Dicas para escolher melhor o seu próximo BCAA

Olá pessoal, tudo bem? Todos nós já ouvimos falar dos aminoácidos e que eles são muito importantes para praticantes de atividades físicas em geral. Hoje vamos falar um pouco mais sobre os BCAAs (aminoácidos essenciais) e como escolher um bom suplemento BCAA que atenda as suas expectativas.

Aqui no Blog nós já falamos várias vezes sobre BCAAs, veja abaixo alguns posts:
Melhor horário para consumir BCAAs
Conheça o BCAA em pó VO2
Qual a importância dos BCAAs

Os BCAAs são três aminoácidos essenciais, a Leucina, Isoleucina e Valina e fazem parte de um grupo de nove aminoácidos que não são produzidos pelo organismo. Sendo assim, eles precisam ser ingeridos na alimentação e praticantes de atividade física necessitam suplementá-los. Cerca de 35% dos músculos são compostos por estes três aminoácidos.

Os praticantes de atividades físicas necessitam um maior aporte de BCAAs para evitar que o corpo utilize proteínas intracelulares na produção de energia, se isso ocorrer, você estará sofrendo o famoso catabolismo (perda de massa muscular).

Muitas pessoas defendem o não uso de suplementos alimentares, eu já tenho a opinião de que se uma pessoa quer atingir um patamar físico diferenciado, ela com certeza precisará fazer uso de algum ou de vários suplementos. Entre eles está o BCAA, que ajudará a evitar o catabolismo e contribuirá para uma melhor reconstrução muscular. Sabemos que esses aminoácidos são encontrados na alimentação, mas uma pessoa que pratica atividade física precisa de um aporte maior, ficando assim muito difícil de montar uma dieta adequada. A suplementação com BCAA nesse caso torna-se extremamente útil e prática.

QUAIS AS FORMAS DE APRESENTAÇÃO DOS BCAAs?

Atualmente existem 3 formas básicas de apresentação dos suplementos BCAAs, em cápsulas, em tabletes e em pó.

BCAA em cápsulas – são os mais tradicionais do mercado, geralmente possuem uma concentração de 300mg a 800mg de BCAAs por cápsula.

BCAA em tabletes – já podem ter concentrações maiores por tablete, podendo chegar até 2000mg.

BCAA em pó – novidade no mercado Brasileiro, são misturados com água e tem grande concentração. Ideal para quem precisa consumir doses maiores.

Vejam abaixo o que diz o nutricionista Rodolfo Peres a respeito do BCAA em pó:

Os BCAAS já existem há muitos anos no mercado de suplementação nutricional. Mas até pouco tempo, eram encontrados na forma de comprimidos e cápsulas. Recentemente, as maiores empresas do ramo desenvolveram os BCAAS em pó. Parece simples, mas é um processo bem complexo no sentido de melhorar o paladar, visto que o sabor dos aminoácidos não é muito agradável.

QUANTAS GRAMAS DE BCAA DEVO INGERIR POR DIA?

Existem estudos mostrando que a dose correta de BCAAs por dia é de 0,2g por kg de peso corporal. Ou seja, se você pesa 75kg, deverá consumir 15g de BCAAs por dia.

Isso parece muito, imagina ter que tomar 15 cápsulas de BCAA por dia? Pois é, mas não se assustem, se você tem uma dieta regrada, boa parte dessas 15g já estão sendo supridas nela. Whey Protein também já possui algumas gramas de BCAAs.

Com base nisso tudo, foi estabelecida uma dosagem de 4 a 8g por dia para uma pessoa que pratique atividade física intensa. Sempre lembramos que o ideal é consultar um nutricionista, ele poderá avaliar da melhor forma a sua alimentação e definir as quantidade corretas de cada suplemento.

ENTÃO, COMO ESCOLHER O MELHOR BCAA?

Com base nas informações que passei até agora, podemos notar que a escolha do melhor BCAA é simples.

  1. Primeiramente escolha uma marca que você confie e se familiariza, cuidado com falsificações e importações ilegais. Nosso mercado ainda é novo e cheio de aproveitadores sem escrúpulos.
  2. Defina a quantidade de gramas que você vai ingerir por dia.
  3. Escolha o BCAA pela quantidade de gramas e facilidade de consumo. Se você for consumir 15g por dia, é mais fácil escolher um BCAA em pó. Se for uma dose de 8g, escolha um BCAA em tabletes. Já se a dose for abaixo de 4g, existem vários BCAAs em cápsulas que tem ótimo custo x benefício.

Nesse post não falamos sobre proporção de aminoácidos essenciais e de outros vários benefícios comprovados em estudos. Vamos deixar esses assuntos para outros posts pois todos são de extrema importância.

BCAA QUE ESTOU USANDO ATUALMENTE

BCAA Fix Integralmédica 400tabs

 

Escolhi o BCAA Fix da Integralmédica em tabletes pois estou consumindo uma dose de 8g por dia. Assim o custo x benefício desse BCAA ficou interessante. Para fechar as 8g eu consumo 3 tabletes antes e 3 logo após o treino. Assim a embalagem de 400tabs dura mais de 2 meses.

Espero ter ajudado de alguma forma na escolha do seu próximo BCAA. Se tiverem dúvidas é só escrever aqui nos comentários.

Abraço.

Bons Treinos!

30 thoughts on “Dicas para escolher melhor o seu próximo BCAA

    1. Olá, tudo bem?

      A dose recomendada pode variar de pessoa para pessoa. O profissional que pode fazer a avaliação correta é um nutricionista.

      Você começar consumindo a dose padrão que seria em torno de 4g por dia e procurar a ajuda de um profissional.

      Qualquer dúvida estamos a disposição.

      Bons Treinos

  1. Olá, parabéns pelo blog! Treino corrida 3X por semana (corro 9 km em 60 minutos em cada treino) + pilates 2X por semana. Qual seria a melhor suplementação para definir e emagrecer? Detalhe: peso 79 kg e tenho 1,72 m – gostaria de chegar a 75 kg. Costumo ter uma refeição equilibrada, mas consumo pouca carne, pois me alimento na rua e não sou fã de carne – como por obrigação. Desde já, obrigado pela atenção!

    1. Allan, tudo bem?

      Com certeza uma suplementação com Whey Protein, Dextrose e BCAA iria ajudar nos seus objetivos. Mas saiba que o mais indicado é procurar um nutricionista que poderá avaliar melhor a sua alimentação e receitar com maior precisão os suplementos.

      Abraço e bons treinos!

  2. Oiii Diogo, td bem?
    Então to com mts duvidas em relaçao a suplementaçao, faço academia 5 vezes por semana malho pesado e quero começar a tomar algo.Meus objetivos são emagrecer e depois definir, to lendo mt sobre suplemento mas queria um que fosse mais simples e barato pois é so pra me auxiliar mesmo pq eu já tenho um corpo “grande” pq tenho pernas grossas e sou alta, a principio queria um somente pós-treino e estava pensando no bcaa já que vários amigos meus tomam e elogiam mais enfim ele é obrigátorio tomar antes e depois do treino? se por exemplo eu tomar 1 capsula antes e 1 depois ou 2 depois do treino já faz efeito? e me indica uma marca de confiança que não seja tão cara.

  3. esto fazendo academia a 2 semana comecei a tomar bcaa recover octagon ele e bom para quem ta comesando a gora amarca de o boa

  4. oi diogo, o negocio eo seguinte eu sou ciclista geralmente treino 3x por semana com carga media ate intensa cerca de 2-3 hras por treino esto acima do peso preciso perde 15kg segundo minha endroclinologista mais 10kg ja ta bom tou começando a regrar a dieta agora e quero inserir uma suplementação pra melhorar os treinos principalmente pre treino pois a fadiga está me atrapalhando muito e pos tbm pois nos treinos mais intensos minha recuperação e mais demorada e chego as vezes de passar 1 dia ou dois sentindo dores musculares tenho 80kg e 15 anos quero começar os treinos tomando bcaa antes e depois e maltodextrina duranto nos treinos mais longos oque você me indicaria inicialmente? lembrando claro que vou procurar uma acompanhamento de um nutricionista esportivo pra não fazer uma má suplementação obg !

    1. Olá, tudo certo?

      Com certeza o BCAA e a Maltodextrina já irão ajudar a suprir algumas necessidades de nutrientes que você com certeza tem a mais do que pessoas normais. Eu também faria o uso de Whey Protein no pós-treino, ele ajuda muito na recuperação muscular.

      Abraço!

    1. Olá,

      Não entendi muito bem o seu posicionamento, você acha que não é necessário ter um acompanhamento profissional para cuidar da saúde?

      Na verdade, cada pessoa faz o que quiser com o seu corpo, nós só orientamos da forma mais segura possível.

      Abraço!

  5. Oi amigo existem uns bcaas que seu consumo é de uma capsula ao dia diferente do tradicional antes e depois.Qual seria a melhor opçao.Sou ciclista e treino tres vezes por semana.

    1. Olá,

      O horário ideal para consumir o BCAA é antes e depois dos treinos ou apenas depois deles. A dose de BCAAs varia conforme seu peso e intensidade dos treinos. Mas normalmente o indicado são de 3 a 5g por dia, e pode ser consumido também nos dias que você não treina.

      Sugerimos sempre que consulte um nutricionista.

      Abraço.

  6. Iniciei a musculação, e funcional duas vezes por semana será que seria legal iniciar o bcaa como devo tomar , tenho 55 kl e 1,55 de altura e tenho um corpo bom mas tenho pouco bumbum e uns pneusinhos. como faço?

  7. A nutricionista não especificou a marca do bcaa, apenas orientou que fosse em pó. Achei alguns bem caros, mas a o BCAA da Max Titanium tem um preço bom em questão da quantidade. Você recomenda essa marca? já usou? recomendaria outra com um preço acessível? A forma em pó é a mais cara ? Qual sabor tende a enjoar menos? Eu nao preciso consumir muito, pois meus exercicios nao duram mais que 2 horas. Pratico Muay thai duas vezes na semana e musculaçao de duas a tres vezes por semana. Estou no limite do peso normal para o sobrepeso e tenho a meta de perder 8 kgs. Bcaa dificulta o emagrecimento ? Além disso gostaria de saber sobre o uso do shred que me foi recomendado um tablete pela manha e um de tarde. Desculpe pela imensa quantidade de questionamentos. Desde já, Obrigada.

    1. Olá, tudo bem?

      Os BCAAs em pó geralmente são mais indicados para quem precisa de maiores quantidades, assim não é necessário consumir tantas cápsulas. Um dos mais vendidos e que tem ótima concentração é o da Integralmédica, veja aqui: https://www.biopoint.com.br/bcaa-powder-body-size-300g-integral-medica

      Quanto ao sabor, todos são muito parecidos, alguma marcas já tem a versão sem sabor que é interessante para misturar com o Whey.

      O BCAA com certeza não dificulta o emagrecimento.

      Sobre o Shred, de qual marca seria? Existem muitos suplementos com esse nome.

      Abraço!

  8. Olá, boa tarde.

    Eu comecei a fazer funcional na semana passada na seg; quart e sex. Com 1 hora de de treino. Gostaria de saber qual o melhor BCAA que posso tomar e como devo tomar. Meu peso é 61,00 kg e tenho 1,63. A minha nutricionista passou apenas o Whey protein da Integral Medica. Porém o BCAA ela disse que eu poderia tomar mas não me falou qual e a forma.

    Obrigada,

    Fernanda

  9. Oi Boa noite,
    O nutricionista me recomendou 3g de BCAA antes e depois dos treino, isso daria 12g mais eu já tinha comprado um da performance bcaa science 2000mg.
    A dúvida é ,eu tomo um tablete como recomenda o fabricante, ou tomo 12 tabletes?
    Obs: no site eles dizem que cada tablete possui 1g.
    Obrigada

  10. Em relação as proporcões 2:1:1 4:1:1 8:1:1 o que você tem a dizer sobre, e porque todo bcaa vem com vitamina b6? Ela ajuda a sintetizar o aminoacido?

    1. Olá, tudo bem?

      A vitamina B6 é fundamental no metabolismo dos aminoácidos.

      Quanto as proporções, alguns estudos mostram que a Leucina tem um papel maior no ganho de massa muscular. Se o treino for voltado a esse objetivo, então se torna interessante essa proporção maior. Outra opção é tomar BCAA e também a Leucina isolada.

      Abraço e bons treinos!

  11. Boa tarde.
    Comprei o BCAA 1000 Da ON 400 caps. Peso 85kg. Gostaria de saber quantas capsulas devo tomar, e em quais horários, pre ou pós treino ou em ambos. Treino academia 5x por semana. e corro 3x de 40 a 60min. Faço uma dieta por conta própria, mas com auxilio de amigos nutricionista. No momento meu objetivo é perder peso para depois ganhar massa magra. Obrigado!

  12. Olá eu faço academia,e gostaria de saber qual seria o Bcaa que você recomendaria pra mim ( pensei no Bcaa fix da integral medica)? Quando devo tomar? e quantas gramas seria bom? to em busca de massa muscula.
    Treino a 3 meses,6 vezes por semana,tenho 1,73 de altura e pessoas 66 kg!
    Muito Obrigado…

  13. Gostaria de deixar a minha imensa satisfação de ser cliente de vocês !!! Ótimo post, ótimo site, ótimas referências !! vocês estão no caminho certo !!
    Parabéns equipe Biopoint 😀

  14. Qual diferença do bcaa 1000mg e 2400. Estou fazendo academia a 1 mas é pretendo ganhar massa. Qual seria o ideal .1000 ou 2400

  15. faço atletismo sou velocista meus treinos vao de 1h a 1h30 tiros 60m a 400m quantas gramas de bcaa devo tomar no pre treino

  16. Óla Diogo eu sou a Katia aqui de Volta Redonda , minha dúvida e como calcular a quantidade de BCAA e qual o mais indicado no meu caso ,faco funcional 3 vz na semana pela manha e musculação 5 vz na semana no horário do almoço e gostaria de saber se seria necessário o uso do BCAA antes e depois do funcional e antes e depois da musculação ,qual a quantidade necessária ,pois já faco a acompanhamento com uma nutri ,mais tenho treinado mais intenso e sentido muitas dores e demorando pra recuperar.no momento estou usando BCAA ultra concentrado da AGE de 1500 mg tomo 1 tablete antes e 1 depois do treino funcional de manha e faço o mesmo no treino e musculação não tomo whey e mais nada só o BCAA mesmo mais to sofrendo com as dores.

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