Entenda a diferença entre Maltodextrina, Dextrose e Waxy Maize

Olá pessoal! Hoje iremos tratar de um assunto que ainda gera muitas dúvidas: os benefícios e diferenças entre Maltodextrina, Dextrose e Waxy Maize. Saber diferenciar e aplicar esses carboidratos na dieta pode trazer diversos benefícios para saúde e performance.

Todo mundo sabe que os carboidratos são a nossa principal fonte de energia e seu consumo é fundamental para que o organismo possa realizar as atividades diárias como andar, trabalhar e praticar qualquer atividade física. Sua principal função é impedir que o nível de glicose baixe, o que pode causar tontura, fraqueza e fadiga muscular. Os carboidratos também são responsáveis por nutrir as células do sistema nervoso central, evitando o cansaço e o stress.

Maltodextrina, dextrose e waxy maizeE OS CARBOIDRATOS NAS ATIVIDADES FÍSICAS SÃO IMPORTANTES?

Para praticantes de atividades físicas os carboidratos são ainda mais importantes. Sem seu consumo adequado, o organismo retira a energia necessária dos músculos, ocorrendo perda de massa muscular, justamente o contrário do que os atletas procuram.

Antes de iniciar qualquer exercício é fundamental o consumo de alguma fonte calórica, para aumentar os estoques energéticos, pois sem eles o corpo não tem energia suficiente para ter um bom desempenho.

SUPLEMENTAÇÃO COM CARBOIDRATOS

Para as pessoas que necessitam de mais energia para os treinos, existem basicamente 3 Suplementos Alimentares capazes de suprir as necessidades energéticas: a Maltodextrina, a Dextrose e o Waxy Maize. Ok, todos são carboidratos. Mas qual é a função de cada um? Como podem auxiliar no desempenho durante o treino? Como devo consumir? Qual a diferença entre eles? Calma, a Equipe Biopoint está aqui para sanar essas dúvidas.

MALTODEXTRINA

A Maltodextrina é um carboidrato complexo e, com isso, tem uma absorção gradativa pelo organismo. Ela é um açúcar produzido em laboratório.

Os carboidratos presentes na Maltodextrina são metabolizados de forma lenta no corpo humano, o que contribui para um aumento de insulina na maltodextrina corrente sanguínea. Ela é responsável por aumentar o índice de glicose nas células, evitando principalmente o catabolismo muscular, um dos piores inimigos de quem busca hipertrofia. Outro benefício importantíssimo é a retardação da fadiga muscular, aumentando o desempenho durante os treinos.

CONSUMO ADEQUADO

O consumo de Malto é indicado para praticantes de atividades físicas de resistência ou longa duração, como musculação e corrida, pois fornece energia suficiente para aproveitar ao máximo o exercício. Pode ser consumido antes e durante o exercício.

No mercado há diversas marcas de Maltodextrina, porém iremos comparar a quantidade de carboidratos em 3 das mais conhecidas.

Marca

Dose

Carboidratos por dose

Kcal por dose

Carboidratos em 30g

Kcal em 30g

Neo Nutri

30g

30g

120Kcal

30g

120Kcal

Probiótica

40g

38g

153Kcal

28,5g

114,75Kcal

Integralmédica

50g

47g

188Kcal

28,2g

112,80

Como se pode perceber na tabela acima, a quantidade de carboidratos disponíveis em 30 gramas de produto não muda muito entre as marcas. Cabe a cada pessoa escolher a que preferir.

A Maltodextrina não é aconselhada para pessoas diabéticas, por conter frutose e glicose.

DEXTROSE

A Dextrose, ao contrário da Maltodextrina, é um carboidrato simples que possui uma estrutura molecular de tamanho reduzido, facilitando assim, a sua absorção. Em poucos minutos ela consegue elevar as taxas de glicose no organismo, fornecendo ao corpo energia de forma mais rápida. Também é um açúcar produzido em laboratório.

Por possuir um alto índice glicêmico, seu pico de insulina será rápido. Desta forma, maior será o transporte de proteínas, glutamina, aminoácidos  dextrozz-integralmedica-saco-1kgcomo BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada), creatina e outros nutrientes para as células, favorecendo a recuperação e o ganho de massa muscular.

CONSUMO ADEQUADO

Seu consumo é feito principalmente após os exercícios, justamente pela rápida absorção. É comprovado que, após o treino, antes ou até mesmo junto com Whey Protein, o consumo de algum carboidrato de rápida absorção é essencial para que o organismo não utilize as proteínas como fonte de energia. Afinal, utilizar Whey Protein para recuperação energética é jogar dinheiro fora, concordam?

Assim como a Maltodextrina, a Dextrose está disponível no mercado em várias marcas. Conheça a diferença entre algumas delas:

Marca

Dose

Carboidratos por dose

Kcal por dose

Carboidratos em 30g

Kcal em 30g

Probiótica

15g

15g

59kcal

30g

118Kcal

Max Titanium

25g

23g

92Kcal

27,6g

110,4Kcal

BP Suplementos

25g

25g

100Kcal

30g

120Kcal

Integralmédica

40g

39g

156Kcal

29,25g

114Kcal

Neo Nutri

50g

45g

180Kcal

27g

108Kcal

Outra vez os carboidratos não mudaram muito de uma marca para outra, ou seja, qualquer um deles pode ser consumido de acordo com a necessidade de cada indivíduo. Da mesma forma que a Maltodextrina, não é indicado para diabéticos.

WAXY MAIZE

O Waxy Maize é um carboidrato extraído do amido de milho ceroso. O nome Maize vem de seu nome científico, Zea Mays, que em espanhol Maize quer dizer milho.

Este amido constitui-se na principal forma de armazenamento de carboidratos nos vegetais, possuindo 70% de amilopectina e 30% de amilose. Isso waxymaizepossibilita sua quebra em diversos pontos ao mesmo tempo, facilitando a digestão, sendo esta mais lenta, e sua absorção consequentemente também é mais lenta que a da maltodextrina. Entretanto, ele não provoca um pico de insulina tão alto, diferente da maltodextrina e da dextrose.

Além disso, o Waxy Maize é um carboidrato de baixo índice glicêmico. Resumidamente, o índice glicêmico é a medida que indica a velocidade que um carboidrato leva para subir os níveis de açúcar no sangue. Alimentos com baixo índice glicêmico ajudam a emagrecer, pois quanto mais lenta for a digestão dos carboidratos, mais lento será o aumento do açúcar no sangue. A queda de açúcar no sangue é gradual, havendo menos fome na próxima refeição. Clique aqui para saber mais sobre o assunto no Blog Doce Dieta.

Segundo o Prof. Dr. Érico Caperuto,  “O Waxy Maize nesse sentido, tem se mostrado uma ótima opção de fornecimento constante de energia, com uma digestão mais lenta, ou mais gradual, e com um fornecimento de energia mais constante, fundamental, por exemplo, para dietas de controle de índice glicêmico, ou para exercícios prolongados. Ou ainda, para aquela suplementação que você toma, horas antes de ir para a academia.”

CONSUMO ADEQUADO

O consumo de Waxy Maize é mais indicado para exercícios de longa duração e prolongados como, por exemplo, corridas, ciclismo, maratonas.

Marca

Dose

Carboidratos por dose

Kcal por dose

Carboidratos em 30g

Kcal em 30g

BP Suplementos

25g

21g

90Kcal

25,2g

108Kcal

Integralmédica

30g

28g

112Kcal

28g

112Kcal

Probiótica

30g

25g

101Kcal

25g

101Kcal

Max Titanium

50g

43g

173Kcal

25,80

103,80Kcal

As pequenas diferenças entre marcas permanecem no Waxy Maize. Qualquer uma das opções irá repor a energia gasta durante os exercícios físicos de forma eficaz.

RESUMINDO

E então, ficou clara a diferença entre estes três suplementos energéticos? Se ainda ficaram dúvidas, dê uma olhada na imagem abaixo:Maltodextrina,-Dextrose-e-Waxy-Maize

É importante ressaltar que as informações deste post não substituem a orientação de um nutricionista. Cabe a este profissional decidir o suplemento ideal  e as quantidades a serem consumidas, pois deve-se sempre respeitar a individualidade de cada caso. Sem dúvidas, ele irá auxiliar na busca por melhores resultados.

QUER COMPRAR MALTO, DEXTROSE OU WAXY MAIZE? ENTÃO CLIQUE AQUI.

 

35 thoughts on “Entenda a diferença entre Maltodextrina, Dextrose e Waxy Maize

  1. Também gostei das respostas, comecei a pesquisar porque fui comprar o Malto que já tomo a algum tempo (junto com uma alimentação feita por uma nutricionista) ai o cara da loja veio me falar do Waxy Maize… Ele veio como papo que o Malto/Dextrose estavam ultrapassados e blá blá blá rs, logo desconfiei pois o valor também era bem mais “salgado”.

    Depois de ler a matéria de vocês vi que o Malto para o meu treino de musculação pré e durante o treino é sim uma boa opção. Achei interessante tb sobre a Dextrose já que treino para hipertrofia e tomo Whey pós treino, na opinião de vcs (sei que não substitui a do nutricionista) acham que vale a pena “trocar” por um tempo e tomar só a Dextrose no pós treino junto ao Whey? Agradeço. Leandro

    1. Leandro, tudo bem?
      O que temos notado é uma diferença muito pequena entre a Malto e a Dextrose. Sendo assim você poderia fazer um teste e analisar os resultados. O preço também é parecido, então não terá gastos maiores.
      Grande abraço e bons treinos!

  2. Muito esclarecedor. Estava utilizando de forma correta. Mas isso foi bem legal. Parabéns e vou seguir o blog.
    Abraço.

  3. Cuidado com as informações passadas….uma pessoa respondeu se tem problema tomar malto antes dextrose depois e vcs disseram que NÃO. mas é claro que tem….. malto antes vai dar pico de insulina e como consequencia durante o treino pode causar hipoglicemia (falta de açucar justamente como resultado para controlar a insulina). basta pesquisar em qualquer site DESCENTE. Esse “resumo” das imagens é PÉSSIMO. maltodextrina não é nem de longe um carboidrato de longa absorção. ele tem “praticamente” o mesmo tempo de absorção que a dextrose (basta pesquisar também)

    1. Olá Bruno, tudo bem?

      Nós agradecemos muito pelo seu comentário, sempre é bom ter leitores interessados e que se preocupam com o bom conteúdo. Quanto a forma de consumo, nós sempre ressaltamos que o ideal é consultar um profissional da área para uma indicação mais correta e voltada a cada individuo em particular. As informações de uso aqui apresentadas baseiam-se nos rótulos e indicações de uso dos próprios fabricantes, esses seguem normas e tem equipe técnica responsável por essas indicações.

      Quanto ao resumo, realmente está estranho e o que na verdade queríamos dizer é que a Maltodextrina tem uma absorção um pouco mais lenta que a Dextrose, mesmo que seja mínima coisa. Com certeza iremos fazer melhorias nessa parte para que a informação seja mais facilmente assimilada pelos leitores.

      Mais uma vez agradecemos seu comentário e estamos a disposição para o que precisar. Quando as pessoas pensam em se ajudar e não apenas criticar, podemos realizar grandes ações e melhorias em todos aspectos da nossa vida.

      Abraço!

  4. Boa Tarde, sou atleta amador de Maratonas Aquáticas (natação em águas abertas) e gostaria de saber se o WAXY MAIZE seria a melhor indicação para eu tomar como pré-treino e pré-competições… Grato

  5. Bom dia amigos. Sou praticante de Crossfit a quase 1 ano e faço em média entre 4 e 5 treinos por semana (1h de duração cada). Meu principal objetivo é a redução de gordura corpórea e aumento de força e massa muscular. Quais suplementos deveria tomar como pré e pós treino para atingir mais rapidamente meu objetivos?

    Obrigado
    Mauricio

  6. Boa tarde!

    Sou ciclista, magro, e estou perdendo peso com os meus treinos e provas, coisa que acho não ser legal.

    Pelo texto, vi que o Waxy Maize é indicado para quem quer perder peso, por ser sua absorção mais lenta.

    Para mim, seria indicado então o Malto?

  7. Vou utilizar o waxy maize no pré treino, pois preciso de carbos como fonte de energia, quanto tempo antes do treino devo tomá-lo??? pode ser misturado com whey no pré, ou qual seria a melhor indicação para sabor?? Sendo de absorção lenta o waxy vai dar energia em qual período do treino??

  8. Eu pratico natação por 50 minutos em logo em seguida faço musculação, por 3 vezes na semana. Qual a suplementação ideal pra essa rotina em pré, intra e pós-treino?

  9. Olá! Já tem algum tempo que treino usando malto+dextrose por já ter lido sobre essas diferenças. Um problema que aconteceu comigo é tomar de forma inadequada, para dormir ou durante o dia com albumina e sempre os dois juntos (duas colheres de cada). Percebi aumento na gordura abdominal e nunca consegui definição. Estou pensando em tomar os dois no meio-para-o-fim do treino com creatina, já que optei por não tomar Whey, e tomar a albumina apenas com aveia a noite. Seria uma boa ideia? Obrigado!

  10. Qual a melhor combinação entre; Whey Protein, Bcaa e Dextrose no Pré e no Pós Treino? Poderia me indicar uma combinação ideal? Grato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*