O que são Superfoods?

Com o aumento da busca por uma alimentação mais saudável e rica em nutrientes essenciais ao organismo, diversas pessoas estão dando mais atenção ao tipo de alimento que estão colocando no seu prato.

Hoje não é incomum escutarmos falar sobre “superalimentos” ou “superfoods”. Os termos dados à categoria de alimentos benéficos à saúde são por causa da grande concentração de vitaminas e minerais, em pequenas porções, do mesmo alimento.

Mas quais são os superfoods? E quais os seus benefícios ao corpo? Se você quiser descobrir as respostas para essas perguntas, confira os próximos tópicos. Boa leitura!

O que são os superfoods?

Lembre-se: apesar de igualmente importantes e benéficos para a saúde, não são todos os alimentos naturais e orgânicos (que a natureza nos dá e livres de agrotóxicos e outros aditivos químicos) que são considerados superfoods.

Os superfoods são aqueles alimentos que possuem elevado valor nutricional – muitos nutrientes – e pouca caloria.

Eles também não precisam ser ingeridos em grandes quantidades para se obter todas as suas vantagens. Apenas uma pequena quantia, todos os dias, é o suficiente para abastecer o seu corpo com os nutrientes do superfood.

Quais os benefícios de consumir os superfoods?

Os superfoods são alimentos ideais para o estilo de vida moderno. Com o dia a dia cada vez mais corrido das pessoas, com o aumento do consumo de alimentos industrializados e dos fast-foods, os superfoods são opções ideais para melhorar a deficiência nutricional causada por dietas pobre em valor nutritivo.

Também são fáceis de serem levados consigo para completar uma refeição – seja ela lanche ou almoço – ou comporem um café da manhã rico em nutrientes, deixando o corpo abastecido para enfrentar as atividades que virão durante o decorrer do seu dia.

Ainda existem diversos outros benefícios dos superfoods, que incluem:

  • Metabolismo mais rápido;
  • Sensação de saciedade por mais tempo;
  • Aumento dos níveis de força e energia;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Melhora no funcionamento da mente;
  • Prevenção do envelhecimento precoce;
  • Prevenção de diversas doenças, como os problemas cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Quais são os principais superfoods?

Confira a lista a seguir com os principais alimentos considerados “superfoods” e aproveite para incluí-los na sua alimentação a fim de aproveitar todos os benefícios promovidos por eles.

Mirtilos (Blueberry)

Ricos em flavonoides, mais precisamente das proantocianidinas oligoméricas compostas, os mirtilos são considerados superfoods, principalmente ao seu grande poder antioxidante, que diminui o risco de problemas cardiovasculares, estresse oxidativo e dores nas articulações e músculos.

Brócolis

Rico em sulforafano, um poderoso antioxidante, e cheio de vitaminas e fibras, o brócolis é mais um superfood perfeito para incluir na alimentação.

Maçã

A maça é rica em quercetina, um antioxidante que está ligado a uma redução da pressão arterial e da melhora dos vasos sanguíneos.

Algumas pesquisas ainda indicam que esse composto diminui os riscos de desenvolver o câncer de pulmão.

Café e chá verde

Desde que consumido na dose e da forma correta (até 4 xícaras de café por dia e com pouca ou nenhuma adição de açúcar), o café só traz benefícios para o corpo. Rico em antioxidantes, principalmente flavonoides, a bebida está ligada à prevenção de doenças cardíacas.

Rico em catequinas, o chá verde é outro superfood listado como preventivo de vários tipos de câncer.

Manteiga e óleo de coco

Diferente do que já foi muito difundido nos últimos anos, as gorduras são importantes dentro da dieta e devem fazer parte da alimentação diária.

Embora devemos dar preferência às fontes de gordura insaturadas, que são de origem vegetal e aumentam o colesterol considerado “bom” do organismo, o óleo de coco e a manteiga – gorduras saturadas – são considerados superfoods, pois não são aterogênicas e, portanto, não favorecem o entupimento de artérias.

Outro benefício do óleo de coco é que, por ser estável e não oxidar tão facilmente como outros tipos de óleos, ele se torna a melhor alternativa para ser usado em altas temperaturas.

Sementes de chia

A chia é uma das sementes consideradas como superfoods, especialmente por ser rica em ômega 3, fibras, cálcio, fósforo, manganês e proteína.

Os efeitos benéficos do alimento ao corpo são diversos: ela cria um gel que lubrifica e limpa os intestinos, garante saciedade e controla os níveis de glicose no sangue.

Goji Berry

A frutinha que recebe o nome de Goji Berry é rica em vitamina C, compostos antioxidantes, carotenoides (composto importante para a saúde da visão e pele), vitaminas do complexo B (principalmente B1, B2 e B6), é fonte de aminoácidos essenciais, minerais como ferro e zinco e ácidos graxos essenciais.

Os seus benefícios são muitos: ela reforça o sistema imune, previne doenças cardiovasculares e neurológicas, evita danos ao fígado, pode ajudar a emagrecer e ainda possui efeitos anti-inflamatório, antibacteriano e antifúngico.

Chocolate amargo e cacau cru

Os chocolates a partir de 70% de cacau fornecem uma grande quantia de flavonoides que estão ligadas à diminuição do colesterol “ruim”, melhora do fluxo sanguíneo e do equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue.

O cacau cru, quando é consumido dessa forma, tem os seus princípios ativos preservados e é um antioxidante ainda mais poderoso.

Vinho tinto

O vinho tinto é uma bebida rica em resveratrol, uma substância que protege o coração e reduz a pressão arterial.

Como você pode ver, apesar de alguns superfoods serem menos acessíveis e mais caros (como mirtilos e goji berry), a maioria dos outros são fáceis de encontrar e não são tão caros quanto parecem.

É importante lembrar que só os superfoods ou superalimentos não resolvem os problemas causados por uma dieta deficiente e um estilo de vida sedentário.

É preciso associar hábitos alimentares saudáveis, incluindo os superfoods, com exercícios físicos para manter uma saúde de ferro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*