Suplementos Termogênicos são milagrosos?

Você sabe qual é a função dos produtos termogênicos?

A crescente onda de termogênicos disponíveis no universo da suplementação atrai a curiosidade das pessoas que buscam o emagrecimento. Grande parte dessas pessoas adquire um suplemento para acelerar o metabolismo sem antes fazer o acompanhamento com um nutricionista.

Quando utilizados de forma errada, os termogênicos não atuam da forma ideal no organismo. Se seu consumo não for aliado a uma dieta balanceada e exercícios físicos, é melhor nem gastar dinheiro com eles.  Coloque o corpo em movimento, caso queira ter sucesso no consumo desses produtos.

Sem dúvida, há pessoas que precisam do auxílio de termogênicos para alcanças o peso desejado. Infelizmente, para algumas pessoas, frequentar uma academia ou praticar qualquer esporte não é o suficiente. Ao chegar ao final do mês e subir na balança, o resultado é o mesmo apesar de todo o esforço. É nesse momento que aparecem as publicidades de produtos “milagrosos”, que ajudam a queimar mais calorias durante os exercícios e na perda de vários quilos em um curto período de tempo, os quais devem ser analisados antes de serem consumidos.

No mercado de suplementos alimentares existem diversos tipos de produtos que auxiliam no emagrecimento:

CAFEÍNA

A cafeína é um estimulante utilizado para fornecer energia. É um dos termogênicos mais conhecidos. Um de seus objetivos é combater a fadiga, pois ela estimula o sistema nervoso central. Café, chá preto, chá mate, bebidas a base de cola, guaraná e chocolate são alguns dos produtos que apresentam a cafeína em sua composição. O uso da cafeína destinada aos atletas foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em maio de 2010.

A cafeína é um dos principais componentes dos termogênicos, que prometem dar mais pique na hora de treinar além de acelerar o emagrecimento. Ela está presente em pré-treinos e emagrecedores, principalmente.

Após ser absorvida e metabolizada no fígado, a cafeína percorre todo o corpo e atua sobre todos os sistemas do organismo por um período de tempo que varia entre quatro e seis horas.  Ligando-se às células nervosas, ela age sobre o sistema nervoso central, estimulando a concentração, melhorando o humor e diminuindo a sensação de fadiga após a atividade física e mental. Estudos apontam também que o consumo de cafeína antes do exercício físico pode auxiliar o corpo a usar os ácidos graxos (gordura) como combustível para o organismo. Com isso os depósitos de gordura são queimados para obter a energia necessária e o glicogênio muscular é preservado. Assim, haveria a possibilidade de prolongar o exercício físico de longa duração.” – Treino Mestre

A dosagem máxima permitida pela ANVISA, a fim de evitar reações adversas, é de 420mg diárias.

Apesar de seus inúmeros benefícios, pessoas com problema cardíaco, de pressão alta e insônia devem evitar o consumo do produto, exceto quando indicado por médico ou nutricionista.

Cafeína - Termogênico

ÓLEO DE CÁRTAMO

O óleo de cártamo é um óleo natural, extraído da planta Carthamus tinctorius. Esse óleo é um grande aliado da manutenção e perda de peso, pois ele atua destruindo a gordura localizada, principalmente no abdome. O óleo possui de 60 a 80% de ácido linoleico (conhecido como ômega 6) e de 20 a 40% de ácido oleico (ômega 9), duas substâncias importantes para ajudar na perda de peso.

O ômega 6 presente no óleo de cártamo atua como catalisador da queima de gordura marrom. A gordura marrom tem a função de gerar calor para os órgãos vitais e, por isso, é uma “gordura boa” e “queimadora de calorias”. Quando o ômega 6 acelera a queima desse tipo de gordura, o corpo busca energia na gordura branca, localizada na barriga, cintura e quadril. Já o ômega 9, por sua vez, diminui a produção de cortisol, um dos hormônios responsáveis pelo armazenamento de gordura na região abdominal. Esta aí o motivo por que o óleo ajuda tanto a afinar a cinturinha.” – Nutricionista Carla Noce

O óleo de cártamo proporciona diversos benefícios, como redução do apetite, pois aumenta a produção de leptina, hormônio que causa a sensação de saciedade; previne o envelhecimento, afinal tem ação antioxidante por ser rico em vitamina E, que combate os radicais livres; combate a celulite, por possuir propriedades anti-inflamatórias que ajudam a diminuir a retenção de líquido e controla os níveis de colesterol.

O óleo de cártamo não possui contraindicações, mas seu uso deve ser orientado por um profissional.

Óleo-de-Cartamo-Termogênico

PICOLINATO DE CROMO

O Chromium Picolinate ou Picolinato de Cromo, como é mais conhecido, é um suplemento alimentar destinado para dietas de emagrecimento, feito de vitaminas e minerais. O cromo é um mineral essencial para a produção de insulina no corpo.

É um produto que auxilia no processo de perda de peso.  Uma de suas funções é inibir a vontade de comer doces, problema enfrentado por inúmeras pessoas que buscam o emagrecimento.

“A principal função do cromo no organismo é potencializar os efeitos da insulina, o que promove a redução nos níveis de gordura corporal, a sensação de saciedade e diminui o apetite voraz por doces” – Nutricionista Andréa Uzeda

Alguns alimentos, como brócolis, nozes, fígado, ameixa, nozes, maçã com casca, levedo de cerveja, cereais integrais e espinafre são ricas fontes de cromo. Os estudos sobre a dosagem recomendada de picolinato de cromo ainda são controversos, pois há pesquisadores que indicam a dose máxima de 35mcg e outros chegam a 200mcg. Consulte seu nutricionista para saber a dose correta. 

Picolinato-de-Cromo- Termogênico

L-CARNITINA

A L-Carnitina é uma substância natural, produzida pelo fígado e rins e armazenada nos músculos. Sua principal função é ajudar o corpo a transformar gordura em energia. Na prática, é ela quem realiza o transporte dos derivados da gordura para dentro das mitocôndria, onde eles serão oxidados e transformados em energia. Sem Carnitina suficiente, as moléculas de gordura não entram na mitocôndria e acabariam retornando para o sangue, o que causaria o aumento do número de triglicerídeos.

Não espere que a Carnitina sozinha faça milagres. Ela é capaz de promover a perda saudável e permanente de peso se houver a combinação de um programa de exercícios, uma dieta rígida e a ingestão de 500 a 2000 mg por dia da substância. “ – Robert Craydon.

L-Carnitina- Termogênico

Conseguiu entender a diferença de cada um desses suplementos emagrecedores? Percebeu a importância de fazer uma dieta acompanhada por um nutricionista e praticar exercícios físicos antes de começar a consumir esses produtos?

Lembre-se: Suplemento nenhum faz milagres. Nem mesmo os termogênicos. O resultado acontece quando há dedicação diária!

Você pode adquirir seus suplementos para emagrecimento na loja da Biopoint e receber os produtos em casa, com segurança e comodidade.

 http://www.biopoint.com.br/

One thought on “Suplementos Termogênicos são milagrosos?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*