Whey Protein ou BCAA | Qual a melhor opção?

Na busca pelo corpo perfeito, diversas pessoas iniciam uma dieta e começam a consumir suplementos alimentares sem antes consultar um médico ou nutricionista. Os primeiros suplementos consumidos por essas pessoas, normalmente, são Whey Protein ou BCAA por serem mais comuns, porém é preciso saber a real necessidade de utilizá-los e os benefícios que podem proporcionar. Um suplemento mal utilizado pode trazer malefícios ao invés de benefícios.

Nesse post você vai descobrir a diferença entre Whey Protein e BCAA e o horário ideal para consumi-los, visando melhores resultados. É necessário saber a função de cada um para poder escolher o produto que trará o benefício esperado.

Alimentação Fitness: Guia Para Iniciantes

WHEY PROTEIN

A proteína do soro do leite (Whey Protein) é indicada para praticantes de qualquer modalidade esportiva e também para as pessoas que buscam qualidade de vida. O Whey Protein é a proteína mais pura encontrada na suplementação, responsável pelo crescimento e pela super-whey-5w-bodysize-integralmedicarecuperação muscular. É dividida, basicamente, em 3 formas de filtragem:

– Whey Protein Concentrada: É a primeira proteína extraída do soro do leite. Devido a sua filtragem mais simples, contém carboidrato e gordura, mas em baixa quantidade. Ela é mais simples, mas mesmo assim oferece excelentes resultados.

– Whey Protein Isolada: A filtragem da proteína isolada permite que o produto final fique sem carboidratos e sem gordura. Na maioria dos casos, também não contém lactose. Essa tem uma ótima absorção pelo organismo, o que proporciona melhores resultados do que a concentrada.

– Whey Protein Hidrolisada: Essa é a queridinha de quem busca o ganho de massa muscular. Em sua filtragem, passa pelo processo de hidrólise, para garantir mais pureza. Ela não contém carboidratos nem gordura, mas a sua absorção é ainda melhor que a isolada.

Além da Proteína do Soro do Leite, ainda podemos encontrar outros tipos de proteína, como a Albumina (proteína da clara do ovo), a Proteína da Carne e da Soja.

Quando consumir?

O melhor horário para consumir Whey Protein é após o treino. É nesse horário que o organismo está precisando de proteínas para manter a musculatura e desenvolve-la. Se não for consumida nenhuma fonte proteica nesse horário, o organismo vai queimar a musculatura já existente e os aminoácidos que restaram para se estabilizar.

Quando consumido após o treino, é indicado a inclusão de dextrose na mistura, assim o organismo utiliza o carboidrato para recuperar a energia gasta durante o treino e deixa toda a proteína para os músculos.

Outro horário interessante para consumir proteína é ao acordar. O café da manhã deve ser a melhor e mais rica refeição do dia, pois não ingerimos nutrientes durante a noite. A proteína será rapidamente absorvida e o organismo fica nutrido desde as primeiras horas da manhã. A quantidade varia conforme a necessidade de cada organismo, mas geralmente é de 30 gramas por dose. Cuidado para não exagerar na dose, afinal, seu organismo só vai absorver o necessário.

BCAA

O BCAA (Aminoácidos de cadeia ramificada) auxilia a sintetizar as proteínas do organismo, sendo muito importante para praticantes de atividades físicas. Os 3 aminoácidos que compõe o BCAA são a Leucina, a Valina e a Isoleucina. Juntos eles proporcionam diversos benefícios bcaa-1500mg-neo-nutri-120para o organismo.

Esse conjunto de aminoácidos evita a ação do triptofano, aminoácido responsável pelo relaxamento muscular, evitando a fadiga e fazendo com que o organismo tenha mais energia para treinar. O leite é rico em triptofano, mais um motivo para consumir Whey Protein no pós-treino e descansar a musculatura. Outro benefício é que eles evitam o catabolismo muscular, ou seja, a queima de músculos ao invés de gordura para gerar energia.

Quando consumir?

Os BCAAs podem ser consumidos antes, após ou antes e após o treino, conforme a necessidade.

Antes do treino: Quando consumido nesse horário, vai proporcionar mais energia e menos fadiga muscular.

Após o treino: Vai auxiliar na recuperação muscular, evitando o catabolismo. Importante para evitar a dor muscular causada pelo exercício.

O mais indicado é consumir antes e após as atividades, para obter o máximo benefício que o produto pode proporcionar.

A dose indicada varia conforme a intensidade do treino, alimentação, entre outros fatores. Existem pesquisas no mundo da suplementação que mostram que a dose de BCAAs por dia é de 0,2g por Kg de peso corporal. Por exemplo, se você pesa 70 Kg, precisa ingerir 14 gramas de BCAAs por dia. Tudo bem, você vai achar um exagero, mas não esqueça que você pode consumir de várias fontes, como o Whey Protein, carne ou o leite.

AFINAL, É MELHOR CONSUMIR WHEY PROTEIN OU BCAA?

Como o BCAA complementa a ação do Whey Protein, é a proteína que deve ser consumida com prioridade. Ela contém diversos nutrientes essenciais para o desenvolvimento muscular e até alguns aminoácidos. O BCAA deve entrar na dieta como complemento, visto que ele vai assegurar uma melhor síntese proteica e evitar a perda de músculos.

O ideal é consumir o BCAA antes e depois do treino e ingerir Whey Protein após o treino. Dessa forma, o organismo conseguirá mais energia para treinar, melhor desenvolvimento muscular e menos dores no corpo causadas pelos exercícios físicos.

Lembre-se: Em primeiro lugar, deve-se saber qual é o objetivo a ser atingido, procurar um orientador físico e um nutricionista. Eles vão indicar os exercícios e os suplementos necessários para que você atinja seus objetivos.

Você pode encontrar Whey Protein ou BCAA na Biopoint. Basta acessar os links abaixo:

http://www.biopoint.com.br/suplementos-alimentares/whey-protein

http://www.biopoint.com.br/aminoacidos-bcaas

Massa-Muscular

RESUMINDO…

O Whey Protein é a proteína com maior valor biológico, com mais pureza. É indicada para as pessoas que buscam o ganho e a recuperação de massa muscular, enquanto o BCAA está focado em prevenir o catabolismo muscular e evitar a fadiga durante os treinos. O consumo associado desses dois suplementos alimentares fornece ainda mais benefícios, pois um complementa a ação do outro. No começo opte pela proteína e após acrescente os aminoácidos, conforme a necessidade. Você perceberá mudanças em seu corpo, como ganho e definição de massa muscular e menos dores no corpo após a prática de atividades físicas.

Tenha uma vida melhor e mais saudável. Pratique exercícios físicos, controle sua alimentação e suplemente na medida certa, sem exageros. Esse conjunto de ações leva você a alcançar os objetivos traçados.

81 thoughts on “Whey Protein ou BCAA | Qual a melhor opção?

  1. Eu sempre consumo esses dois suplementos e alguns outros também. Mas se a grana aperta, nunca fico sem Whey, posso deixar de tomar BCAA ou Creatina, mas Whey jamais!!

  2. Tenho uma dúvida!

    Li que as Whey Protein Isolada e Hidrolizadas são ricas em BCAA. Sendo assim, quem toma uma dessas Whey Protein ainda precisa tomar BCAA?

    1. Olá, tudo bem?
      Na verdade todas Whey Protein são fonte de BCAAs, mas não tem esses aminoácidos isolados na fórmula. Ou seja, o ideal é consumir os dois separadamente. O BCAA isolado é muito útil quando usado antes e depois dos treinos, evita o catabolismo e ajuda a acelerar a recuperação muscular.
      Conte conosco!
      Abraço

  3. O CERTO MESMO BCAA – AMINOACIDOS NO CORPO FORMA PROTEINAS. PROTEINAS CONTROI MUSCULOS. AMINOACIDOS = PROTEINA= MUSCULO. SEM PROTEINA SEM MUSCULOS.

  4. Eu já faço uso de albumina pela manhã e BCAA antes e depois do treino aeróbico. Comecei a praticar musculação e pensei em, apenas agora, incluir Whey na suplementação. Mas depois de ler o artigo, fiquei com outra dúvida:
    E se eu continuar a suplementar com o BCAA pós-treino e, em vez do whey, tomar mais uma dose de albumina? Não estarei ingerindo mais proteínas da mesma forma?

    1. Olá, tudo bem? Na verdade você pode utilizar a Albumina no lugar do Whey, na questão da quantidade de proteínas ela vai satisfazer a necessidade. Porém o Whey Protein é mais indicado para o pós-treino, junto com o BCAA, isso porque ele tem uma absorção mais rápida que a Albumina e poderá contribuir de maneira melhor para a recuperação muscular.

      Bons Treinos!

      1. Entendi.
        Mas agora, outra dúvida: Incluindo whey no pós treino, sem que a dieta esteja 100% o whey pode prejudicar a perda de peso?

      1. Pratico corrida 2º, 4º e 6º entre 7 e 10 km por treino, nos finais de semana estendo para uns 18 km.
        Estou pensando em tomar o BCAA antes da corrida, e o Whey Protein após a corrida e de manhã.
        Com a intenção de obter uma recuperação muscular mais rápida, ainda mais quando o treino é mais intenso.
        Isto esta correto?
        abs,

        1. Olá, tudo bem?

          Sim, você pode fazer dessa forma ou também pode tomar o BCAA logo após o treino junto com o Whey. Lembrando que um carboidrato de rápida absorção é muito útil tanto antes quanto depois do treino, isso porque ele também é essencial para uma boa recuperação muscular.

          Abraço!

  5. Opa…
    Estou tomando albumina e penso em comprar um bcaa para complementar, seria um desperdício de dinheiro ou precisa ser whey protein ao invés de albumina ? obrigado.

    1. Olá, tudo bem?

      Você pode consumir o BCAA sim, não precisa estar consumindo Whey para poder usá-lo. Se você pratica exercícios de alta intensidade, o BCAA ajudará muito na recuperação muscular e para evitar o catabolismo.

      Lembramos sempre que o ideal é consultar um nutricionista.

      Abraço.

  6. Olá,
    Na minha prescrição está para eu tomar o Whey Protein antes do treino e após o BCAA.
    Mas pelo que estou lendo nos comentários anteriores o ideal seria tomar o Whey Protein pós treino , ao inves, de ser antes. Ou não irá fazer muita diferença?
    Obrigada.

    1. Olá, tudo bem?

      O mais comum seria utilizar o Whey Protein no pós treino. Mas tudo depende da sua dieta, se você teve orientação de nutricionista para usar antes do treino, é porque esse é o melhor horário para o seu dia-a-dia. Por isso que é tão importante a correta orientação nutricional, pois cada caso é único.

      Abraço!

  7. Ola, boa tarde.

    Tenho uma duvida em relação a Whey e Albumina, pois, tenho colite ulcerativa e gostaria de saber se posso tomar um dos dois suplementos.

    Grato

    1. Olá, tudo bem?

      Sugerimos que consulte seu médico e nutricionista para que indique o melhor suplemento para o seu caso. Tenho certeza que eles poderão ajudar muito na sua qualidade de vida.

      Abraço.

  8. OLÁ ..
    POSSO TOMAR APENAS A CREATINA COM BCAA ? TOMANDO 2CAPS DE BCAA ANTES DO TREINO E 2CPS DPS DO TREINO JUNTO COM A CREATINA .

  9. boa noite! para uma pessoa vegetariana que queira aumentar a massa muscular e faça treinos dd hipertrofia aconselham qual proteina em vez da whey? e aconselham os bcaas também no pré e pos treino?

    obrigada

  10. Olá, tudo bem ?

    Então, como eu procuro hipertrofia sem exageros e definição na medida correta, estou fazendo uma dieta de aproximadamente 3500 cal. Pela manhã tomo aprox 300ml de leite desnatado com uma banana + 2 colheres de aveia e 30 gr de albumina + sanduiche de pão integral(2 fatias) com queijo branco, requeijão e presunto magro….isso antes do treino. Logo após o treino, whey enriquecido com BCAA com leite desnatado(300ml). À noite antes de dormir, novamente albumina(30gr) com leite desnatado(uns 250ml).
    Isso está correto ou estou colocando muita proteina no corpo ou gastando dinheiro atoa com tanta suplementação ? Não estou tomando BCAA isoladamente e nem creatina.
    Obrigado.

    1. Flavio,

      Não temos como fazer uma avaliação como essa, seria antiético. O correto é você consultar um nutricionista, ele é o profissional mais adequado para te ajudar.

      Conte conosco.

      Abraço.

  11. Oi, tudo bem? 🙂
    eu sou magra, tenho 1,70, e peso aproximadamente 58 kg, e o único exercício que eu pratico são corridas vigorosas na praia.
    Gostaria de saber qual é a melhor suplementos para mim. Eu tomo apenas whey protein feminino pro z da probiotica e colageno. obrigada.

    1. Olá,

      O Whey Protein realmente seria o principal e primeiro suplemento indicado para qualquer pessoa. Talvez você possa considerar a ideia de utilizar BCAAs e algum repositor energético, por exemplo o R4:1 da Integralmédica, veja aqui.

      É muito importante consultar um nutricionista para melhor avaliar sua alimentação.

      Abraço!

  12. Minha dieta:
    15g albumina ao acordar
    20g whey isolado pre treino
    1 capsula de bcaa pre treino
    40g whey concentrado pós treino
    1 capsula de bcaa pos treino
    5g de creatina pos treino
    Dextrose pos treino
    15g albumina antes de dormir

    O que modificar?

    Treino pra ganhar massa muscular, faz pouco tempo que treino, vou a academia 5 vezes por semana com personal.

    Adicionar glutamina no pos treino? É disperdicio albumina antes de dormir? Tomar todo o whey no pos treino ou manter assim?

  13. Olá!
    Comecei a treinar tem quase dois anos sem uso de suplementos, agora resolvi tomar.
    Comprei um bcca , whey e creatina. Meu ttreino é a noite. Qual melhor forma de tomar esses suplementos?
    Obrigada

    1. Olá,

      Conforme indicações dos fabricantes, você pode consumir o Whey Protein (uma dose) logo após o treino, BCAA (uma dose) antes e depois dos treinos e a Creatina (uma dose) todos os dias.

      Ressaltamos que o ideal é consultar um nutricionista para ter uma melhor orientação.

      Abraço!

  14. Olá, meu treino e na parte da noite caso eu tome o bcaa posso ter alguma interferência na hora de dormir ? Queria começar a tomar para ter mais energia para treinar, mais estou com medo de não conseguir dormir.

  15. Olá bom dia,
    Eu tomo o Thermogenic Probiótica, BCAA & COLÁGENO, será que posso tomar Whey Protein Hidrolisada?
    Meu Objetivo é Perda de Peso e Definição!
    E como devo tomar esses produtos? ( horários)

    1. Olá,

      Sim, você pode consumir o Whey Hidrolisado, ele irá ajudar muito na recuperação muscular.

      A sugestão dos fabricantes é consumir o Thermogenic antes do treino, o BCAA antes e depois, o Whey logo após e o Colágeno pode ser consumido em qualquer horário do dia.

      Sugerimos sempre que consulte um nutricionista.

      Abraço.

  16. Eu malho as 5:30 da manhã é melhor tomar whey antes ou depois do treino.
    tenho um pote de 2kg depois de aberto posso tomar por quanto tempo sem perder os nutrientes

    1. Olá, tudo bem?

      No seu caso o interessante é fazer uma refeição pré-treino e já usar um pouco de Whey, no pós treino consuma o Whey normalmente. Lembramos que o ideal é você consultar um nutricionista.

      Depois de aberto, o recomendado é consumir em 30 dias.

      Abraço!

  17. Olá, tudo bem!
    eu estou malhando na academia no período da tarde, e no caso eu faço uma boa refeição ao meio dia e as 3 da tarde eu vou malhar, no caso eu tomar BCAA antes , e WHEY depois do treino junto com o BCAA de novo, é correto?

  18. Ola, Tudo Bem?
    Então, Estou Voltando Aos Treinos Com Intenção De Crescer!
    Comprei Uma Creatina Monohidratada (estou fazendo saturação), Whey Concentrada (26g dose), Vou Ver O Malto Hj, E Um BCAA (1,6 por tablet).
    Bom… Gastei Uma Grana E Pretendo Fazer Durar, Pois Tbm Busco Outras Fontes De Proteínas E Carbos Nos Alimentos.
    Posso Tomar O BCAA Só Antes Do Treino E Só O Malto+Whey Após, Ou Pra Ajudar No Ganho Seria Melhor Incluir O BCAA Após O Treino Tbm?!

    Desculpa E Estender Tanto..
    Desde Já Obrigado E Um Ótimo FDS!

    1. Daniel, tudo bem?

      Se quiser economizar um pouco, você pode dividir a dose de BCAA que está tomando antes do treino e então tomar antes e depois do treino. Estudos mostram maior eficiência quando consumidas doses menores em mais de um horário.

      Um abraço e bons treinos!

  19. Oi,td bem?
    Treinei durante 5 anos (d 2007 a 2012),parei e pretendo voltar a treinar neste ano d 2015.Tenho um pouco d barriga.Meu objetivo é perder a barriga,ganhar massa e definir.Qual a combinação d suplementos q vocês me recomendam?

    – creatina,proteína e bcaa;
    – proteína e bcaa;
    – creatina e bcaa.
    – é melhor suplementar após os treinos?

    Minha outra dúvida é com relação ao tipo d proteína.Posso tomar a isolada,concentrada,ou a hidrolisada? Certa vez tomei um suplemento chamado d Fisiowhey (um pacotão d 2 kg),porém me deu uma diarréia violenta.Tem algum perigo da proteína também me dar diarréia,ou posso tomar sem problemas?

    Desde já agradeço pela atenção d todos e aguardo por respostas.

    1. Olá, tudo bem?

      Sempre ressaltamos que o melhor caminho a seguir é procurando um nutricionista. Mas podemos sim te dar algumas dicas baseadas nas recomendações dos fabricantes. No seu caso poderia iniciar com Whey Protein concentrado e BCAA.

      Pode ficar tranquilo que Suplementos de qualidade não vão te dar diarreia, esse que você tomou devia ter algum problema.

      Abraço e bons treinos!

  20. Olá bom dia tudo bem?

    tenho 29 anos e nao treino a uns 7 anos,
    Estou voltando a treinar agora, e tenho apenas uma semana de treino
    Sou alto e magro, meu objetivo é ganhar massa muscular sem ganhar barriga
    quero deixar o abdomen definido
    Estou fazendo uma boa alimentaçao durante o dia
    Qual suplementaçao ideal?
    consegui tirar algumas duvidas só lendo os comentarios e suas respostas.
    Mas posso tomar whey, bcaa e creatina?
    treino as 19:00
    Quais horarios mais indicados para tomar a suplementaçao?

    1. Olá, tudo bem?

      Para uma correta orientação, o ideal seria você consultar um nutricionista.

      A indicação de uso desses suplementos é a seguinte, Whey no pós treino, BCAA antes e depois do treino, Creatina todos os dias não importando muito o horário.

      Manter o abdômen definido está diretamente ligado com a alimentação, por isso é tão importante consultar um nutricionista.

      Abraço e bons treinos!

    2. Olá, tudo bem?

      Acreditamos que a Creatina possa atrapalhar um pouco na definição muscular devido a retenção de líquido, mas você pode consumir ela no começo e depois parar quando quiser definir.

      Sugerimos o consumo de Whey Protein + Dextrose no pós-treino e BCAA antes e depois do treino. É a base da suplementação para qualquer pessoa em busca de resultados.

      Abraço.

  21. Olá queria saber se tomar bcaa antes e depois do treino e whey depois do treino é muita coisa pro organismo … Tenho medo de essas 3 doses diárias causarem cálculos renais … Não seria melhor tomar só 2 doses? Bcaa antes e whey depois?

    1. Olá, tudo bem?

      Se você treina com intensidade moderada para pesada, com certeza não tem problema nenhum em consumir essa quantidade mencionada. O corpo precisaria de muito mais do que isso para suprir toda a perda decorrente dos treinos.

      Abraço!

  22. Ola boa noite
    Qria saber como posso ganha massa muscular eu não Faso dieta
    Faso academia anoite e gostaria de saber qual suplemento eu posso toma para ganha massa muscular mais rápida

  23. Boa noite!
    comecei a treinar jiu jitsu 5 vezes por semana.
    tenho 23 anos e estou atualmente com 80 kg ..
    Estou pensando em tomar whey protein isolado ao acordar como primeira refeição e whey +bcaa antes e pós treino, estaria errado tomar nessa quantidade ?

    1. Olá, tudo bem?

      O uso do Whey Protein no café da manhã é interessante pois geralmente é difícil comer uma boa quantidade de proteínas nesse horário, eu não acredito que precise ser isolada, pode ser concentrada mesmo.

      Já nos treinos, o BCAA deve ser ingerido antes e depois e o Whey Protein só depois ou antes e depois também. Tudo depende da sua dieta e do seu orçamento.

      Um abraço!

  24. Olá!

    Eu só treino 3 vezes por semana, segunda, quarta e sexta, treino mais pernas, em uma intensidade moderada, até mesmo porque voltei a treina a pouco tempo, depois de um longo tempo sem treino.

    Assim que eu completar uns 2 , 3 meses treino, e já estiver treinando mais firme, vou começar a tomar proteína isolada e bcaa, e vou continuar treinando apenas 3 vezes por semana, o que eu gostaria de saber é se eu tenho que tomar a proteina e o bcaa todos os dias ? ou eu posso tomar só nos dias de treino, e de que forma eu tenho que tomar? e os outros dias q eu não treino, eu mantenho uma dieta alimentar nutritiva, até mesmo porque tenho intensão de ganhar massa muscular, tenho 49kg e 1,65 de altura .

    Obrigada pela intensão desde já.

    1. Olá, tudo bem?

      Para ter melhores resultados, é interessante consumir o Whey Protein e BCAA todos os dias. Nos dias de treino, consuma BCAA antes e depois do treino e o Whey apenas depois. Nos dias OFF consuma uma dose de Whey Protein e uma de BCAA no seu café da manhã, esse é um bom horário pois seu corpo está carente de bons nutrientes, é importante fornecer eles logo ao acordar.

      Abraço e bons treinos!

  25. Boa tarde!

    Sou bem magro e vou começar a treinar para ganhar peso/músculos, mas nada “grande” apenas quero deixar de ser tão magro.

    Umas pessoas me recomendaram tomar BCAA e outras WHEY para ajudar no ganho de massa e peso, juntamente com a alimentação, é claro.

    Qual o mais indicado nesse caso?

    Forte abraço!

  26. boa tarde pratico jiu-jitsu e no mês retrasado comprei o suplemento carnivor tomei durante um mês o suplemento acabou e eu que me pesei e emagreci 3 kilos.
    gostaria de saber se é normal pois eu pesquisei ele antes de tomar e li que ele dava massa muscular. eu estava com 60kg e agora estou com 57kg, me disseram que é normal porque foi a gordura que perdi para depois eu ganhar massa magra.

  27. Ola,
    Posso abrir a capsula do meu Bcaa jogando o po dentro do meu Whey quando eu for tomar,
    ou melhor é tomar separado?

  28. Olá. Tomando só o BCAA há possibilidade de ganho de massa? Porque o Whey Protein piora minhas acnes.
    E posso começar a tomar quanto tempo depois de começar a treinar ?

  29. Boa tarde , faço 1 hora de esteira 5.2km , depois faço 50 min. De musculacao o que eu preciso tomar para um melhor desempenho , wey proteinas. Bcaa

  30. Se você já possui um bom whey protein, não há necessidade de suplementar com BCAA. Isso porque qualquer whey de qualidade já possui uma quantidade relevante de BCAA e Glutamina. Economize esse dinheiro com outros suplementos. Por fim, como recomendação, consulte um nutricionista, pois é este profissional que irá adequar a melhor dieta e suplementação para você, de acordo com os seus objetivos. Um abraço.

  31. Minha ideia é tomar LIPO 6 BLACK antes do treino, e após WHEY + BCAA. Gostaria de saber se isso é uma boa ou se não há a necessidade de tomar o BCAA? Obrigado

    1. Olá Matheus, como vai? Você pode consumir qualquer proteína, o importante é sempre ter aporte proteico na dieta. Você pode ver todas as marcas que trabalhamos diretamente no nosso site. Todas são de ótima qualidade. Ficamos a disposição.

  32. Obtive melhores resultados tomando BCAA +Glutamina após o treino de Musculaçao.
    Como faço ciclismo tb o BCAA + Glutamina antes do pedal, e após tb, afim de segurar o catabolismo severo de uma pedalada de 50 a 80km. Depois tomo Whey + Carbo complexo ( Malto ou waxe maze) e alimento solido em ambos os treinos.

  33. Fiz musculação durante seusr meses n vi resultado,ja cansada e frustrada resolvir suplementar minha dieta com whey isolado pós treino,faz um mês e n tenho percebido resultados,o que será que tem de errado,será q estou jogando dinheiro fora,é aconselhável trocar o whey por bcaa top…..

  34. boa tarde

    eu treino cardio e musculaçao moderada e queria um suplemento que me ajuda se a construir musculo e definir . ja li que o bcaa poderia ser uma opção pre treino e apos treino mas é como suplemento ou substituição do lanche ?( eu treino por volta das 18h)?
    e no pos treino sera necessraio sempre a proteina ou posso consumir apenas o bcca e depois jantar ?
    obrigada

    1. Olá, tudo bem?
      O BCAA irá ajudar na energia e reconstrução das fibras musculares. Não deve ser usado para substituir lanches.
      Depois do treino é muito importante o consumo do Whey para acelerar a recuperação muscular.
      Sempre recomendamos consultar um nutricionista.
      Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*