Açaí, uma lenda com muitos benefícios

O Açaí é um fruto tipicamente brasileiro e de grande importância econômica do país. Ele vem de uma palmeira chamada açaizeiro, que cresce nas florestas da Amazônia. O Açaí está se tornando cada vez mais popular, especialmente para as pessoas que frequentam academias, praticam esportes e também pelas que cuidam da saúde e do bem-estar em geral. O motivo principal para o consumo é devido ao seu poder energético natural. Consequentemente, as curiosidades sobre esse fruto aumentaram, à medida que ele passou a ser consumido no resto do país, inclusive no exterior e não apenas pela população local.

Acai

Os pigmentos, que dão à fruta aquela cor roxa intensa, possuem antioxidantes muito nutritivos, que fazem dele um dos alimentos mais saudáveis que existem. Por conta disso, ele é um poderoso combatente dos radicais livres, causadores de inúmeras doenças e envelhecimento precoce das células. O açaí também é rico em vitaminas e minerais, como E, B1, B2, B3 e C, fibras, cálcio, fósforo, ferro e potássio, além de ácidos graxos.

Conheça no post de hoje, ótimos motivos para você começar a consumir açaí o quanto antes.

ENERGÉTICO NATURAL E ACELERADOR MUSCULAR

Altamente energético, com uma boa concentração de carboidratos,  é um fruto que fornece mais energia e disposição ao corpo, sendo muito importante para praticantes de atividades físicas. Aliado aos aminoácidos, o açaí tem a função de regeneração muscular, ideal para manter o condicionamento físico após a atividade. Além disso, possui alto teor de proteínas, que têm como uma de suas principais funções a formação de aminoácidos, essenciais para a construção muscular. Outra importante função das proteínas é a contribuição para a produção de anticorpos, fortalecendo o sistema imunológico e aumentando a capacidade de combater infecções.

FONTE DA JUVENTUDE

Devido a sua composição, o açaí age contra o envelhecimento precoce das células, deixando-as fortes e resistes. Também pode auxiliar no tratamento de problemas de pele, relacionados a fatores inflamatórios, como acne. Os antioxidantes presentes no açaí podem melhorar a aparência de peles com manchas e reduzir rugas, promovendo uma pele mais saudável e com aparência mais jovem.

OSSOS FORTES

O açaí possui alta concentração de cálcio, essencial para formação de ossos e dentes, portanto é muito recomendado para crianças. Para os adultos, ajuda a prevenir doenças como a osteoporose e a hipertensão.

COLESTEROL NA MEDIDA CERTA

Por conter os Ômegas 6 e 9, o açaí diminui o colesterol ruim (LDL) e ajuda a regular o bom (HDL), prevenindo plaquetas e coágulos. Em um estudo realizado pela Universidade Federal do Pará, pesquisadores apontam baixo colesterol em pessoas com consumo regular de açaí, comparados a não consumidores. A diminuição do colesterol ruim também se deve ao corante do açaí, a antocianina, que também está presente em uvas e alimentos com a coloração roxa.

EVITA CÂIMBRAS

Com alta concentração de potássio, o açaí pode ser fundamental ao combate a cãibras. Em conjunto com uma boa ingestão de líquidos durante a atividade física, este alimento energético pode reduzir por completo as dolorosas cãibras causadas por desidratação.

AJUDA NA PREVENÇÃO DO CÂNCER

O açaí contêm antocianinas, um tipo de antioxidante que desempenha um papel importante na prevenção do câncer. O açaí também é rico em um tipo de gordura essencial, o ácido oleico. Ele protege contra o câncer de três maneiras: bloqueia os genes que causam a doença, atrasa o desenvolvimento de tumores e faz as células da doença se autodestruírem.Acai-suco

PROTEGE CONTRA O ALZHEIMER

O açaí possui ingredientes que deixam o cérebro alerta por mais tempo. Também o protege de danos que podem evoluir para um quadro de Alzheimer.

SAÚDE DO CORAÇÃO

O açaí é rico em ácido oleico, um tipo de gordura poliinsaturada, que auxilia na redução e controle dos níveis de colesterol e pressão arterial e previne aterosclerose. Seu consumo está associado à prevenção de doenças cardiovasculares. Um estudo publicado na edição de junho de 2011 da revista Atherosclerosis, descobriu que o suco de açaí protege contra a aterosclerose (endurecimento das artérias), inibindo a produção de citocinas pró-inflamatórias. Os benefícios de redução do colesterol mencionados acima também contribuem para o papel do açaí na manutenção de um coração saudável.

AÇAÍ ENGORDA?

Apesar de todos os excelentes benefícios à saúde obtidos com essa fruta, sempre é necessário uma atenção maior, algum cuidado com o modo como consumimos o açaí, pois 100 gramas da fruta natural possuem 247 calorias. O problema surge, quando vemos receitas deliciosas e nutritivas, e quando feitas, acrescentamos outros elementos a tigela, como granola, aveia, banana, mel, e outros. Essas misturas são excelentes, porém mais adequadas para quem pratica atividades físicas regulares e queima calorias extras adquiridas.

Metade da polpa da fruta é composta por gorduras do tipo poliinsaturadas, que protegem o sistema cardiovascular, especialmente o coração. Apesar disso, não deixa de ser uma fruta calórica, por isso o consumo deve ser moderado.

A dica, para quem quer manter o peso e não engordar, é dar preferência por bater a fruta apenas com água ou água de coco, assim, não há acúmulo de calorias. O consumo deve se resumir a um copo de suco ou uma tigela pequena de polpa de açaí pura, sem nada extra acompanhando.

RECEITAS COM O AÇAÍ POXO – DISPONÍVEL NA BIOPOINT*

Outra vantagem do Açaí é a sua variedade de consumo. É possível ingerir puro ou misturá-lo com outros ingredientes e criar receitas deliciosas. Como citado acima, cuide para não exagerar, afinal o acaí é bem calórico. Veja alguns exemplos de receitas:

Creme-de-açaí

Creme de açaí

Ingredientes:

200 gramas de Açaí Poxo

1 pacote de gelatina sem sabor

100 ml de leite desnatado

2 claras em neve

Modo de preparo: Dissolva a gelatina em água morna. Bata o açaí, a gelatina diluída e o leite no liquidificador até a mistura ficar homogênea. Junte as claras em neve mexendo suavemente. Deixe gelar por 6 a 8 horas e sirva. Fica delicioso e é muito prático de fazer.

Creme de Açaí Poxo com leite de coco

Ingredientes:

100 gramas de Açaí Poxo

3 Pedras de gelo

200 ml de leite de coco

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador por 7 minutos. Sirva em seguida.

Creme de Açaí Poxo com sorvete de creme

Ingredientes:

200 gramas de Açaí Poxo

100 ml de água

5 bolas de sorvete de creme

Modo de preparo: Deixe o Açaí fora do congelador por 20 minutos. Em seguida bata todos os ingredientes até obter um creme homogêneo. Sirva com granola e banana picada.

*Você encontra o Açaí Poxo pronto para o consumo em http://www.biopoint.com.br/lojas. Ele não está disponível em nosso site pois deve  ser mantido congelado. Para os que desejam experimentar e usufruir de seus excelentes benefícios, basta passar em nossa loja e garantir uma unidade (260 gramas). Na Biopoint, além do Açaí Poxo, você encontra açaí em cápsulas. Clique aqui e conheça.

VOCÊ CONHECE A LENDA DO AÇAÍ?

“Conta a lenda que existia uma tribo indígena muito numerosa. Como os alimentos estavam escassos, era difícil conseguir comida para toda Lenda-do-acaia tribo. Então o cacique Itaki tomou uma decisão muito cruel. Resolveu que a partir daquele dia que todas as crianças recém-nascidas seriam sacrificadas para evitar o aumento populacional da tribo.

Até que um dia a filha do cacique, chamada Iaçá, deu à luz uma menina, que também teve de ser sacrificada. Iaçá ficou desesperada, chorava todas as noites de saudades, ficando vários dias dentro de sua oca. Pediu a Tupã que mostrasse ao seu pai outra maneira de ajudar seu povo, sem o sacrifício das crianças.

Certa noite de lua, Iaçá ouviu o choro de criança. Aproximou-se da porta de sua oca e viu sua filhinha sorridente, ao pé de uma grande árvore. Lançou-se em direção à filha, abraçando – a. Porém misteriosamente sua filha desapareceu.

Iaçá, inconsolável, chorou muito até morrer. No dia seguinte seu corpo foi encontrado abraçado ao tronco da árvore, porém no rosto trazia ainda um sorriso de felicidade. Seus olhos estavam em direção ao alto da árvore, que se encontrava carregada de frutinhos escuros.

Itaki, então, mandou que apanhassem os frutos, obtendo um vinho avermelhado que batizou de açaí, em homenagem a sua filha (Iaçá invertido). Alimentou seu povo e, a partir desse dia, suspendeu a ordem de sacrificar as crianças.

CURIOSIDADES SOBRE A FRUTA

  • A população Amazônica faz uso de todas as partes do açaizeiro. A madeira é usada em construções rústicas, a fibra das folhas é excelente para tecer chapéus, esteiras e cestas e os cachos secos são aproveitados como vassouras.
  • Em Belém do Pará, o açaí é mais consumido que o leite. Pode-se dizer que quase não se toma leite no Norte. Estima-se que são ingeridos mais de 150 mil litros do suco da fruto diariamente pela população local.
  • O estado do Rio de Janeiro é o segundo maior consumidor de açaí. Estudos mostram que cerca de 200 toneladas da polpa são ingeridas em solo carioca, anualmente.
  • O açaí também é muito consumido nos Estados Unidos, devido às suas propriedades energéticas. A cultura da fruta foi levada do Brasil por um grupo de empresários norte-americanos, que percebeu a grande capacidade comercial do produto.

O que você está esperando para colocar o açaí em sua dieta? Aproveite os benefícios dessa frutinha tipicamente brasileira. Consuma Açaí regularmente e mantenha seu organismo com energia e cheio de saúde.

 

(Visited 1.767 times, 1 visits today)

One thought on “Açaí, uma lenda com muitos benefícios”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.