento fundamental no continente. Atualmente o maior produtor mundial é a China, representando junto com a Índia mais de 1/3 da produção mundial.

A relação da batata com a batata-doce é bem pequena porque os vegetais não compartilham do mesmo gênero ou família, fazendo parte apenas da mesma ordem. – Wikipedia

A Batata é o vegetal mais popular do mundo e o quarto mais consumido. Existem diversas variações de batata, com cores e tamanhos variados. No Brasil estamos muito acostumados a um ou dois tipos de batata, mas se viajarmos para outros Países iremos encontrar uma variedade muito maior desse vegetal. Recentemente estive no Peru, e é realmente incrível a quantidade de variações de batata que eles cultivam e utilizam na culinária.

ÍNDICE GLICÊMICO

Um dos fatores que leva muitas pessoas a escolher pela Batata Doce é o seu menor índice glicêmico, mas o que é isso? O IG é um fator que diferencia os carboidratos quanto a velocidade de entrada na corrente sanguínea. Quanto maior o IG, mais rápida é essa entrada e maiores são as chances de os carboidratos ingeridos se transformarem em gordura e triglicerídeos.

Veja abaixo uma relação de alimentos e seus Índices Glicêmicos:

Classificação: • IG menor ou igual a 55: baixo • IG maior que 56 e menor que 70: moderado • IG maior que 71: alto

Batata doce (77)
Batata inglesa (121)

Amendoim (21)
Iogurte sem sacarose (27)
Frutose (32)
Lentilhas (38)
Leite integral (39)
Leite desnatado (46)
Iogurte com sacarose (48)
Maçã (52)
Espaguete (59)
Laranja (62)
Lactose (65)
Ervilhas (68)
Arroz parboilizado (68)
Feijão cozido (69)
Suco de laranja (74)
Aveia (78)
Pipoca (79)
Arroz integral (79)
Arroz branco (81)
Banana (83)
Farinha de trigo (99)
Pão branco (100)
Glicose (138)

BATATA INGLESA

Esse tipo de batata possui pouca gordura e uma boa quantidade de vitaminas e minerais como Ferro, Cálcio, Magnésio, Fósforo, Potássio, Selênio, Vitaminas C, B6, A, E, K e Betacaroteno. Também possui proteínas e fibras que são muito importantes na dieta.

BATATA DOCE

Possui características semelhantes a batata inglesa, tem pouca gordura, possui fibras, vitaminas e minerais em quantidades superiores. A maior diferença está no índice glicêmico que é menor, ou seja, o corpo leva mais tempo para absorver o carboidrato da batata doce. Isso previne que o organismo reserve parte desses carboidratos em forma de gordura.

ENTÃO EU POSSO COMER BATATA DOCE A VONTADE?

NÃO! Não existe alimento saudável se a dose é exagerada, até água em excesso pode fazer mal. O que você precisa saber é que a batata doce é uma melhor opção para encaixar na sua dieta. Mas não podemos esquecer que a batata inglesa também é um alimento muito bom e pode ser usado em determinados momentos do dia.

Prefira ingerir a batata doce em refeições que ficam mais longe do horário do seu treino, e se quiser ingerir batata inglesa, um bom horário seria no pós-treino.

Respeite as quantidades de cada nutriente que o seu nutricionista colocou na dieta e assim você poderá comer muitas opções diferentes de alimentos. Ninguém é obrigado a ficar preso no Frango com Batata Doce o dia inteiro. Existem muitas possibilidades de diversificar a dieta e o melhor profissional para orientá-lo é o Nutricionista.

Muitas pessoas ainda confundem a batata doce com a inglesa, crendo que os valores nutricionais são semelhantes. Apesar de haver entre os dois tubérculos uma perfeita concordância no que diz respeito ao teor em substâncias nutritivas, calorias e água, existe grande diferença quanto ao índice glicêmico (a batata inglesa possui um IG muito maior). As batatas-doces também são mais ricas em ferro e possuem 5 vezes mais cálcio. Isto tem uma importância especial para cobrir determinadas necessidades dietéticas. Outro caso é o teor em vitaminas. A batata-doce é muitíssimo mais rica em vitamina A do que a batata inglesa, tendo um alto valor dietético nas doenças causadas por avitaminose A, além de possuir mais fibras.

BENEFÍCIOS DA BATATA DOCE

– fornece carboidratos com baixo índice glicêmico

– fonte de vitaminas e minerais importantes

– possui fibras que auxiliam na manutenção do funcionamento do intestino e melhoram a absorção de outros nutrientes

– pode ser facilmente incluída na dieta

– é saborosa e dá sensação de saciedade

DICA DE SUPLEMENTO – BATATA DOCE EM PÓ

Recentemente foram lançados suplementos de Batata Doce em pó. Pode parecer estranho e apenas uma jogada de marketing, mas esses suplementos podem ser muito úteis em determinados horários do dia ou para pessoas que tem uma vida muito agitada e dificilmente param e preparam suas refeições. Vejam abaixo dois produtos que estão fazendo muito sucesso.

 

Batata Doce em pó Max titaniumBatata Doce Atlhetica

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os dois tipos de batata são considerados alimentos saudáveis e podem contribuir beneficamente para a sua saúde, a escolha por uma delas vai depender do seu objetivo. Se você faz musculação e deseja ganhar massa muscular e diminuir a porcentagem de gordura corporal, a Batata Doce é uma ótima opção para ser introduzida na dieta. A minha opinião é que você dê preferência à ela e sempre fique de olho nas quantidades corretas para não errar por mais ou por menos. Mas não quer dizer que a batata inglesa tenha que ser eliminada da dieta, existem melhores horários para consumi-la, como por exemplo após o treino intenso.

Procure um profissional, no caso um Nutricionista, ele poderá avaliar o seu estilo de vida e indicar as quantidades corretas de cada alimento na sua dieta.

Bons Treinos!

www.biopoint.com.br

8 thoughts on “Batata Doce ou Inglesa? Entenda as diferenças e conheça os benefícios.”

  1. tudo isso não passa de um mito. o endeusamento da batata doce é pura bitolação e limitação de censo e conhecimento. a batata inglesa em termos técnicos não deve nada a batata doce em matéria de funcionalidade, fora que é mto mais anabólica e nem de longe é um alimento super calórico. não passa de material para promover venda de suplemento. assim nada me espanta o ocultamento das vantagens da batata inglesa sobre a sua “concorrente”…

    1. Marcelo em base a que vc fala sobre as batatas inglesa ou doce.
      pois na real a batata doce não me faz muito bem,quando como fico estufada,com muito gases,minha barriga incha..e eu malho pesado..
      Tive que parar de comer batata doce..pois meu organismo não absorve total .

      obrigada.

  2. Boa tarde..eu malho muito..mas a batata doce me da muitos gases,fico estufada,
    ja a batata inglesa eu quando como,só no almoço e não como outro tipo de carbo no almoço e na janta so vai uma saladinha..
    poso continuar comendo batata inglesa ja que meu organismo não absorve totalmente a batata doce?

    1. Talvez seu metabolismo seja muito lento, devido ao índice glicêmico menor a batata doce demora mais no estômago pra ser digerida. O que eu aconselho é ver bons modos de preparo da batata inglesa e trocar e ver o resultado dia após dia! Se houver algum resultado indesejado, é bom você tirar as batatas e ver outras opções.

  3. IG é condenado por todos os atletas iniciantes, adoraria ouvir a opinião de nutrólogos, nutricionistas e PRINCIPALMENTE A OPINIÃO DE ATLETAS DE ALTO NÍVEL…Vamos estudar um pouco mais sobre índices glicêmicos. O arroz integral possui um menor IG, porém nosso metabolismo degrada a pectina ( do mesmo) muito mais lentamente! o arroz só não é pior que pães e outros derivados integrais ! isso é uma via de mão dupla !!!
    a batata “inglesa” é muito melhor que arroz … logico, que cozida e não frita como todos associam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*