7 Dicas quentes para você pedalar no Frio

Aos apaixonados por ciclismo ou aos viciados do momento, não podem existir desculpas para não pedalar no frio. Muito mais do que um esporte, pedalar é um estilo de vida, e você não abandona um estilo de vida simplesmente porque chegou o inverno.

Ano após ano o número de ciclistas vem aumentando consideravelmente no verão, porém no inverno ainda existe muita desistência e as vezes muitos não voltam a ativa no verão seguinte. Essa é uma armadilha cruel, pois você pode estar perdendo algo bom demais para a sua vida. Pense nisso!

Pedalar no Inverno

Pedalar no Frio pode ser muito mais fácil do que você imagina.

Para ajudar a diminuir essa desistência, preparei algumas dicas que vão te ajudar muito a vencer a inércia e pedalar no frio. Vamos lá!

1. USE ROUPAS TÉRMICAS (primeira camada)

Acredito que essa é a principal dica para você conseguir suportar o frio e se sentir confortável. As roupas térmicas tem evoluído muito nos últimos anos e hoje em dia estão cada vez mais acessíveis. Você pode usar calça e camiseta ou apenas a camiseta segunda-pele, tudo depende da temperatura que vai encarar.

Eu costumo usar a Thermo Skin da Curtlo para temperaturas abaixo de 10ºC e a Thermo Sense quando estiver acima de 10ºC. Para temperaturas abaixo de 5ºC eu recomendo a linha Thermo Plus da Curtlo ou a X-Power da SOLO, o tecido é mais grosso e protege ainda mais.

Segunda pele térmica para frio

2. USE ROUPAS TÉRMICAS (segunda camada)

A primeira camada serve para deixar o corpo seco, reter o calor e proteger um pouco do vento. Já a segunda camada serve principalmente para esquentar o corpo como um cobertor, nesse caso o ideal são as peças em tecido Fleece. O uso dessa segunda camada vai depender da temperatura, eu costumo usar em conjunto com a segunda pele apenas em temperaturas inferiores a 4ºC.

3. USE ROUPAS TÉRMICAS (camada externa)

A última camada de roupas tem a finalidade de proteger do vento, da chuva ou da neve. Para pedalar no frio, o ideal é que nessa camada tenhamos uma jaqueta corta-vento ou impermeável. É sempre bom escolher peças menores ou confeccionadas para o ciclismo, elas devem ficar ajustadas ao corpo, sem sobras, assim não causará tanto atrito com o vento.

Uma sugestão de jaqueta corta-vento que estou usando atualmente é a Shelter Bike da Conquista. Essa peça é extremamente leve e tem bom nível de proteção. Sua confecção fica ajustada ao corpo, sem sobras. Ela tem bolsos na parte de trás e pode ser facilmente dobrada e guardada dentro de um deles.

Jaquetas Corta Vento Pedalar no Frio

4. USE ACESSÓRIOS TÉRMICOS

Essa dica vai te ajudar muito a pedalar no frio, pois vai eliminar um incômodo muito grande que é sentir os pés, mãos e cabeça congelando, ou simplesmente não sentir mais eles. Para ter a sensação de conforto no frio, você vai precisar de luvas, meias e uma balaclava ou bandana, todos térmicos.

Nós achamos que qualquer luva vai dar conta, mas não é bem assim. Procure sempre uma luva com tecido térmico para usar por baixo da sua luva de ciclismo, recomendo a Thermo Skin da Curtlo ou a X-Thermo da SOLO, o tecido delas é muito bom. Caso você seja daqueles viciados no pedal, e vá pedalar com 0ºC, então recomendo as Luvas Thermo-Plus da Curtlo, elas tem um tecido mais grosso e protegem ainda mais do vento.

Luvas térmicas para pedalar no frio

Seus pés parecem que vão cair quando você está no meio do pedal? Então, essa sensação pode ser amenizada com o uso de meias térmicas especiais. Tanto a SOLO quanto a Curtlo tem modelos de meias muito boas, que mantém os pés secos e aquecidos. Agora se o frio for intenso, você vai precisar de uma capa para a sapatilha em um tecido de preferência impermeável. Infelizmente no Brasil ainda é muito difícil de encontrar esse acessório, na Europa e Estados Unidos ele já é muito popular.

Meias térmicas para pedalar no frio

Para a cabeça, utilize uma balaclava térmica quando a temperatura baixar dos 5ºC, o modelo Thermo Skin da Curtlo tem um ótimo desenho, bem confortável. Se a temperatura não for tão baixa, uma ótima opção são as bandanas multiuso. Elas podem ser usadas de diversas formas como cachecol, touca, testeira, balaclava ou faixa.

Veja abaixo algumas formas de usar a Bandana da Ecohead:

Bandana multiuso ecohead para frio ciclismo

5. BEBA ÁGUA

Criou coragem para pedalar no frio? Você vai notar que terá menos sede do que quando pedala no calor, mas o seu corpo continua precisando da mesma quantidade de água. Então não deixe a garrafinha em casa achando que você não precisa dela. Tente sempre consumir a quantidade recomendada de água, mesmo que não sinta sede.

6. USE SUPLEMENTOS

Confira dicas de alimentação para pedalar melhor

Quando comecei a pedalar mais no frio, notei que o rendimento não era o mesmo, achei que fosse normal, mas no meu caso existia um problema. O desconforto térmico me fazia esquecer de consumir carboidratos durante o pedal e a falta de sede me fazia beber menos água. Corrigindo esses dois pontos, estou conseguindo manter o mesmo rendimento de dias normais.

Carboidratos em Gel para pedalar no frio

7. ESCOLHA BEM OS TRAJETOS

Tente escolher trajetos que façam você pedalar o tempo inteiro, evite descidas muito longas ou trajetos planos onde a velocidade média fique muito alta. Se puder escolher o horário, vá durante o dia, com sol.

PARTICIPE DO CLUBE DE CICLISMO BIOPOINT NO STRAVA!

Clube Biopoint no Strava

Espero ter ajudado um pouco. Pense nas roupas e acessórios como um investimento em qualidade de vida. A durabilidade é muito grande e eu garanto que cada peça vai se pagar pela felicidade que proporcionará.

ONDE COMPRAR ROUPAS E ACESSÓRIOS PARA FRIO?

Aqui >>> https://www.biopoint.com.br/vestuario-esportivo/roupas-termicas

Boas pedaladas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*