A Importância dos Carboidratos na Alimentação

Por que consumir carboidratos?

Os Carboidratos são a nossa principal fonte de energia. Seu consumo é vital para a nossa existência. Os Carboidratos desempenham diversas funções em nosso organismo, as principais são a nutrição e o fornecimento de energia. O organismo irá usar todos os artifícios para manter as células alimentadas, pois o suprimento de glicose não pode parar.

Qual a primeira coisa que todos pensam quando querem emagrecer? Cortar os Carboidratos da dieta. Errado!
Com a diminuição de Carboidratos na alimetação, o organismo passa a usar as proteínas para produzir energia, causando perda da massa muscular. A ingestão correta de carboidrato previne o uso da proteína muscular para fonte de energia.

Todos os Carboidratos devem ser consumidos de forma eficaz, ou seja, por meio de alimentos ricos em amido e associados às fibras como, por exemplo, o pão integral. Para quem pratica atividade física regularmente o carboidrato é o nutriente mais importante na alimentação. Isso porque ele irá fornecer energia necessária durante a atividade e também terá um papel fundamental no período de recuperação pós treino.

Um porte adequado de carboidratos na alimentação melhora o desempenho durante o exercício, enquanto uma inadequada ingestão desse nutriente pode causar cansaço e fadiga. Isso porque os estoques desse nutriente no nosso organismo são bastante limitados, ao contrário dos estoques de gordura.

Quanto Carboidrato devemos consumir?

É recomendado seguir uma alimentação que forneça pelo menos 50 % do seu total calórico em carboidrato. Porém, para quem pratica atividade física essa quantidade deve ser maior e vai variar de acordo com o tipo, frequência e intensidade dos treinos.

Quais são os alimentos ricos em Carboidrato?

Arroz, batata, massas em geral, mandioca, pães, bolachas, aveia, granola, cereais matinais, barras de cereais, frutas e legumes. Lembrando que, de preferência, arroz, pães e bolachas devem ser consumidos em sua versão integral, fornecendo assim uma maior quantidade de fibras à nossa alimentação. Para os que não querem ou não podem ingerir algum desses alimentos, a dica é consumir algum Hipercalórico.

Lembrando que é sempre recomendado o acompanhamento de um nutricionista antes de começar uma dieta, seja ela qual for. Ele irá escolher a melhor e mais eficiente para seu organismo, sem causar danos e tendo melhores resultados.

importancia-dos-carboidratos

Fonte: MinhaVida

One thought on “A Importância dos Carboidratos na Alimentação”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*