Conheça os vilões da dieta!

Você sabe quais alimentos e bebidas prejudicam uma dieta?

A Biopoint mostra para você alguns produtos que dificultam o cumprimento de uma dieta. São alimentos que, geralmente, contém uma grande quantidade de açúcar, sal e gorduras. Além de não serem nada saudáveis, jogam a dieta para o espaço.

Para que haja uma alimentação balanceada, deve-se comer diariamente frutas e verduras, alimentos que contenham carboidratos de qualidade, proteínas e outros diversos nutrientes, ou seja, deve-se fazer uma reeducação alimentar. Também é necessária a prática de atividades físicas regulares e, sempre que possível, o acompanhamento de um profissional da saúde.

Evolução-da-dieta
Para que uma dieta dê resultados, é preciso mudar os hábitos alimentares.

Mas afinal, quais são estes alimentos que devem ser evitados, para que uma dieta realmente tenha um resultado positivo?

Pizza – Se for cheia de queijo amarelo e com ingredientes calóricos e gordurosos, pode prejudicar a dieta. Felizmente, temos versões mais leves, feitas com massa integral e recheios utilizando verduras e queijos brancos. Prefira estas, mas sem exageros.

– Doces – Além de serem altamente calóricos, mesmo em pequena quantidade, balas, biscoitos recheados e chocolates também contêm gordura. Parte será utilizada como fonte de energia, mas o restante vai ser acumulado na forma de gordura.

– Bebidas Alcoólicas – Devido ao seu consumo, muitas vezes exagerado nos finais de semana, pode colocar a perder todo o esforço feito com a dieta durante os outros dias. É importante ter cautela ao consumir.

– Refrigerantes – Na versão zero ou comum, o refrigerante é um péssimo alimento para a saúde. Possui calorias vazias sem qualquer tipo de nutriente. A versão normal contém grande quantidade de açúcar. Já a light ou zero tem muito mais sódio, o que desequilibra o organismo e desidrata, além de utilizar adoçantes que, comprovadamente, fazem mal à saúde se consumidos em grande quantidade. O excesso de química gera um desequilíbrio fisiológico no organismo prejudicando a perda de peso.

– Frituras – A alta quantidade de gordura compromete qualquer dieta e provoca uma digestão lenta. Prefira alimentos refogados ou assados.

– Carboidratos refinados – Causam pico de insulina no sangue devido à rápida digestão e não proporcionam muito tempo de saciedade pelo baixo teor de fibras, que nos mantêm sem fome por mais tempo. Opte por versões integrais de pães, massas, arroz e todo o carboidrato que for ingerir.

– Sorvete – Apesar de serem deliciosos, são repletos de açúcar, gordura trans, conservantes e corantes, o que favorece o aumento de peso. A melhor opção é procurar versões sem gordura trans e menos calóricas para poder consumi-lo de vez em quando.

– Sal – Se consumido em grandes quantidades, causa retenção hídrica e favorece o aumento da pressão. Enquanto a recomendação diária é de 6g, o brasileiro consome em média o dobro desta quantidade. Alimentos industrializados, caldos prontos e temperos industrializados são os grandes inimigos. Alguns desses temperos podem conter 1000mg de sódio em ½ tablete ou em uma colher de chá. Opte pelas ervas frescas e temperos naturais que sempre virão acompanhados de micronutrientes importantes.

Agora que você já conhece alguns dos alimentos que influenciam no resultado da dieta, evite consumi-los. É difícil largar alguns deles, mas sem dúvidas, é gratificante.

Segredo-da-dieta

 

5 thoughts on “Conheça os vilões da dieta!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*