Glutamina e seus benefícios para a hipertrofia

A Glutamina é um dos aminoácidos não essenciais presentes no organismo, sendo componente das proteínas dos seres vivos. É não essencial pois o organismo é capaz de produzi-la conforme a necessidade de cada indivíduo. Ela é encontrada em maior abundância no tecido muscular, onde atua como nutriente para as células imunológicas e exerce importante função anabólica, promovendo o crescimento muscular.

Para alguns nutricionistas, a glutamina não é considerada como “não essencial” devido a sua grande importância tanto para a síntese dos demais aminoácidos quanto para a manutenção de vários tecidos durante estados catabólicos.

Sua síntese acontece principalmente nos músculos esqueléticos (responsáveis pelos movimentos voluntários), mas também nos pulmões, fígado, cérebro e no tecido adiposo. Os rins, as células do sistema imune e trato gastrointestinal apenas a consomem, enquanto o fígado é o único órgão que tanto consome como produz.

Sob algumas condições, como uma reduzida oferta de carboidratos, o fígado pode se tornar um consumidor de glutamina. Em alguns casos, os órgãos necessitam de uma demanda maior de glutamina, o que pode não ser possível apenas pela síntese corporal. É aí que entra a necessidade de administrar doses extras de glutamina com suplementação.

Glutamina Hipertrofia

FUNÇÕES DA GLUTAMINA

Anabolismo muscular

A Glutamina tem a capacidade de auxiliar na formação de outros aminoácidos, sendo muito importante para a síntese de proteínas. Durante treinos intensos o organismo pode sofrer uma queda na quantidade de aminoácidos disponíveis para fazer a recuperação muscular. A falta desses nutrientes ocasiona o catabolismo, que é a perda de massa muscular magra. O consumo adequado de Glutamina evita que o catabolismo aconteça, pois ela protege o músculo. Este efeito pode estar associado à sua capacidade de captar água para o meio intracelular, o que estimula assim a síntese proteica.

Melhora no sistema imunológico 

A Glutamina também é utilizada como fonte de energia para as células do sistema imunológico, aumentando a formação de anticorpos e fortalecendo-o. Os anticorpos são responsáveis pelas defesas do organismo.

Durante a prática de exercícios prolongados e de alta intensidade, há um aumento da concentração de cortisol (hormônio que é produzido em situações de stress), causando um aumento no fluxo de glutamina para fora do músculo. O resultado disso é que o indivíduo sofre uma imunossupressão (queda da sua imunidade). Nesse caso, é recomendada a utilização de glutamina, para evitar danos no sistema imunológico.

Hidratação celular

A glutamina também participa de um processo chamado “volumização celular”, em que o volume das células aumenta, promovendo a hidratação da mesma. O aumento do volume celular se dá devido a elevação da captação de sódio. Ter células hidratadas é fundamental para evitar o catabolismo. Essa hidratação não é o mesmo que retenção líquida, em que o líquido estaria fora da célula e causaria um aspecto flácido e indesejado da pele.

Recuperação do glicogênio 

Após os treinos, o índice de glicogênio muscular baixa, provocando fadiga e dor muscular. Estudos apontam que o uso de glutamina provoca o acúmulo de glicogênio no fígado e nos músculos esqueléticos sem alterar os níveis de insulina. Juntamente com a ingestão de proteína de rápida absorção, é o processo anabólico inicial que solidifica o ganho em massa magra.

Importante na medicina

A glutamina tem função importante em hospitais. Em casos de tratamentos, como a quimioterapia, por exemplo, ela é utilizada para evitar a perda muscular, que é característica do tratamento. Também auxilia em processo pós operatório, auxiliando na cicatrização e protegendo os órgão contra o excesso de medicamentos.

GLUTAMINA-E-SEUS-BENEFÍCIOS-PARA-A-HIPERTROFIA

CONSUMO DE GLUTAMINA

A dose indicada pela maioria dos nutricionistas é de 5 gramas diárias, porém é necessário avaliar a necessidade de cada indivíduo. Sem dúvida, fisiculturistas e praticantes de atividades físicas intensas precisam consumir uma dose maior, assim como as pessoas que fazem uso de glutamina em hospitais. Cabe a um médico ou nutricionista fornecer a indicação correta para cada pessoa.

TIPOS DE GLUTAMINA

Existem dois tipos de glutamina. Vamos conhecê-las:

L-glutamina

Também conhecida como glutamina livre, é ótima para quem quer evitar a perda de massa muscular. Essa é a mais comum utilizada por praticantes de atividades físicas e é facilmente encontrada em lojas de suplementos ou farmácias. Ela atua principalmente no intestino, favorecendo a absorção de nutrientes.

Glutamina peptídeo

Essa também é voltada para o ganho de massa muscular, porém é aquela que tem moléculas ligadas a outros aminoácidos. Ela é menos eficaz na função das células intestinais, e mais eficaz em outras células, com as musculares. Essa glutamina tem maior capacidade de aumentar as concentrações de glutamina plasmática do que a glutamina livre. Sendo assim, a ingestão do peptídeo de glutamina vai ter maior influência na célula muscular comparada a glutamina livre. É muito difícil encontrar glutamina peptídeo a venda no Brasil, esse é outro motivo pelo qual a L-glutamina é mais vendida.

RESUMINDO

A glutamina é indicada para pessoas que tem facilidade em perder massa muscular, pois ela evita o catabolismo. Seu consumo diário melhora o sistema imunológico, ou seja, protege o corpo contra diversas doenças.

Lembre-se: O uso de glutamina deve ser orientado por um nutricionista ou médico, para evitar seu consumo em demasia, assim como qualquer outro suplemento alimentar. O consumo de suplementos alimentares possibilita uma melhor nutrição para o organismo, proporcionando melhores resultados.

Uma alimentação balanceada e a prática de exercícios são fundamentais para ter uma vida mais saudável. Comece hoje mesmo a pôr hábitos de vida saudáveis em prática. Você perceberá os benefícios e não vai se arrepender.

One thought on “Glutamina e seus benefícios para a hipertrofia”

  1. Excelente texto! Já utilizo a Glutamina fazem alguns meses e agora tenho ainda mais certeza sobre os benefícios que estou tendo. Parabéns pelo Blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*