29 de Agosto – Dia Nacional de Combate ao Fumo

O Fumo é responsável por grande parte das mortes no Brasil.

Criado em 1986 pela Lei Federal nº. 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de Agosto, tem como objetivo reforçar as campanhas nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos causados pelo tabaco.

No Brasil,  o INCA é o órgão do Ministério da Saúde que coordena o Programa Nacional de Controle do Tabagismo. O Programa visa à prevenção e à cessação do tabagismo na população por meio de ações que estimulem a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis e que contribuam para a redução da incidência e da mortalidade por câncer e doenças relacionadas ao tabaco no país.

Além dos danos causados à saúde, como diferentes tipos de câncer, a pessoa pode desenvolver doenças cardiovasculares e respiratórias, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, osteoporose e catarata entre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo. Basta manter um cigarro aceso para poluir o ambiente. A fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, cancerígenas, além de corantes e agrotóxicos em altas concentrações. Imagine a quantidade de toxidade que várias pessoas fumando deixam no nosso Planeta.

Pneumologistas afirmam que o fumo passivo causa severos prejuízos à saúde. A fumaça do cigarro libera a adrenalina e o cortisol, hormônios responsáveis por causar estresse ao fumante passivo, aquele que aspira o ar poluído pelo cigarro. Pais e mães fumantes expõem seus filhos a um risco cinco vezes maior de terem doenças pulmonares e também de virem a sofrer de morte súbita.FumoEvite frequentar ambientes onde o fumo é permitido, mesmo em lugares abertos. A inalação de fumaça é menor mas mesmo assim está presente.

Ao invés de fumar, pratique exercícios físicos e tenha uma alimentação adequada. Preserve sua vida. Preserve seu planeta. Tenha uma vida melhor e mais saudável.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*